Um estudo preliminar divulgado nesta quarta-feira, 11 de agosto, pela revista britânica The British Journal of Câncer, revela que é possível realizar exames de hálito como forma de detecção de alguns tipos de cânceres.
Cento e setenta e sete voluntários fizeram testes, os quais mostraram que hálitos de pessoas cancerosas podem emitir substâncias que reagem a certos compostos químicos, o que pode ser detectado por uma espécie de nariz eletrônico.
A descoberta já havia sido feita por cientistas do Instituto Tecnológico Technion de Israel, mas os testes foram efetuados apenas para o câncer de pulmão. Já os divulgados pela revista britânica se ampliam também para uma possível detecção de cânceres de próstata, intestino e mama.
Cientistas da Universidade da Califórnia – Davis em conjunto com o Centro de Pesquisa Regional do Oeste, Órgão do Departamento Americano de Agricultura realizaram testes com camundongos geneticamente programados para desenvolver câncer de próstata, os fazendo ingerir em torno de 68 gramas de nozes, enquanto outro grupo de roedores recebia uma dieta constituída de outro alimento.
Após um período de 18 semanas perceberam que os animais que se alimentaram com as nozes tiveram uma redução de 30 a 40% nos tumores, além disso, constataram efeitos benéficos com relação ao controle do problema e a diminuição de uma proteína (IGF1) que tem forte associação a doença. Porém para uma confirmação dos benefícios das nozes para tratamento deste câncer serão necessárias pesquisas adicionais para descobrir qual a atuação do alimento sobre as células doentes.
Esta doença é a segunda mais comum entre homens no Brasil, em se tratando de tumores cancerígenos. O diagnóstico precoce é fundamental para a cura e para tal o exame de toque retal e dosagem de antígeno prostático específico (exame de sangue) são fundamentais. Homens com mais de quarenta e cinco anos ou com quarenta, para aqueles que possuem casos da doença na família, devem fazer os exames periodicamente.
Foi divulgada recentemente nos Estados Unidos uma pesquisa que comprova os benefícios do cafezinho aos homens.
O Estudo realizado na Universidade de Harward, avaliou 50 mil homems que consumiram café regularmente, durante 20 anos e foi verificado que o risco de desenvolver desenvolver câncer de próstata foi 60% menor em comparação ao grupo de homens que não tinham o hábito de tomar café.
Os motivos ainda não foram detalhados, mas sabe-se que o café ajuda a influenciar na produção de insulina e hormônios sexuais, que estão diretamente relacionados ao câncer de próstata.