O limão é um ótimo desintoxicante e produz a sensação de saciedade, ajudando na limpeza do organismo e no emagrecimento.

O limão é uma fruta cítrica com importantes capacidades de preservar a saúde do organismo humano. O seu suco age na corrente sanguínea de modo a desintoxicar o funcionamento de todo o sistema circulatório e, por conseguinte, aliviando todo excesso de substâncias, mantendo a sensação de saciedade no corpo.

Entre outros benefícios, além do poder de higienizar a saúde, esta fruta também limpa todo o paladar, neutralizando todo o desejo ou apetite por determinados tipos de alimentos como os doces, por exemplo, que fazem engordar e prejudicam a boa saúde.

No entanto, existem certos critérios que precisam ser observados na ingestão de limão. São, basicamente, duas indicações muito simples de preparo:

A – É necessário espremer um limão fatiado ao meio em um copo de água e ingerir regularmente meia hora antes do preparo do café da manhã, do almoço e também do jantar;

B – Cortar um limão em várias rodelas, inseri-las e um garrafa de água para que a mesma seja bebida ao longo do dia.

Existem diversas espécies de limão e todas podem e devem ser consumidas. Além de todos os benefícios já citados, esta fruta cítrica possui importantes propriedades que atuam como princípios ativos no fortalecimento do sistema imunológico; atuando na proteção do corpo de doenças tais como as gripes e os resfriados, garantindo, também, em certa medida a prorrogação do envelhecimento, precoce ou não, e manter o sangue alcalinizado, o que faz dele um excelente agente antioxidante.

Há uma poderosa dieta do limão que pode auxiliar no emagrecimento de 2 a 8 quilos por mês, sobretudo se for praticada em conjunto com uma outra dieta destinada a melhorar a consistência da saúde e articulada a uma intensa prática regular dos necessários exercícios físicos.

Vale a pena fazer uso de uma calculadora no sentido de programar um rigoroso regime e calcular o quanto de peso será necessário eliminar.

Outro método muito saudável e válido é a chamada dieta do limão durante prática de jejum.

Trata-se de um modo correto de se utilizar o limão, ou seja, espremer a fruta cortada ao meio em um copo de água e beber com frequência, não havendo necessidade de se adicionar o açúcar. Outra dica importante está em amanhecer em jejum e beber um suco de limão em torno de 30 minutos antes da ingestão do café da manhã, utilizando, neste caso, água morna. Esta solução é eficaz para a higienização do intestino, fazendo eliminar todo o excesso de gorduras e de muco que acabam se acumulando nesse mesmo órgão.

Esta fruta também pode ser ingerida, em forma de bebida, antes da realização das principais refeições, porém, neste caso, uma solução feita em água gelada. Toda ingestão de água gelada estimula o organismo a consumir muito mais energia, no sentido de aquecer o líquido, e, deste modo, fazendo queimar mais calorias. Para suplementar essa bebida saudável é válido inserir uma pequena porção de raspas de gengibre, já que essa raiz possui um grande potencial em termos de fazer aquela necessária faxina regular no organismo.

Existem, também, algumas alternativas de chás que auxiliam no emagrecimento, entre eles o próprio chá de gengibre.

Para sumarizar os seus benefícios, vale esta relação:

Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico; auxilia na eliminação das toxinas do corpo; auxilia na preservação do corpo em relação a problemas como o câncer e o envelhecimento precoce, entre outros benefícios que melhoram o metabolismo.

Todas as espécies de limão possuem esses grandes benefícios, tornando-se, também, excelentes alternativas no sentido de se temperar as saladas, as carnes e os peixes servidos. O consumo dessa fruta é fundamental para a manutenção da saúde.

Por Paulo Henrique dos Santos

Limão


O uso de limão na dieta está repleto de potencial saudável, pois sendo um tipo de fruta cítrica, ao ser ingerida, produz certa higienização interior. Mas fique atenta aos cuidados.

Cuidar da saúde é fundamental, sobretudo do peso, um dos principais fatores que conduzem a problemas no organismo hoje, no Brasil. Existem diversas opções de dietas mais ou menos eficazes. Em geral, os meios de se fazer um bom regime contam com o consumo de alimentos vegetais, preferencialmente os verdes.

Entre as dietas mais eficazes está a que faz uso de limão, o qual está repleto de potencial saudável, sendo um tipo de fruta cítrica que, ao ser ingerido, produz certa higienização interior. Mas, é necessário explicar por A + B em que consiste, exatamente, este tipo de regime.

