A nossa alimentação é parte fundamental para o desenvolvimento e bom funcionamento do nosso organismo. Procurar uma dieta adequada ao nosso tipo físico e associá-la a prática de atividades físicas, formam a combinação ideal para nossa saúde.

Alguns alimentos além de muito saborosos também são altamente nutritivos, entre eles podemos citar a beterraba.

A beterraba é uma hortaliça considerada a mais rica em ferro e sacarose (açúcar), além da presença da vitamina A, complexo C, sais minerais, etc. Sua principal utilização é nas saladas e nos sucos.

Sua coloração avermelhada chama a atenção assim como o seu sabor adocicado, conquistam facilmente o paladar das crianças.

Esse alimento pode ser facilmente introduzido na alimentação das crianças, misturada com outros sucos, na salada e dando cor quando misturada ao arroz, macarrão, etc.

Por Milena Evelyn


Não é comum achar pessoas que colocam como bebida preferida o suco de beterraba. Porém, são muitos os benefícios que o líquido pode ofertar para o nosso organismo. Alguns deles são a redução do risco de desenvolver doenças cardíacas e AVC, e também promove um aumento em nossa imunidade.

Agora mais uma notícia boa para quem consome o suco: segundo um estudo realizado nos Estados Unidos pela Universidade de Wake Forest, a ingestão da bebida pode acarretar em um aumento do fluxo sanguíneo para o nosso cérebro. Esse fato pode ajudar aos pesquisadores quando se trata de retardar o processo da demência.

Isso se deve ao elevado grau de concentração de nitratos encontrados na beterraba. Os pesquisadores afirmaram que no ato da ingestão do nitrato, no momento em que está na boca, acaba por virar em nitrito, estes podem auxiliar na abertura dos vasos sanguíneos, ocasionando o crescimento do fluxo de oxigênio e sangue para alguns lugares do organismo que podem estar em falta.

A pesquisa, para averiguação de tal fato, foi feita com 14 idosos, todos na faixa etária dos 70 anos. Alguns foram expostos a dietas ricas em nitrato por alguns dias, o que incluía o suco de beterraba. Apos a ingestão eles passavam por uma ressonância magnética, que ao final dos testes comprovava que os voluntários apontavam uma elevação no seu fluxo sanguíneo.

Beber o suco de beterraba pode não ser sua preferencia diária, mas pode ajudar muito na sua saúde.

Por Oscar Ariel


Vegetal rico em benefícios para o organismo e sempre presente em dietas que visem o bem estar e equilíbrio do corpo, a Beterraba parece ter ainda mais uma vantagem muito importante para ajudar a manter uma boa saúde. De acordo com pesquisa da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos, conforme matéria do site Saúde Terra, além de todas as outras vantagens do vegetal como diminuir o risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral o suco de Beterraba ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro o que é especialmente importante para ajudar a prevenir quadros de demência e doenças cognitivas.

A pesquisa publicada na versão eletrônica do Daily Mail e também no Jornal Nitric Oxide Society teve como base 14 adultos com mais de setenta anos de idade. Os voluntários foram divididos em dois grupos, um com uma dieta rica em nitrato, que aparece em altas concentrações na Beterraba, e outro com uma dieta baixa em nitrato, nos dois primeiros dias. Após o almoço os voluntários passaram por ressonâncias magnéticas para monitorar o fluxo de sangue no cérebro. Entre o terceiro e quarto dias as dietas foram substituídas e repetidas às ressonâncias. Os exames mostraram que após ingerir uma dieta rica em nitrato os voluntários tiveram aumento do fluxo de sangue para a substância branca dos lobos frontais, áreas do cérebro associadas à degeneração que leva a demência.

Embora este seja o primeiro estudo que pesquisa especificamente o efeito dos nitratos encontrados na Beterraba para o aumento do fluxo de sangue no cérebro, a pesquisa vem confirmar, que de qualquer forma, consumir o vegetal só faz bem para a saúde.

Por Mauro Câmara





CONTINUE NAVEGANDO: