A farinha de uva pode ser apelidada de ?alimento inteligente?. Essa nomeação se dá, pois, com o seu consumo as pessoas conseguem obter muitos nutrientes de uma maneira só.

A opção de muitas pessoas por uma alimentação saudável fez com que os indivíduos que trabalham no setor alimentício desenvolvessem diferentes alimentos que concentrem os mais diversos nutrientes. Dentre esses alimentos têm-se as farinhas saudáveis. Feitas a partir de frutas, oleaginosas e outros tantos alimentos, estas farinhas podem ser consumidas de muitas maneiras e contribuem de maneira significativa para o bom funcionamento do corpo humano. Dentre essas farinhas, uma que ainda é novidade e poucas pessoas conhecem é a de uva. Conheça agora um pouco mais sobre essa especiaria e como ela pode ser benéfica se usada diariamente.

Um alimento muito inteligente e que contribui na melhoria de diversos aspectos na vida dos consumidores

A farinha de uva pode ser apelidada de “alimento inteligente”. Essa nomeação se dá, pois, com o seu consumo as pessoas conseguem obter muitos nutrientes de uma maneira só. Com isso, os indivíduos poupam até o tempo no preparo de diversos alimentos com diferentes benefícios. Em uma vida tão agitada como a de hoje, essa praticidade na alimentação é um dos pontos mais interessantes desses alimentos inteligentes. A farinha de uva é rica, por exemplo, em ferro, cálcio e magnésio.

Antes de citar especificamente sobre os benefícios da farinha de uva é importante salientar sobre o processo de preparo desse ingrediente. Basicamente, essas farinhas que hoje são encontradas no mercado são fabricadas, em sua maioria, por meio do aquecimento e posteriormente da trituração dos alimentos, assim consegue se manter a maioria das vitaminas e outros componentes. Com isso, muitas vezes o próprio consumidor pode fabricar a sua farinha. Têm-se hoje na internet, diferentes sites e tutoriais que ensinam como realizar todas as etapas. Esse ingrediente pode ser utilizado para comer com frutas, iogurte, sucos e até substituir outros tipos de farinhas. Explicado esse ponto, é o momento de apontar os quatro maiores benefícios da farinha de uva:

– 01º. Excelente para a perda e manutenção do peso:

Se você é daquelas pessoas que sempre olham a quantidade de calorias de um alimento, saiba que a farinha de uva é ótima para ajudar na perda ou na manutenção do peso. A farinha de uva possui 214 calorias em 100 gramas em comparação a farinha de trigo, aquela utilizada em bolos e pães, que possui na mesma quantidade 364 calorias. Esse tipo de alimento pode ser adaptado em muitas receitas e substituir a farinha branca. Além disso, a farinha de uva costuma ser mais concentrada, isso significa que você pode usar em menor quantidade. Com essa substituição, você vai ingerir menos calorias, alinhando essa prática com outros hábitos saudáveis, o seu peso na balança tende a diminuir. Além disso, ela é rica em fibras, o que oferece uma saciedade maior.

– 02º. Pele com aspecto mais bonita:

Uma alimentação adequada interfere diretamente na pele de qualquer pessoa. E dentre os benefícios que a farinha de uva possui é que ela possui antioxidantes, já que a uva tem em sua composição, altas doses desse componente. Os antioxidantes ajudam a combater o envelhecimento da pele, auxiliam no firmamento da pele, evitando flacidez e outros benefícios.

– 03º. Ótima fonte de energia:

É do conhecimento da grande maioria das pessoas que o corpo humano obtém energia a partir do consumo de diferentes alimentos, sobretudo, dos carboidratos. Devido a isso, muitos indivíduos procuram alimentos com baixo carboidrato para assim obter energia e não comprometer a dieta, evitando ganhar peso. A farinha de uva é uma ótima fonte de carboidratos. Por exemplo, em 100 gramas ela possui 54 gramas de carboidrato. A farinha branca em 100 gramas conta com 76 gramas de carboidrato.

Além dessa diferenciação, a farinha de uva como mencionado anteriormente, é concentrada. Com isso, dificilmente alguém vai usar 100 gramas de farinha para comer com uma fruta, por exemplo. Essa quantidade é usada no preparo de receitas, como um pão integral. Já a farinha de trigo, o consumo é maior. Pois, usa-se bastante para fazer receitas e ninguém usa esse tipo de alimento para comer com uma fruta. Resumindo, a farinha de uva também vai fornecer energia, com uma quantidade menor de carboidratos.

– 04º. Ajuda na prevenção de doenças:

Esses alimentos que concentram diferentes propriedades são fontes de diversas pesquisas. E alguns desses estudos apontaram que a farinha de uva pode ajudar no combate de diferentes patologias como:

– Surgimento de varizes. Esse alimento auxiliar no sistema circulatório.

– Baixo índice de frutose. Isso significa que não se terá aumento nas taxas de açúcar no corpo.

– Prevenção do câncer, alguns estudos apontam que por conta da quantidade grande de antioxidante, alguns casos de câncer podem ser cometidos. Dentre outras patologias.

Este texto apresentou os principais benefícios dessa iguaria, que ainda não é tão conhecida pelo grande público como, por exemplo, o suco de uva, que também tem grandes benefícios. Tente incluir a farinha de uva em sua alimentação diária e você verá uma melhora em sua saúde.

Por Isabela Castro

Farinha de uva


Saiba como funciona a dieta nórdica e seus benefícios para a saúde.

Ultimamente, uma certa dieta praticada na região do Mar Mediterrâneo vem sendo cada vez mais falada e se tornando mais famosa. Essa dieta tem o nome de Nórdica. Segundo os estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), esta prática pode auxiliar na prevenção de doenças não contagiosas, como o câncer, a obesidade, o diabetes e as doenças cardiovasculares.

Essa dieta vem apresentando bons resultados para o seu povo e é baseada no consumo de alimentos que são da cultura de países do norte da Europa, como a Suécia, a Dinamarca, a Islândia, a Noruega e a Finlândia. Dentre os alimentos consumidos, estão os seguintes:

· Os legumes, em geral, e os vegetais de folhas verdes escuras (por exemplo, espinafre, rúcula, alho poró, couve, repolho, couve de Bruxelas etc);

· As frutas, em geral, mas especialmente as vermelhas (como o mirtilo, a maçã, a ameixa, entre outras);

· As raízes;

· Os grãos, em especial, as ervilhas verdes e o feijão-castanho;

· Os cereais integrais como, por exemplo, a aveia, a cevada, o centeio, entre outros;

· O uso de óleo de canola, ao invés do azeite de oliva;

· As ervas, como a mostarda, a salsinha, as pimentas, os fermentos, os chás. Além de molhos de soja e cremes sem produtos laticínios;

· As carnes de animais de sangue frio, como peixes. Especialmente os peixes que têm mais lipídeos em sua composição, como, por exemplo, a cavala, a sarda, o salmão, entre outros;

· O leite e seus derivados, mas os que possuem baixo teor de gordura.

A dieta se trata de, simplesmente, uma alimentação mais saudável e atenta aos nutrientes consumidos. É uma tradição dos países do norte da Europa e também pode ser um costume para qualquer pessoa que consiga se adaptar a esse tipo de alimentos, livre de processados, conservantes fortes e gorduras ruins.

Segundo o guia geral de alimentação, publicado pelo ministério dinamarquês de Alimentação, Agricultura e Pesca, as principais bases para a alimentação nórdica são:

· O consumo diário de frutas e vegetais;

· O consumo de cereais integrais e produtos orgânicos;

· O consumo maior de alimentos do mar, ao invés de carnes de animais terrestres. E quando é consumida a carne bovina, suína ou de aves, é assegurada a qualidade dela e é feita em uma quantidade menor.

· O consumo de comidas caseiras e a esquiva de aditivos alimentares;

· Além de tudo, eles possuem a política do consumo sem desperdício.

Benefícios da dieta nórdica para a saúde

Segundo os estudos da Organização Mundial da Saúde, o consumo destes alimentos naturais pode auxiliar, de forma discreta, em muitos pontos da saúde humana. Neste estudo, as pessoas que basearam sua alimentação na dieta nórdica conseguiram perder quase 5 quilos em pouco tempo.

No entanto, a dieta proporciona maiores benefícios que o emagrecimento. Dentre eles, está a prevenção da hipertensão, pois estes alimentos têm a capacidade de diminuição dos níveis de triglicerídeos, o que ocasiona na redução da pressão arterial.

Além disso, os praticantes desta dieta vieram a apresentar também reduções nas taxas de colesterol e dos níveis de açúcar em seu sangue. Também se presume que ela colabora no efeito anti-inflamatório do organismo, embora esta propriedade ainda não conseguiu ser comprovada nos estudos.

Acima de tudo, é necessário fazer uma consideração. Se é do seu interesse iniciar a tentativa de aderir a esta dieta, saiba que é muito importante realizar uma consulta com um profissional da área da Nutrição, para que ele possa avaliar sua saúde, para ponderar se os resultados serão realmente satisfatórios e se a dieta é compatível com o seu organismo e metabolismo.

Por Felicia Lopes

Dieta nórdica


Saiba aqui os benefícios e como usar a Maca Peruana.

Uma tendência na culinária moderna é trazer informações para as pessoas sobre sementes, grãos, farelos e farinhas. Muitas vezes, esses alimentos são consumidos, entretanto, as pessoas não sabem de suas informações nutricionais e, sobretudo, os benefícios que eles podem trazer para a vida de cada um. E um alimento que foi “apresentado” para os indivíduos há pouco tempo e que tem muito a oferecer é a maca peruana. Veja agora uma lista de cinco benefícios desta farinha e também de como inseri-la em sua alimentação diária.

01º: Ajuda no processo de perda de peso

Inicialmente é preciso explicar que a maca peruana, como citado acima, é uma farinha. Na natureza este alimento é uma raiz que passa por um processo para ser moída e depois virar uma farinha. É importante ressaltar que neste processo é de importância vital que todos os benefícios da maca sejam mantidos.

Essa farinha ajuda e muito no processo de perda de peso, pois em cerca de 20 gramas, ela possui apenas 32 calorias. Além disso, ela possui um nível muito baixo de gordura e também tem um bom valor de fibras. Como todos sabem, as fibras são importante, pois ajudam no funcionamento correto do intestino e são responsáveis pela saciedade. Ou seja, quando essa farinha é acrescentada em uma fruta, por exemplo, você vai demorar muito mais a ter fome. Por fim, uma informação importante é que a maca também possui um número baixo de carboidrato. Então, esse alimento não vai ser transformado em açúcar no seu organismo.

02º: Mais disposição para o seu dia

Uma das primeiras qualidades que se apontam quando se fala da maca peruana é que esta farinha fornece energia para quem a utiliza diariamente. Pois, devido aos componentes encontrados neste produto, você terá mais energia, o que contribui também no desenvolvimento das sensações de tranquilidade e bem-estar. Visto que, você vai notar que está de fato conseguindo fazer todas as suas tarefas diárias.

03º Renovação da pele

Muitas pessoas que utilizam a maca peruana relatam que o consumo deste alimento ajudou na aparência da pele. Pois, por se tratar de um alimento natural, a maca auxiliou a pele na diminuição de cravos e espinhas e também fazendo uma limpeza, deixando-a assim mais uniforme. Não se tem relatos de pessoas que passaram a maca no rosto em forma de máscara, por exemplo. Mas, levando-se em consideração que muitos alimentos naturais ajudam no aspecto da pele, caso você comece a ingerir a maca faça uma análise antes e depois da aparência do seu rosto.

04º Aliada para infertilidade

Outro benefício que é listado quando se fala na utilização da maca peruana é que este alimento ajuda a diminuir os índices de infertilidade das pessoas que incluíram esta farinha na sua dieta diária. Primeiramente, a maca ajuda no aumento do libido de homens e mulheres e depois ela ajuda tanto na produção do sêmen para os representantes do sexo masculino e para as representantes do sexo feminino existem pesquisas recentes que relatam que ela pode ajudar na questão da regulação da menstruação.

05º Quase todas as pessoas podem utilizar

O interessante dessa farinha é que praticamente todas as pessoas podem usar. Pois, a maca é formada por vitaminas, cálcio, fibras, proteína, potássio, magnésio e tantos outros componentes que ajudam e muito no funcionamento correto do corpo. Além disso, outro benefício é que a farinha ajuda no processo de envelhecimento.

No caso de mulheres grávidas, é imprescindível consultar um médico, pois, cada gestação apresenta características distintas. E para mães que desejam incluir este alimento no dia a dia de seus filhos menores, também é importante levar em consideração como é a alimentação e outros fatores biológicos para as crianças. Então também é importante consultar um médico.

Formas de consumo

Hoje no mercado a maca peruana pode ser encontrada de diferentes maneiras. Entretanto, a melhor maneira de consumir um alimento é sempre em sua forma mais natural. Por isso, dê preferência à forma de farinha da maca. Dessa forma, você pode colocar a farinha em frutas e sucos. Outro ponto importante é que o melhor horário para tomar a maca é pela manhã. Pois assim, você vai ter energia para o resto do dia.

A maca peruana ainda pode ser encontrada em cápsulas. A dose e a forma de consumo, neste caso, podem variar. Dessa forma, você precisa ler as instruções presentes no rótulo da embalagem.

Isabela Castro.


Conheça quais são as gorduras boas e seus benefícios para a sua saúde e sua dieta.

As gorduras são importantes para o bom funcionamento do organismo humano, pois elas são responsáveis por proteger os órgãos contra choques mecânicos, fornecer energia, ajudar na manutenção da temperatura do corpo, produzir hormônios, transportar as proteínas e manter a estrutura das células. As chamadas gorduras boas são aquelas insaturadas, que agregam benefícios adicionais para a nossa saúde.

Encontradas em alimentos, como azeite de oliva, óleos vegetais, abacate e açaí, nozes, castanhas, azeitonas e peixes de águas profundas, as gorduras boas previnem as doenças cardiovasculares, diminuem os triglicerídeos sanguíneos, além de melhorar a circulação sanguínea e o sistema imunológico.

Confira abaixo como as gorduras boas podem fazer bem para a sua saúde e dieta!

1. São nutrientes essenciais para o ser humano

As gorduras são de suma importância para preservar a saúde humana, pois elas fazem parte dos macronutrientes fundamentais para garantir o bom funcionamento metabólico. A quantidade a ser ingerida varia de acordo com as necessidades de cada indivíduo. Geralmente, estima-se que uma alimentação composto 25% por gorduras boas já é o suficiente para uma vida saudável.

2. Protegem o coração

Ao ingerir as gorduras boas, você estará protegendo o seu coração. Essas gorduras são ótimas para reduzir os riscos de colesterol ruim e aumentar o nível de HDL, que também é chamado de colesterol bom. Além de prevenir contra os problemas metabólicos, as gorduras do bem também evitam doenças cardíacas, e controlam os batimentos do coração, impedindo que ocorram arritmias.

3. Ajuda na construção muscular

Para quem malha e está em busca da hipertrofia muscular, uma boa alternativa é consumir as gorduras do bem. O ideal é consumir entre 15% a 30% de gorduras boas para acelerar a construção dos seus músculos, elas oferecem um aumento e fortalecimento muscular.

Se você não consumir gorduras boas na sua dieta, consequentemente haverá um aumento do nível de cortisol e a redução do nível de testosterona, o que faz que haja maiores dificuldades para atingir a hipertrofia dos músculos.

4. Não fica depositada no abdômen

Uma boa razão para investir no consumo das gorduras boas na sua dieta é o fato de elas não se depositarem no abdômen. Sendo assim, esse tipo de gordura é bastante indicado para as pessoas que desejam emagrecer na área abdominal ou definir a barriga. No entanto, é importante dizer que o consumo tem que ser feito com moderação.

5. Contribuem para a formação hormonal

As gorduras do bem são usadas como base para promover a formação de diversos hormônios, incluindo os sexuais. Por isso, elas também ajudam na manutenção do bom funcionamento do organismo, do bem-estar e da saúde. A ausência dessas gorduras gera um déficit nutricional no corpo, pois começa a ter dificuldades para absorver vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), que se dissolvem somente quando entram em contato com a gordura.

Ao ficar sem consumir as gorduras boas, os músculos também enfrentam uma deficiência no abastecimento de energia, fazendo com que a saciedade plena não ocorra, além de enfraquecer o sistema imunológico e comprometer a elasticidade da pele.

6. Melhora a circulação sanguínea

A ingestão das gorduras boas ajuda a melhorar a circulação sanguínea, pois estimula a regulação da coagulação do sangue, contribuindo para com o controle da insulina e dos triglicerídeos sanguíneos. Há gorduras que atuam na redução da pressão arterial e previnem diversas doenças relacionadas a esse problema.

7. Estão presentes em alimentos nutritivos

Além de todos os motivos citados anteriormente, você também de incluir as gorduras boas na sua dieta porque elas estão presentes em alimentos nutritivos, que são saudáveis e anabólicos. Alguns desses alimentos são os ovos, salmão e óleo de coco, que podem ser combinados com proteínas e carboidratos.

Por Simone Leal

Gorduras boas


Saiba aqui se realmente beber água morna com canela emagrece e quais os benefícios e cuidados que você deve ter com essa combinação.

Substituinte do limão, a água com canela tornou-se um novo método para auxiliar o emagrecimento.

Depois de muito se ouvir falar sobre as propriedades benéficas do limão para quem quer emagrecer, a água com canela é a mais nova queridinha na rotina – e na garrafa – de quem quer perder peso.

É comum que escutemos falar de diversas dietas malucas, que prometem perdas de peso praticamente milagrosas. É importante, antes de qualquer coisa, nos lembrarmos que tanto a perda quanto o aumento de peso deve ser feito priorizando a saúde, já que esse é o fator principal cuja preocupação deve focar.

Antes de se submeter a qualquer procedimento que vá te deixar subnutrido e/ou doente, considere o que é mais importante que qualquer aparência física: o seu bem-estar.

Dito isso, preparamos este artigo justamente para mostrar a verdadeira face desta especiaria que é a canela. Saiba se realmente funciona e se faz diferença ingerir água morna com canela.

Canela, além de saborosa, é uma aliada da saúde

É claro que todas as coisas que são naturais da terra auxiliam em alguma coisa o nosso corpo. A canela não é excessão da regra, essa “madeirinha” auxilia a regulação dos hormônios, ajuda a digerir os alimentos consumidos, colabora com a circulação do sangue, melhora a memória e, provavelmente o mais impressionante, ajuda a perder aquela barriguinha indesejada.

Então, se você aprecia o sabor da canela, saiba que é muito bom para a sua saúde incluí-la em sua alimentação. É unir o útil ao agradável, já que seu sabor marcante costuma agradar a maioria dos paladares.

Vale lembrar que a canela pode ser usada como finalização de pratos e também como tempero, indo bem com diversas combinações.

Se você não tem o hábito de ingerir canela, comece a inserir a especiaria em seu dia-a-dia, desenvolvendo receitas que a usem ou optando por pratos que a tenham na composição.

Como a canela auxilia o emagrecimento?

A canela, assim como o café, o gengibre e a maçã, é um alimento termogênico. Em outras palavras, isso significa que ao ingerir esse alimento, as substâncias presentes na canela auxiliam a queima das calorias que estão no corpo. Esse fenômeno ocorre quando o alimento termogênico entra em contato com o organismo, aumenta a temperatura do corpo e assim conclui o seu “trabalho” queimando as calorias.

É como se o alimento fosse "quente" mesmo e fosse, por dentro de nós, ajudando na extração das calorias. É importante que você pense que ainda que seja muito bom ingerir canela, esse ato deve ser acompanhado de uma alimentação balanceada, além de prática de exercícios físicos, ou seja, de nada adianta você tomar água morna com canela se só ingerir comidas gordurosas e calóricas ou ter uma vida extremamente sedentária.

O segredo do emagrecimento sempre vai ser o equilíbrio, independente de qual método você vá escolher. Lembre-se de consultar o seu endocrinologista, para que ele oriente acerca do melhor método para a perda de peso.

Caso você deseje definir músculos específicos, é totalmente válido investir em exercícios com foco no que você quer. Trabalhe a ideia ao lado de seu personal trainer e coloque uma meta a ser alcançada, dependendo de quanto tempo de treino vocè tem disponível. Caso você não disponha de um profissional desse para te auxiliar, use a internet a seu favor e pesquise exercícios que você possa fazer em casa.

O uso da canela para emagrecimento pode ser um grande auxiliador na sua busca pelo corpo que te agrada, portanto, inclua esse hábito no seu dia-a-dia. E não se esqueça: nada de excessos.

Carolina B.


Pesquisa revela que pessoas que consomem café vivem mais.

Os amantes do café têm mais um motivo para comemorar e apreciar a sua xícara de café por dia. Isso porque, em recente publicação divulgada na última segunda-feira, dia 10 de julho, na revista científica intitulada “Annals of Internal Medicine”, pesquisadores descobriram que, após análise de pessoas que consomem a bebida por hábito, foi constatado que elas vivem mais.