A tal Dieta do Limão, o que é e como ela pode funcionar:

Para garantir um emagrecimento eficaz o consumo de limão está entre as melhores e mais simples práticas de dieta. Fácil e barata. Seu uso deve ser, no entanto, diário. Entretanto, é necessário tomar muito cuidado com métodos radicais no uso dessa fruta cítrica que, se levados ao extremo, podem tornar-se prejudicais a saúde. É sempre muito importante estar ciente de que a prática de um regime bem-sucedido, para a perda de peso de modo saudável, está na alimentação disciplinada, equilibrada e suplementada pela prática diária dos exercícios físicos.

As regras deste tipo de dieta cítrica são as seguintes:

1 – No início do dia, ao se levantar, a primeira dica é beber um copo de água morna com meio limão espremido. Sem açúcar, obviamente. É interessante ingerir essa dose mais ou menos meia hora antes de degustar o café da manhã;

2 – Outra dica interessante é a de ingerir um copo de água gelada, com meio limão espremido, já que o organismo necessita consumir mais calorias para aquecer o líquido. Esta dica deve ser repetida meia hora antes do almoço e meia hora antes da janta;

3 – Para acrescentar maior poder à solução, os interessados poderão adicionar pequenas quantidades de gengibre raspado. Considerado um típico alimento termogênico, o gengibre tem forte potencial de eliminação de gorduras no organismo. Essas doses devem ser ingeridas, no máximo, duas vezes ao dia e está terminantemente proibido qualquer tipo de adoçante que possa ser adicionado.

Os benefícios do limão utilizado na dieta:

Não se trata de produzir milagres e sim resultados razoavelmente eficazes. O limão é uma fruta com alto potencial depurativo devido às propriedades antibacterianas que possui, constituindo-se um verdadeiro antibiótico de ordem natural; um antiviral; possui ação antitumoral; ação antioxidante, e outros potenciais ativos.

Entre os benefícios que podem ser listados, segue a pequena relação abaixo:

Ele age descongestionando e desintoxicando o organismo; age no combate às gripes e sobre os resfriados; é de grande estímulo para as funções nervosas e as cerebrais; age no controle da pressão arterial; age na redução da ansiedade; substitui a fome; ajuda a reduzir a acidez no organismo; auxilia no metabolismo e na digestão; substitui certos desejos e vontades de consumir alimentos muito doces; combate a favor da eliminação dos chamados radicais livres do organismo; age no fortalecimento do sistema imunológico do corpo e previne a ação de diversas doenças.

Os cuidados necessários na ingestão do limão são os seguintes:

Por se tratar de um tipo de fruta com alto teor cítrico e gosto azedo, ela precisar ser consumida com cuidado, nunca totalmente pura, já que a ação ácida pode prejudicar o esmalte dos dentes e agredir o estômago. Sempre ingerir limão diluído em água. Nunca é recomendado o abuso no consumo do limão, devido ao risco de gastrite e úlcera. Em caso de dúvidas, sempre consulte um nutricionista.

Por Paulo Henrique dos Santos

Dieta do limão


Confira aqui as principais verdades e mitos sobre o Limão.

A fruta cítrica limão é muito consumida pelos brasileiros e muitas pessoas utilizam a fruta com fins de emagrecimento. A fruta também possui poucas calorias e outra vantagem é que pode ser encontrada em todas as regiões do Brasil e durante todas as estações do ano. Mas o limão realmente emagrece? Veja alguns mitos e verdades no que se refere ao consumo desta fruta. É por exemplo, um mito o fato do limão eliminar gordura corporal. Sabemos que o limão é rico em potássio e auxilia na eliminação de urina pelo organismo, diminuindo assim a retenção de líquidos e o inchaço abdominal, mas não elimina a gordura diretamente.

É verdade que a fruta também limpa o paladar e diminui a vontade de comer doces, além de promover a saciedade devido a presença da fibra alimentar pectina. A fibra também ajuda a reduzir a constipação intestinal. Assim, a pessoa tende a comer menos, provocando o emagrecimento.

O limão é conhecido por desintoxicar o organismo. Outro mito. O limão possui antioxidantes, que retardam o envelhecimento celular, mas não desintoxica o corpo sozinho. É verdade que a fruta também ajuda a acelerar o metabolismo e a regular a pressão arterial. Outro mito comum é que o limão causa gastrites devido a sua acidez. Porém, na verdade, a fruta é alcalinizante e ao entrar em contato com o estômago o deixa menos ácido, equilibrando o seu PH.

