Arquivo

Arquivo da Categoria ‘Idosos’
 






Prática de lutas marciais pode ajudar idosos com osteoporose, segundo pesquisa

26, agosto, 2010

Ninguém imaginaria que recomendar a prática das artes marciais a idosos com problemas de osteoporose seria uma boa ideia. Pode não acreditar, mas segundo cientistas da Holanda isso seria um bom conselho. Estudo elaborado em Amsterdam pela Universidade de Vrije, apontou que a pessoa que dominam as quedas controladas de lutas como o caratê e o kung fu, têm ajuda na prevenção de fraturas no quadril.

A pesquisa comparou o impacto durante exercícios de queda entre participantes jovens e saudáveis, com resultados de informações obtidas de quanto poderiam aguentar idosos com osteoporose.  Os pesquisadores afirmaram que a prática seria segura se os idosos que apresentem ossos com certa fragilidade, utilizassem protetor de quadril, as quedas não fossem de frente e  que elas acontecessem em um colchão grosso.

Como os testes ainda não sendo realizados com pessoas idosas,  outras investigações deverão de ser feitas para que se possa aconselhar aos pacientes de osteoporose tais lutas.

Por Oscar Ariel

nutricionista Artes marciais, Idosos, Osteoporose, Pesquisas recentes

Nutrição na Terceira Idade

8, julho, 2010

Recentes pesquisas realizadas pela USP propõem que os idosos com pequeno sobrepeso, ou seja, com índices de massa corporal (IMC) entre 22 e 28, possuem melhores condições de recuperação em cirurgias, infecções e problemas pulmonares. Além disso, os pesquisadores alertam que os idosos tendem a redução de massa corporal, que em conjunto com outros fatores relacionados com o envelhecimento, dificultam  manter as refeições adequadamente balanceadas, e assim tornam-se mais vulneráveis à subnutrição.

Obviamente não é um aval a obesidade, ao contrario, é fundamental estar atento as condições de saúde de cada pessoa. A pesquisa alerta que na terceira idade é importante incluir no consumo diário mais leites e derivados que contribuem para reposição de cálcio, evitar refrigerantes, excesso de sal, açúcar e gorduras, e manter-se bem hidratado, para manter o corpo em estado saudável.

Como também ocorre  a redução das enzimas digestivas e o intestino tem um funcionamento mais lento, o mais adequado é fazer um maior numero de refeições por dia, em menores quantidades.

Por Silvane Romero

nutricionista Alimentação Saudável, Idosos, Nutrição, Terceira Idade

Consumo de Carne de Peixe ajuda a evitar demência em idosos

30, julho, 2009

Estudos já comprovaram que a carne de peixe ajuda a prevenir doenças cardíacas, mas agora, além do coração, o consumo de peixe ajuda a evitar problemas no cérebro.

Um estudo publicado no “The American Journal of Clinical Nutrition” revelou que as pessoas mais velhas na Ásia e na América Latinha, que tinham uma dieta rica em peixe, tinham menos chances de desenvolver demência.

O estudo foi realizado com 15 mil pessoas com mais de 65 anos na China, índia, Cuba, Venezuela, México, Peru e República Dominicana. As pessoas que consumiam peixes com frequência apresentaram um risco 20% menor de desenvolver demência com relação àquelas pessoas que não comiam ou que consumiam apenas alguns dias por semana. E os adultos que consumiam peixe algumas vezes na semana apresentarm um risco 20% menor da doença do que os que nunca consumiam.

“Existe um efeito gradual, quanto mais peixe você consome, menos chance terá de desenvolver a demência”, comentou o Dr. Emiliano Albanese, principal autor do estudo.

O estudo também mostra que o alto consumo de carne vermelha aumentam as chances de provocar demência, totalmente oposto a carne de peixe. Muitos estudos comprovaram que a carne vermelha pode ser ruim para o cérebro.

Lembrando que a prevalência de demência é estimada em 5% para as pessoas acima de 65 anos e mais de 20% para as acima de 80 anos de idade.

nutricionista Alimentação Saudável, Carne vermelha, Cérebro, Demência, Idosos, Peixes, Pesquisas recentes