Aquela prática casual na semana do futebol com os amigos pode ajudar a sua saúde muito mais do que você imagina. Estudo realizado pela Universidade de Copenhague, em parceria com o Instituto Federal Suíço de Tecnologia e hospitais associados, apontou que o esporte praticado duas vezes na semana pode reduzir os índices da pressão arterial em pessoas com o problema. Os resultados também mostraram que houve queda no percentual de gordura corporal e na freqüência cardíaca de repouso.
Tanto homens como as mulheres podem conseguir benefícios na saúde com o futebol entre amigos. Outras pesquisas reiteraram os efeitos cardiovasculares do exercício. São eles o consumo máximo de oxigênio, elasticidade do sistema vascular, ajuda no controle do colesterol e gordura mais que uma musculação, e se equivale aos efeitos uma corrida.
Tal estudo é patrocinado pela FIFA, Ministério da Cultura da Dinamarca, além de outras entidades.
No Brasil milhares de pessoas sofrem com os problemas de hipertensão. O sal é um dos vilões para quem apresenta tal enfermidade. São várias as opções para substituir, ou reduzir a quantidade condimento no preparo de suas refeições. Alguns temperos naturais podem servir de ajuda como o orégano, limão, hortelã, alho, cebola, manjericão, coentro etc.
A dica é evitar adicioná-los nos alimentos já prontos. Outra maneira é usar o sal light, mas também sem exageros.
Elevar a ingestão de potássio auxilia na redução da pressão arterial. Como algumas de suas fontes sendo a banana, melão, cenoura, beterraba, laranja, ervilha etc. Existem também alguns alimentos que a Sociedade Brasileira de Hipertensão, não recomenda para pessoas que tenham o problema. A pessoa deve pelo menos reduzir a ingestão de Carnes muito gordurosas, frutos do mar, carnes salgadas, embutidos, aperitivos como batata frita e queijos em geral.
Para mais dicas e informações sobre hipertensão assista ao vídeo abaixo:
Uma pesquisa realizada na Universidade Médica da Terceira Região Militar, na China, apontou que um componente encontrado na pimenta pode ajudar pessoas com hipertensão. Os estudos foram feitos com ratos que apresentavam o problema, e em contato com a capsaicina, composto responsável pelo sabor apimentado, obtiveram uma baixa na pressão.
Tal efeito ocorre devido a uma ativação crônica em um canal no revestimento dos vasos e assim há um aumento na produção de óxido nítrico, que é a molécula de gás que protege os vasos sanguíneos de disfunção e inflamação. Anteriormente já foram feitos testes com a capsaicina, porém, em curto prazo ou a exposição aguda deste.
A pesquisa chinesa foi a primeira a realizar o estudo em longo prazo. Segundo os pesquisadores no nordeste da China a hipertensão chega a 20%, já no sudoeste, onde a pessoas consomem mais alimentos picantes, o número fica entre 10% a 14%.
A exuberância e intensidade da cor da beterraba é conferida pela presença de antocianinas, ligado aos açucares. Com alto teor de Ferro, Zinco, Potássio, Proteína e Ácido Fólico é uma excelente fonte de vitaminas.
Rica em fibras e com baixo teor calórico, a beterraba atua beneficamente nos processos de regulamentação das funções intestinais, é uma saudável presença nas dietas para redução de peso.
Antioxidante atua como proteção natural do organismo, com ação imunológica, também no controle da pressão arterial e no tratamento de anemia, é um importante na manutenção da saúde dos tecidos musculares, também atua como estimulante da memória.
Por possuir ação de depuradora de sangue é levemente diurética é benéfica nos tratamentos preventivos de doenças renais e na prevenção de processos infecciosos.
O consumo da beterraba é versátil, em saladas cruas e cozidas, combinado com outros vegetais, e com carne. Também tem seu consumo muito apreciado em sucos
A Universidade Médica da Terceira Região Militar elaborou um estudo sobre o combate à hipertensão com a ajuda da ingestão de pimenta. O alimento rico em capsaicina (responsável pelo seu gosto picante) foi testado em ratos que apresentavam problemas de pressão alta e o resultado foi benéfico aos animais.
Os médicos constataram que o benefício ocorre devido o aumento de da produção de óxido nítrico, molécula que protege contra problemas relacionados aos vasos sanguíneos. O diferencial desta pesquisa para as anteriores, é que esta leva em consideração o resultado durante um longo período, fato que não ocorria nas anteriores.
O próximo passo é realizar os testes em seres humanos porém os resultados já são vistos em países onde o consumo de pimenta é maior tais como a China, onde o número de hipertensos é menor relacionado à regiões onde o consumo é inferior.
Os hipertensos poderão ter um item prioritário no cardápio – a beterraba. Segundo pesquisadores do Instituto de Pesquisa William Harvey, o suco de beterraba diminui a pressão arterial num período de 24 horas.
Uma grande notícia para os hipertensos, que, se não controlarem a pressão arterial adequadamente poderão desenvolver doenças cardíacas ou acidente vascular cerebral.
Os cientistas da Universidade de Queen Mary (Inglaterra) chegaram à conclusão de que o efeito benéfico aos hipertensos é causado pelo nitrato encontrado na beterraba.
Baseado nessas descobertas dos cientistas, os hipertensos já podem começar a comprar suas beterrabas e adaptar seu paladar a esse vegetal que, além de ajudar no controle da pressão arterial, ainda traz inúmeros benefícios à saúde.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia, em parceria com o Ministério da Saúde estão realizando uma campanha humanitária para alertar a população sobre os ristos da hipertensão arterial – “Eu sou 12 por 8“.
A hipertensão, mais conhecida como pressão alta, é a principal causadora do acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio, doenças que mais provocam mortes no Brasil.
A pressão considerada normal para o corpo humano deve ser igual ou inferior a 12 por 8 (120/80mmHg). Valores acima de 14 por 9 (140/90 mmHg) já é indicativo de hipertensão arterial.
A pressão arterial elevada aumenta os riscos de infarto no coração, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíca, impotência sexual e diversos outros tipos de complicações que afetam a qualidade de vida da pessoa.
Os principais fatores de risco para a hipertensão arterial são:
Hábitos alimentares inadequados
Ingestão elevada de sal
Sedentariasmo
Consumo elevado de álccol
Diabéticos
Fumantes
Casos de hipertensão na família
Quem possui algum destes fatores de risco deve medir regularmente a pressão e fazer a prevenção da doença. Quem já é hipertenso deve consultar um médico periodicamente e seguir as suas orientações.
A prevenção é o melhor remédio!
Para prevenir ou controlar a hipertensão é importante manter hábitos alimentares saudáveis, evitar o excesso de alimentos salgados e industrializados e retirar o saleiro da mesa, assim não corre o risco de exagerar no sal na hora da refeição. O ideal é utilizar outros tipos de temperos como limão e ervas nos alimentos. O sabor fica muito melhor.
A atividade física é uma excelente aliada no combate e controle da hipertenção, portanto, mexa-se! Faça alguma atividade física por pelo menos 30 minutos, 3 vezes por semana.
Mantenha o seu peso adequado, o excesso de peso é um grande vilão da pressão arterial.
Evite o estresse. Uma boa noite de sono é excelente para a sua saúde. Controle a sua ansiedade, depressão, relaxe mais!
Os hipertensos devem utilizar os remédios prescritos pelo médico de forma constante. Mesmo mantendo hábitos saudáveis, o uso do medicamento é essencial.
Muita gente nem se dá conta, mas o sal está presente em quase tudo o que comemos. Mesmo em alimentos doces pode haver sal. E para uma vida mais saudável, o consumo diário desse condimento deveria cair pela metade. Nos Estados Unidos um estudo recente mostrou que essa redução poderia salvar quase cem mil vidas.
Portanto, o controle da pressão arterial, que passa obrigatoriamente pelo consumo de sal, deveria começar pela boca. Para quem sofre com a doença, e está mais sujeito a um infarto, colocar algumas pitadas a menos de sal na comida não é questão de gosto. Atualmente cerca de 300 mil pessoas morrem por ano no nosso país, vítimas de doenças no coração.
Como o consumo diário de sal dos brasileiros está na casa das 12 gramas, o ideal seria apenas 6 gramas. O seu coração agradece!
Cada vez mais comuns, os problemas com a pressão arterial exigem muitos cuidados. Segundo reportagem publicada na revista Sport Life de agosto de 2008, essa é a doença mais comum dos últimos tempos, contudo, quase a maioria das pessoas ignora que está doente.
Muitas doenças fatais são causadas pela pressão elevada demais, são as doenças arteriais e coronárias.
As causas da hipertensão são 90% de ordem genética, entretanto, podem ser agravadas por uma má alimentação, stress, tensão, o consumo de bebidas alcoólicas, o hábito de fumar e o sedentarismo.
A redução de sal e do consumo de alimentos enlatados e embutidos; menos gordura nas refeições e a prática de exercícios físicos ajudam bastante.
Uma pesquisa realizada por cientistas americanos e alemães pode ajudar no tratamento da hipertensão arterial sem o uso de remédios.
Os cientistas extraíram, um gene do músculo do coração e colocaram num exterto de pele humana, depois o enxerto foi colocado em ratos. O tecido alterado geneticamente produziu um hormônio que diminuiu naturalmentea pressão arterial do animal, mesmo quando eles consumiram um dieta rica em sal.
O experimento ainda não foi realizado em humanos, mas os cientistas afirmam que poderia ser utilizado tecidos da pele do próprio paciente em substituição de medicamentos para o controle da hipretensão arterial.
Enquanto esta tecnologia não está disponível para a população em geral, é melhor tomar alguns cuidados para controlar a pressão arterial.
Clique aqui e confira algumas orientações nutricionais e dieta para hipertensos.