Outra sugestão que vem sendo adotada em dietas é o consumo de água morna com limão em jejum para emagrecer. Outro mito. O único benefício de consumir água morna com limão é que esta mistura terá uma absorção mais veloz. Por fim, a casca do limão é fonte de monoterpenos, moléculas que reduzem a absorção de açúcar pelo organismo e é verdade que ele ajuda a regular a taxa de açúcar no sangue.

Dessa forma, embora tenha benefícios à saúde, o consumo da fruta por si só não é suficiente para promover o emagrecimento. O uso de limão deve ser aliado a uma alimentação saudável e à prática de exercícios físicos, para que possa haver a queima de calorias.

Anneliese Gobbes Faria


Fruta ajuda a combater gripes e inflamações respiratórias, além de aumentar as defesas do organismo.

Além do limão ser usado na culinária para temperar carnes, peixes e saladas, também é usado para a saúde do corpo humano. Os principais benefícios desta fruta que é rica em vitamina C e complexo B são: combater gripes, aumentar as defesas do nosso organismo e também combater as inflamações das vias respiratórias, o que acaba por melhorar a imunidade. Há também outros benefícios, sendo assim, o limão é importante para:

  • Ajudar a emagrecer por ter baixo valor calórico e possuir fibras, faz com que diminua o apetite.
  • Proteção das células, devido ser uma fruta antioxidante.
  • Reduzir acidez corporal, apesar do limão ser ácido, o mesmo é transformado no estômago e alcaliniza o sangue.
  • Ajudar na digestão e regula a absorção de açúcares, pelo fato de conter fibras solúveis, como a pectina.

Uma ótima forma de fazer uso do limão é através do suco, que pode ser ingerido durante as refeições, pois assim como informado acima, ajuda no emagrecimento e também aumenta a absorção de ferro da alimentação, combatendo e evitando assim a anemia.

O limão congelado também tem os mesmos benefícios descritos acima, que são facilitar a digestão, proteger as células e regular os açúcares. Ao realizar o congelamento do limão é mais fácil fazer o uso de sua casca a qual possui uma grande quantidade de fibras e antioxidantes.

Caso queira congelar a fruta, o primeiro passo é lavá-lo e logo após colocar no congelador. Para usar o limão deve-se simplesmente raspar a casca e colocar na refeição, seja salada, cozidos ou sobremesas e assim poderá usufruir de todos os seus benefícios.

Todas as qualidades desta fruta possuem seus benefícios, assim também como o limão siciliano, que por sua vez é mais propício para o aumento das defesas do organismo, facilita o emagrecimento, combate o ácido úrico, facilita a digestão, protege as células do organismo e regula a absorção dos açúcares.

Tanto o limão quanto o limão siciliano são muito parecidos nutricionalmente e, portanto, seus benefícios para o organismo são bem semelhantes.

É visível que o limão é muito benéfico ao ser humano, isso tudo devido aos seus componentes. Abaixo segue a informação nutricional para cada 100 gramas da fruta:

  • Energia – 26 calorias
  • Água – 90,1 g
  • Proteína – 0,5 g
  • Gordura – 0,3 g
  • Carboidrato – 1,9 g
  • Fibras – 2,1 g
  • Vitamina C – 55 mg.

FILIPE R SILVA


A dieta do limão é uma dieta que eu gosto muito, pois adoro a fruta e costumo fazer regularmente pois realmente me traz muitos benefícios. Esqueça a velha lenda de que limão afina o sangue e todo o "blá blá blá" a respeito. O limão é um fruto que possui vitamina C em abundância e portanto auxiliará no combate da gripe por exemplo, possui entre seus benefícios o fator diurético que tanto auxilia no emagrecimento, quanto para limpar o copo das toxinas que carrega.

A dieta pode ser feita de duas maneiras: tome e de preferência em jejum um limão no primeiro dia (puro ou na segunda forma que é diluído em água morna) e aumente progressivamente por nove dias. Por exemplo: primeiro dia um limão, segundo dia dois limões, terceiro dia três limões e assim consecutivamente até chega no nono dia onde tomará o suco de nove limões. No décimo faça o contrário, tome o suco de oito limões, no décimo primeiro dia o suco de sete e assim por diante até o décimo oitavo dia onde tomara o suco de um limão e terminará a dieta.

Você verá os efeitos no corpo, a saciedade diminuirá e a pele se mostrará mais viçosa. Lembre-se de continuar com sua dieta normal, alimente-se como sempre e não troque refeições pelo limão.

Por Teresa Almeida (Técnica Alimentar)





CONTINUE NAVEGANDO: