Arquivo

Arquivo da Categoria ‘Câncer’
 




Chá de Papaia ajuda no combate ao câncer

10, março, 2010

Segundo uma pesquisa realizada na Universidade da Flórida, o chá do extrato das folhas do mamão papaia possui propriedades que ajudam a combater diversos tipos de câncer.

De acordo com o pesquisador Nam Dang e um grupo de cientistas japoneses, o chá de papaia possui efeito anticancerígeno e combate o câncer de útero, mama, pulmão, fígado, pâncreas, entre outros tumores.

A pesquisa foi feita com o extrato de folhas secas do papaia e, quanto maior a dose recebida do chá, maiores eram os efeitos anticancerígenos.

O extrato da folha de papaia ajuda a estimular a produção de citoquinas Th1, regulando o sistema imunológico e combatendo diretamente o tumor em diversos tipos de câncer, não produzindo efeito tóxico em células normais.

O tratamento contra o câncer utilizando o chá de papaia não deixa sequelas no corpo, como ocorre com quimioterapias e radioterapias.

Quem sabe o chá de papaia possa ser a cura para o câncer? Só nos resta esperar para ver a evolução da ciência

nutricionista Chá de papaia, Câncer, Mamão papaia, Pesquisas recentes, Tratamento câncer

Pesquisa revela que o Café ajuda na prevenção do Câncer de Próstata

10, dezembro, 2009

Foi divulgada recentemente nos Estados Unidos uma pesquisa que comprova os benefícios do cafezinho aos homens.

O Estudo realizado na Universidade de Harward, avaliou 50 mil homems que consumiram café regularmente, durante 20 anos e foi verificado que o risco de desenvolver desenvolver câncer de próstata foi 60% menor em comparação ao grupo de homens que não tinham o hábito de tomar café.

Os motivos ainda não foram detalhados, mas sabe-se que o café ajuda a influenciar na produção de insulina e hormônios sexuais, que estão diretamente relacionados ao câncer de próstata.

nutricionista Café, Câncer, Câncer de Próstata, Pesquisas recentes

Carne vermelha pode provocar doenças cardíacas e câncer: Consuma com moderação!

21, julho, 2009

Uma pesquisa recente publicada pela revista Archives of Internal Medicine revelou que o consumo excessivo de carne vermelha está relacionado à uma maior prevalência de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer e, consequentemente a uma maior mortalidade.

Nesta pesquisa foram avaliados 332.263 homens e 223.390 mulheres. O número de mortalidade por câncer ou doenças cardiovasculares foi maior nas pessoas que tinham uma maior ingestão de carne vermelha.

O aumento do risco de desenvolvimento destas doenças pode estar relacionado a composição da carne que possui alto teor de gordura saturada, pela formação de compostos químicos durante o aquecimento e pelo uso de conservantes (nitritos) para sua conservação.

Para prevenir das complicações decorrentes do consumo excessivo de carne vermelha o ideal é cozinhar a carne em água e evitar churrascos e grelhados. O ideal é consumir o mínimo possível de carne, até 20 gramas por dia é o ideal.

Muitas pessoas costumam relacionar a falta da carne na alimentação com a ausência de alguns nutrientes como proteína e ferro. Uma dieta diversificada com alimentos vegetais em quantidaade e qualidade adequadas podem fornecer um equilíbrio nutricional adequado ao nosso organismo, além de melhar na disposição e na digestão.

nutricionista Alimentação Saudável, Carne vermelha, Colesterol, Câncer, Doenças

Estudo revela que o consumo de café ajuda a reduzir o risco de câncer do útero em até 60%

12, maio, 2009

Um estudo feito pelo Ministério da Saúde do Japão revelou que três xícaras de café por dia ajudam a reduzir o risco do aparecimento de câncer do endométrio em até 60%.

Este efeito protetor pode estar presente na formulação do café, que pode reduzir os níveis de insulina no sangue, diminuindo o risco do desenvolvimento de câncer no útero.

Hoje já se sabe que O consumo moderado de café estimula a memória, aumenta a concentração e melhora a atividade intelectual. Além disso, o café é rico em minerais, aminoácidos, vitamina B3 e possui polifenóis antioxidantes e cafesol, substâncias anticancerígenas.

nutricionista Café, Câncer, Pesquisas recentes, Saúde

Teste revela os Refrigerantes que contêm substâncias que podem provocar Câncer e outras doenças

5, maio, 2009

A Associação Pro Teste Consumidor analizou 24 marcas de refrigerantes e verificou que 7 possuem benzeno, uma substância cancerígena. Também foram encontrados alguns tipos de corantes que podem causar alergia e hiperatividade em crianças. 

Também foi constatado que os refrigerantes possuem pouquíssimo valor nutricional, elevado teor de açúcar, adoçantes e uma grande quantidade de sódio.

A Pro teste também alertou para a quantidade de ácido fosfórico, presente nos refrigerantes à base de cola, que reduzem a absorção do cálcio e podem causar osteoporose.

Foram analisadas as seguintes marcas na versão tradicional, diet, light e zero: Aquarius Fresh, Aqua Zero, Coca-Cola, Dolly, Fanta, Grapette, Guaraná Kuat, H2OH!, Pepsi, Soda Antártica, Sprite e Sukita. 

Veja os resultados:

Açúcar – O excesso de açúcar pode causar obesidade, diabetes e provocar cárie dental.

Refrigerantes com excesso: Coca-cola, Pepsi, Fanta, Sukita, Sprite e Soda Antártica.

Adoçante - excesso pode afetar o sistema nervoso. Não é recomendado que crianças ingiram adoçantes em excesso.

Refrigerantes com excesso: Aqua Zero Açúcar, Kuat Zero, Fanta Light, Soda Diet, Sprite Zero, Grapette e Grapette Diet.

Sódio – o excesso pode provocar hipertensão arterial (pressão alta)

Refrigerantes com excesso: Aqua Zero Açúcar, H2OH, Coca-Cola Light, Coca-Cola Zero, e todas as versões de Kuat, Fanta Laranja, Sukita, Soda, Sprite e Grapette.

Benzeno: Substância com alto potencial carcinogênico que, se consumida regularmente, pode causar tumores (câncer).

Os refrigerantes Sukita Zero e Fanta Light apresentaram os maiores teores e os refrigerantes Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita, também apresentaram benzeno, porém em quantidade um pouco menor.

Corantes: O corante amarelo crepúsculo pode provocar hiperatividade em crianças e o corante amarelo tartrazina possui um alto potencial alergênico.

Estes corantes foram enconrados no seguintes refrigerantes:  Fanta Laranja, Fanta Laranja Light, Grapette, Grapette Diet, Sukita e Sukita Zero.

nutricionista Adoçantes, Câncer, Doenças, Notícias, Pesquisas recentes, Refrigerantes, Teste

Dieta para câncer de mama: veja quais alimentos que podem prevenir esta doença

5, maio, 2009

O Câncer de mama é uma doença que pode ser evitada, se tomados alguns hábitos importantes, principalmente relacionados com a alimentação.

Vários estudos comprovaram o efeito de alguns alimentos na prevenção do câncer de mama. Mulheres asiáticas possuem baixos índices de câncer de mama, comparados com as mulheres ocidentais. Este fato está diretamente relacionado com a alimentação destas mulheres.

O consumo de alimentos ricos em gordura, especialmente gordura animal, aumenta o risco ao desenvolvimento de câncer.  Uma alimentaçào com alto teor de gordura, aumenta a quantidade de estrógenos (hormônio feminino) no sangue. Os estrógenos “alimentam”o tumor, portanto, quanto maior a quantidade deste hormônio no sangue, maior é a força do câncer de mama. 

Alguns alimentos também oferecem benefícios à mulher, um exemplo é a soja, que contem fito-estrógenos, que são compostos naturais que ajudam a atenuar os efeitos os estrógenos humanos, ajudando a reduzir o risco do aparecimento de câncer.

Para prevenir qualquer tipo de câncer, a alimentação deve conter baixo teor de gordura e ser baseada em frutas frescas e vegetais, pois possuem vitaminas antioxidantes A, C e E que ajudam a neutralizar os radicais livres, moléculas que podem  causar o câncer, conter produtos a base de soja e alimentos integrais (fontes de fibras). 

O consumo excessivo de álcool, o cigarro a obesidade e o sedentarismo também podem aumentar o risco dedesenvolvimento do câncer de mama.

nutricionista Alimentação Saudável, Câncer, Câncer de mama, Dicas, Dieta, Doenças

Consumo moderado do vinho tinho pode evitar câncer de esôfago

2, março, 2009

Foi observado numa pesquisa recente na Califórnia, que consumidores moderados de vinho tinto apresentavam 56% a menos de chance de desenvolver alguma lesão pré-cancerígena no esôfago, o chamado esôfago de Barret.

Esta lesão pré-cancerígena aparece geralmente com o contato em excesso do suco gástrico na  parede da região entre o esôfago e o estômago,  levando a alterações celulares, que podem aumentar a chance de desenvolver câncer de esôfago.

A obesidade é um grande fator de risco para o aparecimento do refluxo gastroesofágico, que facilita o aparecimento desta lesão.

Nesta pesquisa, foi observado que o consumo de álcool aumenta o risco para alguma alteração na parede do esôfago, porém os efeitos foram contrários com o uso moderado vinho tinto.

Ainda não se sabe as causas deste efeito benéfico, mas acredita-se que isto se deve graças as propriedades antioxidantes do vinho tinto. Substâncias antioxidantes evitam o envelhecimento celular, protegendo-as dos efeitos externos.

Portanto, os antioxidantes do vinho tinto, contabalanceiam o efeito da acidez estomacal na parede do esôfago.

Antes de sair por aí bebendo uma garrafa inteira de vinho um alerta: estes efeitos protetores do vinho surgem somente com, no máximo, duas taças da bebida ao dia 

nutricionista Alimentos antioxidantes, Câncer, Vinho