Saborear uma boa melancia é do gosto de muitas pessoas. Não simplesmente pelo sabor da fruta, que já é um bom atrativo, mas também pelos benefícios que ela pode oferecer para a nossa saúde. Nela podemos encontrar um fornecimento de minerais, fibras e vitaminas, além de um elevado teor de água.

Recentemente foi  publicado na revista científica American Journal of Hypertensionuma pesquisa realizada nos Estados Unidos, mais precisamente na Universidade da Flórida, que afirma que o consumo da melancia pode ocasionar em uma redução da pressão arterial e mais, ajudar pessoas previamente classificadas como pré-hipertensas, posteriormente não se tornarem hipertensas. 

Para tal apontamento os pesquisadores analisaram homens e mulheres, na faixa etária dos 51 até 57 anos, que tinham o diagnostico de pré-hipertensão. Durante o período de seis semanas, todos eles tiveram que ingerir um aminoácido encontrado na melancia. A dose ficava em 6g por dia. Após os testes foi verificado que, sem exceção, apresentaram um quadro de redução da pressão. 

Cientistas apostam que tal fato acontece, pois a melancia é rica em L-citrulina, que tem uma forte ligação com L-arginina, aminoácido que ajuda regular a pressão sanguínea. Mesmo com bons resultados, mais testes devem ser feitos para comprovar os efeitos.

Por Oscar Ariel


Uma das frutas mais gostosas é a melancia. Ela é muito indicada para o bem da nossa saúde; frequente naqueles almoços de final de semana ou naquele churrasco maravilhoso pois ajuda na digestão. Mas não é só para isso, ela contribui contra o envelhecimento precoce.

A caloria é baixa, não chega a 35 por pedaço, possui vitaminas A, B e C que ajudam na prevenção de doenças como o câncer de próstata, e auxilia na pigmentação da pele e no sistema imunológico. Não é remédio, mas realmente vale a pena ter sempre uma na mesa.

A fruta é uma das mais completas, aproximadamente 92% de água e privilegiada com 8% de açúcar, e nela tudo pode ser aproveitado. É uma das mais finas e tradicionais em todo o mundo, sua primeira aparição foi no Egito e hoje os maiores consumidores são os norte americanos.

Estamos vivendo dias com quase 35°C e se você tiver a oportunidade de escolher entre um refrigerante e um suco industrializado, não pense duas vezes; peça um copo de suco natural de melancia, que trará mais saúde para você.

Por Gutenberg Feitosa





CONTINUE NAVEGANDO: