Arquivo

Arquivo da Categoria ‘Carboidratos’
 






Deitar após a refeição engorda?

6, julho, 2010

Ir para o sofá depois da refeição dá barriga? Sim. Especialmente se você exagera no macarrão, segundo um estudo da universidade de Lillehammer, na Noruega. As massas fornecem carboidratos simples, que caem rápido no sangue, elevando o pico de glicose e estimulando a produção de insulina pelo organismo – hormônio que ajuda a acumular gordura.

Porém, a situação muda de figura se você der preferência às massas integrais. Digeridas mais lentamente, evitam o acúmulo de gordura, especialmente aquela da cintura. De qualquer maneira, uma volta no quarteirão pode ser útil para acelerar o metabolismo. Mas evite malhar forte, porque após a refeição o corpo precisa se ocupar com a digestão.

Por Danielle Batista

nutricionista Barriga, Carboidratos, Dicas, Massas, Pesquisas recentes

Alimentos com alto índice glicêmico podem prejudicar o coração

6, julho, 2010

O adorado pão francês pode ameaçar o coração por causa do seu alto índice glicêmico (IG), ou seja, a velocidade em que o alimento vira açúcar no sangue. A conclusão é de um estudo italiano do Instituto Fondazione dei Tumori, em Milão.

Durante oito anos, os pesquisadores monitoraram a dieta de 32 mil mulheres e notaram que o grupo daquelas que ingeriam pão branco e outros produtos refinados corria o dobro do risco de desenvolver algum mal das artérias coronárias.

A suspeita é a de que esse tipo de comida diminui o bom colesterol. Outra explicação é a de que o aumento da glicemia faz o pâncreas liberar mais insulina. E o hormônio transforma o açúcar em gordura, que estocada na região abdominal, prejudica as artérias. 

Por Danielle Batista

nutricionista Carboidratos, Coração, Pesquisas recentes, Índice Glicêmico

Doenças do Coração – Pesquisa descobre Carboidrato que Aumenta Risco às Mulheres

16, abril, 2010

Uma grande pesquisa realizada pela Fondazione IRCCS (Instituto Nazionale Dei Tumori), coordenada pela pesquisadora Sabina Sieri, na Itália estudou a dieta de 47 mil pessoas, por um período de quase oito anos, findo o qual, 463 integrantes da pesquisa haviam desenvolvido doenças do coração.

Entre as descobertas, que foram publicadas na Revista “Archives Of Internal Medicine”, os pesquisadores perceberam que mulheres que se alimentam com carboidratos de alto nível glicêmico (pizzas, pães, arroz) desenvolveram um risco de doenças coronarianas equivalente ao dobro das mulheres que ingeriram carboidratos de baixo índice glicêmico, como massas por exemplo.

Os pesquisadores agora necessitam de mais estudos para descobrir por que o consumo destes carboidratos de alto teor glicêmico, e não todos em geral, apresentam risco no desenvolvimento de doenças cardíacas e por que este risco se aplica somente a mulheres.

De qualquer forma, de acordo com os especialistas em nutrição, este estudo pode orientar as mulheres a escolher melhor seus alimentos, diversificando o consumo, incluindo grãos, aveia, feijão, lentilha e as sempre boas e saudáveis frutas e verduras.

Por Mauro Câmara

bruno Carboidratos, Notícias, Problemas Coração

Carboidratos – Não corte totalmente da sua alimentação

6, abril, 2010

Os Médicos alertam: não corte o carboidrato de sua alimentação. A falta dele no cardápio traz conseqüências graves ao organismo, facilitando o stress, a ansiedade, o cansaço e a depressão.

Além do mais, cortar durante um período determinado para depois retornar a comer sem precauções como normalmente ocorre, faz com que o corpo, que perdeu quilos rapidamente, os recupere e pior, não raro, dobra a quantidade do peso. Acaba funcionando como uma balança ao contrário, ela desiquilibra-se para um lado e no próximo passo ela tomba para o outro lado.

O pão branco no entanto pode ser riscado de seu cardápio. Um provérbio popular antigo diz que: “Quanto mais branco o pão que se come mais perto está da morte!” É exagerado, mas condiz com a realidade.

Por: Teresa Almeida

Fonte: Revista Época

nutricionista Alimentação Saudável, Alimentos, Carboidratos

Carboidrato: Vilão ou Amigo da Dieta?

31, março, 2010

Os carboidratos são o vilão de qualquer dieta. Apesar do corpo humano necessitar de uma grande parcela diária deste nutriente para adquirir a energia que o impulsiona durante o dia a dia, é amplamente conhecido que o excesso combinado com as gorduras deixam os “pneuzinhos” indesejados.

O grande problema para se manter em forma e alimentar-se bem, é combinar dois tipos de carboidratos, é essa a parceria que atua como uma bomba calórica.

Na alternativa de optar por um carboidrato na refeição, geralmente opta-se pela batata achando que o arroz é o que mais engorda. Errado! Em uma dieta é preferível o consumo do tubérculo ao grão, pois o valor energético da batata é superior ao do arroz sendo mais difícil de ter suas calorias queimadas pelo metabolismo.

Por: Teresa Almeida -Técnica Alimentar

nutricionista Alimentação Saudável, Carboidratos, Dicas, Dieta

Dieta do feijão branco – Faseolamina – proteína que ajuda a emagrecer

6, julho, 2009

feijao_brancoPesquisas recentes descobriram um composto presente no feijão branco que ajuda a emagrecer e reduzir os níveis de triglicerídos do sangue.

O feijão branco possui uma proteína de reserva chamada de faseolamina. Quando ingerida, ela inibe a digestão do carboidrato e retarda a absorção de açúcares no sangue.

Porém a faseolamina só possui este efeito quando consumida em forma de farinha. Para isso lave o feijão normalmente e depois seque-o no sol ou sobre um papel toalha, nunca seque no forno. Depois de seco, triture o feijão num liquidificador e peneire. Pode ser passado no processador para conseguir uma consistência mais fina.

Para evitar acidentes em seu liquidificador, é importante triturar pelo menos 250 gramas de feijão branco (meio pacote) de cada vez, assim o impacto dos grãos no copo do liquidificador é menor. Evite guardar grandes quantidades do grão por muito tempo para não perder as propriedades nutricionais.

A receita é consumir uma colher de chá diluída em um copo de água, 30 minutos antes das principais refeições (duas vezes por dia). O máximo que você pode consumir é até 1 grama por dia, além disso podera provocar efeitos colaterias como diarréia e náuseas. Você pode misturar a farinha do feijão em um copo de suco também.

A faseolamina irá evitar a absorção do carboidrato e reduzir o nível de triglicerídeos.

Você poderá utilizar o farelo que ficou na peneira para preparar pães nutritivos.

nutricionista Carboidratos, Dieta do feijão branco, Emagrecimento, Faseolamina, Triglicerídeos

Conheça os caminhos para uma Alimentação Saudável

22, janeiro, 2009

Alimentar-se de forma saudável é mais do que uma questão de saúde, é a busca de uma melhor qualidade de vida.

O ideal é ter uma alimentação equilibrada

Proteínas: atuam no crescimento e desenvolvimento. A falta de proteína pode causar, desnutrição e deficiência na defesa contra infecções. Seu consumo excessivo pode causar retenção de uréia.

Exemplos: leites e derivados; carnes, peixes, aves e ovos.

Carboidratos: fornecem energia ao organismo. Sua carência pode causar queima de gorduras e proteínas, desequilibrando o organismo.Seu consumo excessivo pode causar obesidade.

Exemplos: açúcares, massas, cereais (trigo, arroz…), tubérculos (batata, mandioca), milho, feijão.

Lipídios ou Gorduras: Indispensáveis no metabolismo da água. Veiculo de condução das vitaminas. Sua carência pode causar queda da temperatura corporal, dificuldade da metabolização das vitaminas e compromete o crescimento cerebral de crianças. Seu consumo excessivo pode causar obesidade, problemas cardiovasculares.

Exemplos: Óleos vegetais, manteiga, frituras, doces, ovos,  etc.

Melhore seus hábitos alimentares adotando as dicas a seguir:

  • Coma de-va-gar e mastigue bem os alimentos;
  • Evite a distração na hora da refeição (TV, leitura, negócios…);
  • Evite ficar mais de 3 horas sem se alimentar, fracionar a alimentação em 5 a 6 refeições diárias de menor volume;
  • Coma feijão pelo menos 1 vez  por dia, no mínimo 4 vezes por semana;
  • Quanto mais colorida sua dieta, maior a variedade de nutrientes ( no mínimo 3 frutas ao dia e 1 prato de salada de cores diversas;
  • Líquidos, o ideal é atingir 2 litros/dia = 8 copos ( muita água, limonada, sucos naturais, chás, água de coco…);
  • Evite excesso de líquidos junto com  a refeição;
  • Evite frituras, no máximo 2 vezes por semana;
  • Prefira alimentos cozidos, assados e grelhados;
  • Evite excessos de gordura, principalmente o colesterol (gordura animal), pele de frango, gordura da carne embutidos (lingüiça, salames), manteiga, nata;
  • Evite o excesso de sal, condimentos, defumados, enlatados e produtos altamente processados. Tire o saleiro da mesa;
  • Coma peixe pelo menos 2x na semana. Fonte de Ômega 3 e potássio;
  • Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para no máximo 2 vezes por semana;
  • Reduza o consumo de refrigerantes e evite o consumo diário. Evite o consumo de álcool;
  • Bebidas alcoólicas são calóricas e desidratam seu organismo;
  • Dê preferência a produtos integrais, naturais e pouco processados, pois fazem bem “a saúde e ao funcionamento do aparelho digestório”;
  • Seja ativo. Acumule 30 minutos de atividade física todos os dias;
  • Caminhe pelo seu bairro;
  • Suba escadas;
  • Não passe muitas horas assistindo TV ou no computador;
  • Mantenha o seu peso dentro dos limites saudáveis para a sua idade. Procure um(a) médico(a) e um(a) nutricionista para dar as orientações necessária e adequadas.

Adote estas dicas em seu dia a dia e contribua para uma melhor qualidade de vida através de uma alimentação saudável.

nutricionista Alimentação Saudável, Carboidratos, Dicas, Lipídios, Proteínas, Reeducação Alimentar