A primeira pesquisa é de autoria da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, do Imperial College London, o artigo coletou informações do Grupo Europeu focado na investigação para o Câncer e Nutrição, o EPIC. Pela análise, foi descoberto que consumidores de café, na comparação com aqueles que não consumiam, possuem menos riscos de morte.

A coleta de dados foi feita em 10 países diferentes da Europa, incluindo 520 mil mulheres e homens. Sendo assim, essa é tida como a maior amostra de pesquisa já feita quando o assunto é o café.

Já a segunda pesquisa atribuiu um consumo maior de café a uma menor periculosidade de morte em etnias diferentes. Para os cientistas da Universidade do Sul de Califórnia, a cor da pele analisada é muito importante, já que cada raça possui um estilo de vida próprio e diferente.

Nesse segundo caso de estudo multiétnico, foram analisadas 185 mil pessoas por um período de, mais ou menos, 16 anos. Nesse artigo, foi desenvolvido sobre o consumo de café entre brancos, afro-americanos, latinos, japoneses e nativos americanos e do Havaí.

Na conclusão, pessoas com consumo diário de uma xícara de café possuem 12% menos chances de morrer do que aquelas que não a bebem. Na sequência, quem bebe de duas a três xícaras a cada dia, tem uma redução de 18% na chance de morte, conforme o estudo.

E para aqueles que bebem o café descafeinado, a notícia também é excelente. Isso porque o benefício de uma vida longa também ocorre para esses, já que o componente mais importante do café que prolonga a vida não é a cafeína. O argumento é da principal autora do estudo multiétnico, Verônica Setiawan.

Anteriormente a esses estudos, já havia algumas considerações sobre importância da bebida para a qualidade de vida, sendo associada e vista como benéfica para diversas outras doenças, como por exemplo, as doenças renais, respiratórias, de diabetes, infartos, cânceres e, principalmente, do coração.

Portanto, está aí um bom motivo para começar a apreciar a bebida. Considerada uma das mais importantes do mundo, o café é consumido por 75% de adultos nos Estados Unidos, sendo que 50% diz que o bebe diariamente.

Kellen Kunz


Consumo de chocolate com 70% ou mais de cacau ajuda na redução de riscos de doenças cardiovasculares.

Quando falamos de chocolate, logo vem a sensação de “alimento proibido”. Vendido aos montes, o chocolate é queridinho no mundo inteiro, inspirando diversas áreas da vida. A verdade é que esse docinho que todo mundo adora, quando consumido moderadamente, pode, na verdade, beneficiar a sua saúde.

O chocolate tem associação à redução de riscos acerca de doenças cardiovasculares, sendo capaz de ajudar na prevenção, por exemplo, de avc e ataques cardíacos.

Segundo um estudo europeu, realizado com mais de 55 mil pessoas, a ingestão moderada de chocolate que tenham a porcentagem igual ou maior que 70 representada por cacau, tem associação com a diminuição do risco de fibrilação atrial. Essa doença, representa uma arritmia cardíaca, que, por sua vez, se associa ao risco de AVC.

A propriedade que o chocolate tem para auxiliar na diminuição de riscos de acidente vascular cerebral, ou AVC, vem das substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes presentes no cacau.

Os chamados polifenóis tem um composto que combate o colesterol conhecido como “ruim”, o LDL. Esse “colesterol ruim” é o que fica nas paredes das artérias, formando placas de gordura. Os polifenóis, presentes no cacau, também diminuem a agregação de plaquetas, relacionada no desenvolvimento de trombas que ocasionam veias/artérias entupidas, ou seja, o mecanismo que é responsável pela ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares em geral, está, nesse caso, por trás do benefício do cacau na prevenção de AVC.

Falando mais especificamente, são os flavonoides que contribuem com essa ação. Esse flavonoides são uma “espécie” de polifenóis. Outro benefício do consumo moderado de chocolate é a redução dos níveis de pressão arterial.

Contudo, é importante lembrar e pontuar que os flavonoides, apesar de trazerem benefícios, devem ser ingeridos na alimentação de forma balanceada, não só diariamente como de acordo com o estilo de vida da pessoa, ou seja, de nada adianta ingerir a substância como se fosse um medicamento, porque não é deste modo que haverá alguma resposta imediata ou correção no organismo.

Carolina B.


Confira aqui os benefícios do milho para nossa saúde.

Um excelente cereal que possui nutrientes capazes de evitar o estresse, além de vários outros problemas de saúde: o milho!

O milho é um alimento que apresenta uma grande versatilidade à mesa. Ele é servido muitas vezes assado, na própria espiga (muito comum de se ver em praias do Brasil afora), pode aparecer também cozido com leite e canela, à canjica, ou como é falado no Nordeste, munguzá.

De forma extremamente prática o milho surge como pipoca, alimento que pede um bom filme, ou seria um bom filme que pede pipoca? Faz parte da tradicional polenta, adorada pelos descendentes de italianos, e já que estamos falando em países, ele também se apresenta na tortilla mexicana. Podemos dizer que o milho é uma festa!

Progresso do cereal

O milho teria sido bem diferente nos tempos idos, bem mais do que nosso milho de hoje. Teriam sido cruzamentos com uma diversidade de variedades que fizeram com que o grão ficasse com aspecto mais vistoso e inclusive mais nutritivo.

Milho e saúde

O milho possui amido, gerador de vigor, e niacina, que é uma vitamina do complexo B, ligada intimamente com o “bom humor”. Portanto, podemos dizer que esta junção serve para afastar o estresse.

A cor amarela do milho indica a presença de luteína e zeaxantina, que são substâncias de apoio à saúde ocular, pois protegem as células da retina, no fundo dos olhos e afastam a degeneração muscular, um mal que atinge principalmente os mais idosos, causando perda de visão.

O milho também é rico em fibras e por este motivo que a pipoca oferecerá até 5 vezes mais a quantidade do nutriente, se for comparado com folhas de alface, por exemplo. Neste caso o intestino será o beneficiado!

Interessante

Quando for preparar uma deliciosa pipoca procure não abusar muito do óleo, porque o milho quando muito encharcado tem a tendência de demorar mais a estourar. É interessante ir mexendo sempre a panela para que o calor atinja todos os grãos.

Procure não utilizar muito sal e manteiga, por razões óbvias, e para incrementar ainda mais o aspecto aromático coloque algumas ervas como orégano e alecrim, em pequena quantidade.

Bom apetite!

Por Silvano Andriotti


Confira aqui as principais verdades e mitos sobre o Limão.

A fruta cítrica limão é muito consumida pelos brasileiros e muitas pessoas utilizam a fruta com fins de emagrecimento. A fruta também possui poucas calorias e outra vantagem é que pode ser encontrada em todas as regiões do Brasil e durante todas as estações do ano. Mas o limão realmente emagrece? Veja alguns mitos e verdades no que se refere ao consumo desta fruta. É por exemplo, um mito o fato do limão eliminar gordura corporal. Sabemos que o limão é rico em potássio e auxilia na eliminação de urina pelo organismo, diminuindo assim a retenção de líquidos e o inchaço abdominal, mas não elimina a gordura diretamente.

É verdade que a fruta também limpa o paladar e diminui a vontade de comer doces, além de promover a saciedade devido a presença da fibra alimentar pectina. A fibra também ajuda a reduzir a constipação intestinal. Assim, a pessoa tende a comer menos, provocando o emagrecimento.

O limão é conhecido por desintoxicar o organismo. Outro mito. O limão possui antioxidantes, que retardam o envelhecimento celular, mas não desintoxica o corpo sozinho. É verdade que a fruta também ajuda a acelerar o metabolismo e a regular a pressão arterial. Outro mito comum é que o limão causa gastrites devido a sua acidez. Porém, na verdade, a fruta é alcalinizante e ao entrar em contato com o estômago o deixa menos ácido, equilibrando o seu PH.

Outra sugestão que vem sendo adotada em dietas é o consumo de água morna com limão em jejum para emagrecer. Outro mito. O único benefício de consumir água morna com limão é que esta mistura terá uma absorção mais veloz. Por fim, a casca do limão é fonte de monoterpenos, moléculas que reduzem a absorção de açúcar pelo organismo e é verdade que ele ajuda a regular a taxa de açúcar no sangue.

Dessa forma, embora tenha benefícios à saúde, o consumo da fruta por si só não é suficiente para promover o emagrecimento. O uso de limão deve ser aliado a uma alimentação saudável e à prática de exercícios físicos, para que possa haver a queima de calorias.

Anneliese Gobbes Faria


Pesquisa revela que consumo de pimenta uma vez por mês pode reduzir a mortalidade em até 13%.

Um estudo realizado com 16 mil americanos que durou quase 19 anos revelou que a pimenta é uma das responsáveis por estimular a dilatação de nossos vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial.

A pimenta prolonga a vida? Sim!

A resposta vem de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, na Universidade de Vermont. Os resultados mostraram que comer pimenta ao menos uma vez no mês reduz nossa mortalidade em até 13%. Os resultados apontam ainda queda no índice de patologias cardíacas como enfartes e também AVC.

Publicada no PLoS ONE, a conclusão explica que até mesmo pessoas tabagistas, sedentárias e com hábitos alimentares ruins foram beneficiadas com o consumo esporádico de pimenta. Em outras palavras, é possível afirmar que a pimenta faz o trabalho de quem não cuida de si mesmo.

E quais pimentas consumir?

Não há nenhum tipo específico de pimenta. Pode ser qualquer uma, sendo assim, utilize aquela que for de sua preferência. A forma de consumo (fresca ou em pó) também é indiferente.

Por que isso acontece?

Apesar da comprovação de seus benefícios, os pesquisadores ainda não sabem ao certo por qual motivo isso acontece. A tese mais aceita até o momento é de que a pimenta possui uma substância chamada de capsaicina que regula, dentre outras funções, a dilatação de vasos.

Quando há estímulos de canais, os vasos “expandem” e permitem com que o sangue passe com maior facilidade. De acordo com Durval Ribas Filho, presidente da ABRAN, este fator não melhora apenas a oxigenação de nossas células como também regula a pressão arterial. A combinação desses fatores resulta diretamente na diminuição de derrames e enfartes, doenças que acontecem quando há entupimento de vasos sanguíneos.

Outra propriedade da capsaicina envolve sua capacidade de promover a termogênese que nada mais é do que a queima de calorias. Segundo o Doutor Ribas, os consumidores de pimenta possuem menos chances de ficarem obesos ou acima do peso adequado.

Mas e o estômago? Não faz mal?

De acordo com a pesquisa, o consumo moderado traz benefícios até mesmo para o estômago, melhorando a flora intestinal por meio do fortalecimento do metabolismo celular e sistema imunológico.

Prevenção do Câncer

E a lista de vantagens não para de crescer! De acordo com os autores da pesquisa, a capsaicina equilibra os níveis de uma sustância conhecida como “NF Kappa Beta”, que é responsável por controlar o aumento das células.

E uma dica valiosa:

Para finalizar, os pesquisadores dão a dica de que os benefícios do consumo de pimenta podem ser potencializados através de dieta saudável e realização de esportes ou exercícios físicos.

Por Beatriz


Confira aqui quais são os principais benefícios do Grão de Bico.

De origem asiática, o grão-de-bico é uma leguminosa que se adapta em regiões mais frias. Na região Sul do Brasil esta planta herbácea abastece o mercado nacional, que carece da importação de países como o Chile e a Argentina principalmente.

O grão-de-bico possui um ciclo anual de produção e é muito nutritivo. Vitaminas A, B e B2 fazem parte da sua composição, bem como ferro, fósforo, cálcio e proteínas.

Fazendo uma pesquisa em diversos sites na internet, os benefícios do consumo deste grão são grandes.

Começando com o alto teor de proteínas e fibras, uma digestão mais lenta sacia a fome mais rapidamente e com isso a perda de peso é notável quando consumido regularmente.

A massa muscular é beneficiada com o amido de ferro, uma proteína fundamental para o desenvolvimento muscular.

Controlar a glicemia é outra função deste grão, ele regula a quantidade de glicose no sangue. Estudos mostram que o consumo diário melhora a taxa de glicose e diminui a chance de ter Diabetes do tipo 2.

O sistema cardiovascular é beneficiado por este alimento, onde o nível de colesterol ruim é reduzido. O nível do aminoácido homocisteína é reduzido pela alta taxa de ácido fólico e as propriedades antioxidantes evitam danos oxidativos.

Contra o câncer, este grão também mostra um resultado positivo, com o ácido fólico, vitaminas C e E e alguns fitonutrientes presentes em sua composição.

Além de facilitar a digestão, o grão-de-bico ajuda no processo digestivo pela alta concentração de fibras. Prevenção de prisão de ventre e uma melhoria geral no sistema digestivo também são notadas.

A estrutura óssea recebe minerais, cálcio e ferro, além da vitamina K, que uma deficiência na ingestão desta, causa uma maior frequência de fraturas.

Nas mulheres, além de diminuir em 40% as chances de ter diabetes do tipo 2, elas se beneficiam com a redução de casos com câncer de mama. Para as grávidas, a prevenção da má formação do tubo neural no fetos.

O grão-de-bico pode ser encontrado na forma desidratado e também pronta para o consumo e a sua utilização pode ser feita em saladas frias, com bacalhau (particularmente um prato lusitano), em sopas, aperitivos e até doces. Bom apetite!

Por Fernando Dias


Cogumelo é uma excelente fonte de proteína e tem baixo valor calórico.

A primeira caracteristica que se destaca em um cogumelo é sua leveza. Os cogumelos contêm uma grande quantidade de água que varia entre 82% e 92%, além de ter um teor muito baixo em hidratos de carbono e gorduras. Eles contém aproximadamente entre 1% e 3% de hidratos carbono em gordura cerca de 1,5% em sua composição. Por isso o cogumelo é muito recomendado em dietas para obesos e pessoas acima do peso.

Temos que considerar que outros componentes contribuem para moldar a leveza desse alimento. Entre eles destacam-se a sua riqueza em potássio ou alto teor de fibra. O Potássio ajuda remover fluidos corporais e a fibra produz uma maior sensação de saciedade, enquanto promove o trânsito intestinal, prevenindo a ocorrência de constipação, reduzindo a absorção do colesterol I e toxinas. Outro destaque é seu alto teor de proteínas responsáveis pelo fornecimento de todos os aminoácidos essenciais para o organismo.

Uma alimentação rica em vitaminas e minerais

Embora os cogumelos contenham pouca gordura ou carboidrato, ele é um alimento bastante rico em minerais e vitaminas. Os cogumelos são uma boa fonte de vitaminas do complexo B, incluindo a riboflavina, niacina e ácido pantotênico, que ajudam a fornecer energia para quebrar proteínas, gorduras e hidratos de carbono. A Vitaminas B também desempenha um papel importante no sistema nervoso.

Os cogumelos são também uma fonte de importantes minerais como o selênio, um mineral que funciona como um antioxidante para proteger as células do corpo contra danos a doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e outras doenças do envelhecimento. Além do cobre mineral que auxilia na produção de glóbulos vermelhos que transporta oxigênio pelo corpo. .

Rico em aromas e sabores

O cogumelo desempenha um papel importante na cozinha, podendo substituir, por exemplo, a carne moída. Assim como a carne, eles possuem um sabor salgado e são capazes de assumir as propriedades do sabor. Adicionando nutrientes aos alimentos e sem perder sabor ou textura.

Os cogumelos são capazes de produzir a saciedade. Estudos preliminares sugerem que o aumento da ingestão de alimentos de baixa densidade energética (ou seja, poucas calorias, dado ao volume de alimentos), especificamente cogumelos, no lugar de alimentos de alta densidade energética, como carne moída magra, pode ser um método eficaz para reduzir a ingestão de gordura enquanto ainda promove a saciedade.

Propriedades Medicinais

Os cogumelos comestíveis possuem componentes benéficos para a saúde humana. As propriedades medicinais de alguns cogumelos como o Reish, Maitake e Shiitake têm sido utilizada por um longo tempo no Oriente, mas o seu reconhecimento e expansão entre os países ocidentais é cada vez mais evidente.

As propriedades Curativas do Cogumelo são as seguintes:

A Cura do Câncer: Os cientistas estão estudando a possibilidade de alguns cogumelos serem úteis na cura do câncer. A pesquisa está sendo conduzida especificamente com o cogumelo maitake. Os cogumelos apresentam uma fracção contendo Lentinano, um polissacarídeo que pode barrar o crescimento de células cancerígenas, estimulando os linfócitos e os macrófagos, impedindo que as metástases que produzem alguns crancos.

Estimulação do sistema defensivo: Nesse mesmo fungo foram atribuídas propriedades adequadas para aumentar o sistema de defesa do organismo. Elas são obtidas a partir de uma série de extratos ricos em quintina e beta glucanos, que são capazes de estimular as células vermelhas do sangue responsáveis por neutralizar a invasão de bactérias ou vírus.

A fluidificação de proteção do sangue e de artérias: Muitos Cogumelos possuem propriedades antiplaquetárias, muitos úteis para a diminuição da agregação plaquetária e para que o fluxo de sangue no organismo seja melhorado e ao mesmo tempo protegendo as paredes de vasos sanguíneos. Isso melhora a circulação e ajuda na prevenção do aparecimento de muitas doenças cardiovasculares que se originam na má circulação do sangue como ataques cardíacos e derrames.

Paulo Naylan Chaves Freitas


Estudo foi realizado pela Universidade de Rush e constatou que o consumo pode estimular o rejuvenescimento do cérebro.

Você inclui couve na sua alimentação? A verdura conta com vitamina K e antocianinas, que estimulam a concentração, previnem danos nos nervos cerebrais, além de melhorar a defesa contra a demência e a doença de Alzheimer. Além disso, a couve ajuda a secar a pele oleosa e com acne, pois combate substâncias tóxicas como, por exemplo, radicais livres e ácido úrico.

A verdura também não pode faltar na sua dieta, porque as folhas têm pouca gordura e muitas fibras, ou seja, é um excelente carboidrato que deve fazer parte da sua rotina. Além de todos estes benefícios, ingerir couve com regularidade deixar o cérebro 11 anos mais jovem. Sabia?

O estudo foi realizado na Universidade de Rush, Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, uma porção diária da verdura com folhas escuras pode estimular o rejuvenescimento do cérebro. A análise foi realizada com 950 pessoas idosas, entre, dois e dez anos.

Além disso, a pesquisa indicou que os participantes que ingeriam folhas escuras diariamente apresentaram um declínio mental, em média, de 11 anos, ao ser comparado com outras pessoas que não se alimentaram das folhas. O estudo mostrou que os resultados ocorriam independentemente de outros fatores relacionados como as condições de saúde dos participantes, o nível de escolaridade e a prática de atividade física.

Desta forma, a ingestão de couve diariamente pode deixar o cérebro 11 anos mais jovem, segundo o estudo da Universidade dos Estados Unidos. Entre outros benefícios para o organismo, a verdura ajuda a prevenir pressão alta, devido ao potássio que auxilia na abertura dos vasos sanguíneos.

A couve também pode aliviar a sua dor de cabeça, sabia? É só preparar uma compressa quente esmagando as folhas, depois envolvendo em um pano ou outro tipo de compartimento e aplicando sob a testa para melhorar.

Uma curiosidade é que a couve-roxa tem propriedades anti-inflamatórias, sendo considerada uma boa reguladora de açúcar do sangue, devido à presença dos pigmentos vermelhos que estimulam o aumento de insulina e diminuem os níveis de açúcar do sangue.

Você sabia que a verdura é considerada o alimento nacional da Rússia? Lá eles consomem, aproximadamente, 7 vezes mais couve que a média dos norte-americanos. Depois destas dicas, não deixe de incluir a verdura na sua alimentação diária.

Por Babi


Confira aqui os principais benefícios do café para a saúde.

Os amantes do café afirmam que essa é a bebida mais consumida pelos brasileiros, e eles não estão errados. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira toma em media de 4 a 5 xícaras todos os dias. Isso reflete no consumo da bebida, que está em primeiro lugar na lista de compras da maioria da população.

Para mostrar a importância do café na vida das pessoas, outros alimentos como o feijão e o arroz ficaram para trás e estão em segundo e terceiro lugar na preferência do consumidor.

Mas o nosso país não é o único que possui amantes por café. Para se ter uma ideia, no Brasil cada indivíduo ingere aproximadamente 6 quilos do grão por ano, entretanto, em países como a Noruega, Dinamarca e Finlândia, esse número é bem maior e pode chegar a 13 quilos anuais.

As pessoas que tem o hábito de tomar café todos os dias acabam ingerindo várias substâncias e uma delas e a cafeína, que é conhecida por sua ação estimulante. O café pode acarretar inúmeros benefícios, confira abaixo alguns deles:

Fertilidade:

De acordo com cientistas do Hospital Universitário Aarhus, na Dinamarca, tomar café mais de cinco vezes por dia pode reduzir em 50% as chances de sucesso no tratamento de fertilização.

Câncer de pele:

Segundo a dermatologista Flávia Addor, os alimentos antioxidantes, como o café, podem ajudar na prevenção do câncer.

Expectativa de Vida:

Um estudo realizado no Instituto Nacional do Câncer, nos Estados Unidos, comprovou que beber de 3 a 4 xícaras de café pode aumentar o seu tempo de vida, sendo que para os homens a expectativa é de 10% de aumento e 13% para as mulheres.

Dor de Cabeça:

Algumas pessoas afirmam que o café causa dor de cabeça, enquanto outros dizem que melhora a dor. Mas, para não ter dúvidas, a pesquisadora Adriana Farah, recomenda a diminuição da ingestão cafeína até a pessoa perceber se é realmente a bebida que está lhe causando a dor. Contudo, na maioria dos casos, a cafeína pode ajudar, visto que em alguns analgésicos apresentam em sua formula a cafeína.

Mas para quem é fã da bebida, basta seguir as dicas e consumir de 3 a 4 xícaras por dia, que podem ser distribuídas em três porções: de manhã e as outras duas ou três à tarde, lembrando-se de sempre dar um tempo de uma hora entre uma tomada e outra.

Raquel Alice Moreira


Abóbora ajuda a emagrecer e é uma grande aliada da saúde.

Com apenas 26 calorias a cada 100 gramas e rica em vitamina A, nutriente importantíssimo para visão, ossos e pele, a abóbora definitivamente deve fazer parte da alimentação de quem busca uma dieta equilibrada. É importante ressaltar que a parte mais nutritiva se encontra em sua semente, pois dela podemos extrair o aminoácido triptofano, que ao ser ingerido, nosso organismo o transforma em serotonina, substância que proporciona bem-estar geral.

Rica em magnésio, a abobóbora pode ser considerada um relaxante natural, além de ser benéfico para o coração. Devido seu alto índice de proteína, a semente do fruto contribui para estabilizar o açúcar do sangue. A indicação é de que seja consumida durante o dia. Lembrando que ao estabilizarmos a taxa glicêmica, conseguimos eliminar gordura, ou seja, a semente ajuda a perder peso.

Outro fator importante é o uso do óleo de semente de abóbora na preparação dos alimentos, já que este possui Omega 3, substância que reduz a incidência de hipertrofia prostática benigna, ou seja, problema na próstata, doença que provoca dificuldade de urinar nos homens.

Além disso, a abóbora é fonte de ferro, fito esterol e fibras. O ferro ajuda na construção do sangue e promove energia. Já o fito esterol possui efeito comparável a anti-inflamatórios, porém, sem efeitos colaterais indesejáveis do medicamento industrializado.

Ficou comprovado o efeito alcalino que as sementes provocam no organismo. Muitas doenças como o cancêr está associado ao consumo de alimentos ácidos, portanto, mais um ponto positivo à abobora.

Para aproveitar tudo que este alimento oferece, é importante que seu consumo seja regular e que ela esteja presente na dieta diária. A recomendação dos nutricionistas é consumir uma porção, no mínimo, três vezes durante a semana. Lembrando que 50 gramas equivalem a uma porção, ou seja, meia colher de sopa já é suficiente.

Uma dica excelente é torrar as sementes para obter do alimento o grande aproveitamento de zinco, fitoesteróis e ômega 3, substâncias que ajudam a reduzir o colesterol.

Como Comprar:

No supermercado, é importante encontrar o fruto em boas condições para que ele ofereça o máximo de benefícios descritos. A dica é observar se a casca está lisa, se possui firmeza e se está sem manchas. Sempre escolha que lhe pareça mais fresca.

Renata Bianco


Conheça aqui quais são os principais benefícios da Castanha do Pará em nossa Saúde.

Um produto natural brasileiro é uma ótima opção para quem está tentando balancear a dieta. A castanha-do-pará é uma fruta oleaginosa que traz todos os tipos de benefícios à saúde, desde perda de peso até evitar problemas de saúde. Por que não conhecer um pouquinho mais sobre essa fruta que é brasileira e ajuda tanto?

1. Concentração de Gorduras Boas:

É normal que frutas oleaginosas como a castanha-do-pará sejam ricas em gorduras, mas para quem já começou a se preocupar com a dieta e desistir dela, chegam as boas notícias: estas gorduras são boas. Esse tipo de substância também é encontrada no azeite e ajuda o corpo porque tem propriedades antioxidantes. Isso quer dizer que a castanha-do-pará pode ser uma aliada no emagrecimento, na manutenção de uma boa pressão sanguínea e também ajuda a evitar problemas cardíacos.

2. Fonte de Proteínas e Cálcio:

A castanha também é um produto que deve ser consumido por quem come pouca ou nenhuma carne, como vegetarianos e veganos, por ser uma fonte de proteínas alternativa. O cálcio é outro elemento presente na castanha-do-pará, ele faz com que quem a consome tenha ossos mais duráveis.

3. Fonte de Selênio:

O selênio é um mineral que está muito relacionado à longevidade. Ele auxilia na produção de antioxidantes e na eliminação de toxinas no organismo. Além disso, o selênio ajuda a prevenir a formação de tumores, cânceres e também doenças degenerativas como mal de Alzheimer, que atinge boa parte da população mais idosa.

Como Consumir?

Para garantir o efeito desejado de suas castanhas não basta só ir ao mercado ou à feira e comprar qualquer uma. Elas precisam estar bem conservadas e longe da luz ou calor, já que nessas condições podem oxidar e perder suas propriedades benéficas. É melhor que o consumidor escolha castanhas que sejam armazenadas num lugar fresco e protegido da luz.

Outro fator que ajuda na qualidade das castanhas é a casca. Se for possível encontrar castanhas ainda na casca elas são as mais recomendadas. Caso isso seja impossível, as melhores opções são castanhas embaladas a vácuo ou em latas e embalagens escuras, tente evitar embalagens transparentes ou claras que não estão fechadas a vácuo.

A conservação deve ser realizada na geladeira. Depois de abrir seu pacote de castanhas para consumo mantenha-as sempre em lugares refrigerados e abrigados de influências externas.

Por Gizele Gavazzi


Fruta ajuda a combater gripes e inflamações respiratórias, além de aumentar as defesas do organismo.

Além do limão ser usado na culinária para temperar carnes, peixes e saladas, também é usado para a saúde do corpo humano. Os principais benefícios desta fruta que é rica em vitamina C e complexo B são: combater gripes, aumentar as defesas do nosso organismo e também combater as inflamações das vias respiratórias, o que acaba por melhorar a imunidade. Há também outros benefícios, sendo assim, o limão é importante para:

  • Ajudar a emagrecer por ter baixo valor calórico e possuir fibras, faz com que diminua o apetite.
  • Proteção das células, devido ser uma fruta antioxidante.
  • Reduzir acidez corporal, apesar do limão ser ácido, o mesmo é transformado no estômago e alcaliniza o sangue.
  • Ajudar na digestão e regula a absorção de açúcares, pelo fato de conter fibras solúveis, como a pectina.

Uma ótima forma de fazer uso do limão é através do suco, que pode ser ingerido durante as refeições, pois assim como informado acima, ajuda no emagrecimento e também aumenta a absorção de ferro da alimentação, combatendo e evitando assim a anemia.

O limão congelado também tem os mesmos benefícios descritos acima, que são facilitar a digestão, proteger as células e regular os açúcares. Ao realizar o congelamento do limão é mais fácil fazer o uso de sua casca a qual possui uma grande quantidade de fibras e antioxidantes.

Caso queira congelar a fruta, o primeiro passo é lavá-lo e logo após colocar no congelador. Para usar o limão deve-se simplesmente raspar a casca e colocar na refeição, seja salada, cozidos ou sobremesas e assim poderá usufruir de todos os seus benefícios.

Todas as qualidades desta fruta possuem seus benefícios, assim também como o limão siciliano, que por sua vez é mais propício para o aumento das defesas do organismo, facilita o emagrecimento, combate o ácido úrico, facilita a digestão, protege as células do organismo e regula a absorção dos açúcares.

Tanto o limão quanto o limão siciliano são muito parecidos nutricionalmente e, portanto, seus benefícios para o organismo são bem semelhantes.

É visível que o limão é muito benéfico ao ser humano, isso tudo devido aos seus componentes. Abaixo segue a informação nutricional para cada 100 gramas da fruta:

  • Energia – 26 calorias
  • Água – 90,1 g
  • Proteína – 0,5 g
  • Gordura – 0,3 g
  • Carboidrato – 1,9 g
  • Fibras – 2,1 g
  • Vitamina C – 55 mg.

FILIPE R SILVA


Confira aqui quais são os principais benefícios da Batata Doce em nossa saúde.

Um dos alimentos mais nutritivos, a batata doce, é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, ou seja, a sua absorção ocorre de forma lenta, liberando glicose na corrente sanguínea e estimulando pouca formação de insulina, hormônio responsável pelo aumento da fome e do acúmulo de gordura. Além disso, ela também é uma fonte de fibras, ferro, vitamina C, potássio, vitamina E, A e C. Não é à toa, que a batata doce pode contribuir para a sua saúde e deve fazer parte da sua dieta diária. Quer ver?

A batata doce atua regulando a pressão arterial, ajuda na prevenção da anemia, auxilia no emagrecimento, fortalece o sistema imune, é rica em cálcio, reduz o colesterol, ajuda a controlar a diabetes, auxilia na formação de colágeno e também tem propriedade anti-inflamatória devido à presença de vitaminas, tais como C, B6, beta-caroteno e manganês, que atuam no processo de cura de inflamação interna e externa.

Ela também é eficaz para combater as úlceras do estômago, porque as fibras ajudam na prevenção da prisão de ventre e acidez, como consequência reduz a possibilidade úlcera. Isso é resultado da presença de vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, beta-caroteno e cálcio. Outro detalhe é que a batata-doce fornece mais de 90% das necessidades de vitamina A do corpo, assim, de acordo com os especialistas, os fumantes devem ingerir alimentos que tenham esta vitamina.

Sabia que a batata doce também ajuda na prevenção de doenças inflamatórias crônicas como a artrite, por exemplo? Isso ocorre porque ela é rica em beta-criptoxantina. Além disso, segundo um estudo realizado, as pessoas que comeram alimentos com esta substância tinham 50% menos chances de desenvolver artrite inflamatória. A vitamina C presente na batata doce também ajuda a manter o colágeno.

Entre outros benefícios, a batata doce ajuda na manutenção do aparelho digestivo por ser rica em fibra dietética. Há estudos que indicam que elas também podem ajudar na limpeza de metais pesados do trato digestivo como, por exemplo, arsênio e o mercúrio. Desta forma, contribui para manter o sistema digestivo saudável.

Depois destas dicas, não deixe de incluir batata doce no cardápio. Alimentação saudável faz a diferença para a sua saúde e bem estar. 

Por Babi


Confira aqui quais são os principais benefícios da Banana para a nossa saúde.

Sabe qual fruta não pode deixar de fazer parte da sua dieta? A banana. Ela é facilmente encontrada em todas as estações do ano e proporciona vários benefícios para o organismo, desde o emagrecimento (devido à presença das fibras, que diminuem o apetite) até o aumento do bem estar (pela produção do hormônio da serotonina, que melhora o humor). Por que a banana deve fazer parte da sua alimentação?

A fruta é uma fonte rica em potássio, que auxilia o sistema circulatório a levar oxigênio para o cérebro e, assim atua ajudando na manutenção do balanço hídrico e dos batimentos cardíacos.

Você gosta de fazer atividade física? A banana fornece energia e ainda conta com carboidrato necessário para repor os estoques de glicogênio muscular. Por isso, após um treino pesado, aproveite para saborear a fruta. A banana tem muito ferro na sua composição e atua auxiliando as pessoas que têm deficiência deste nutriente no organismo. Além disso, contribui para estimular a produção de hemoglobina no sangue.

O seu intestino é desregulado? A fruta é rica em fibras solúveis que ajudam a diminuir a constipação e também auxilia no funcionamento intestinal.

Como é a sua TPM? Você sente vontade de brigar, chora ou enche a cara de chocolate? Neste período, não deixe de acrescentar banana na sua alimentação, porque a fruta tem vitamina B6, que atua na regulação dos níveis de glicose e ainda estimula o bom humor e melhora no estresse.

A banana também contribui para manter os ossos saudáveis e fortes devido a presença de frutooligossacarídeos, que ajudam na absorção de nutrientes que são essenciais para o organismo como cálcio e magnésio.

A fruta melhora a visão por conter alfa, beta-caroteno e vitamina A, que ajuda na proteção da retina. Além disso, reduz a pressão arterial por ser fonte de potássio, que ajuda a contrabalançar os efeitos do sódio.

Você sabia que fruta tem 500mg de potássio (em média) e apenas 1mg de sódio? A banana reduz o estresse e a depressão estimulando a produção de hormônios como a serotonina, que age como um relaxante para o organismo. A fruta também é afrodisíaca por conter minerais quelantes e enzimas como a Bromelina.

Por Babi


Confira aqui quais são os principais benefícios do Azeite de Oliva.

Os espanhóis são conhecidos por sua pele macia, sedosa e de aspecto saudável. Muitos atribuem esse fato ao consumo rotineiro de azeite. Conhecido popularmente como “ouro líquido”, o azeite é um alimento que oferece dezenas de benefícios para nossa saúde.

Especialistas em nutrição recomendam o consumo do azeite em jejum, esse tipo de atitude facilita o esvaziamento da vesícula biliar e dificulta a formação de cálculos.

Dentre suas extensas variações, o mais recomendado é o extra virgem, a justificativa se dá pelo fato de que ele é obtido a partir da primeira prensagem. Desta maneira, não há necessidade de nenhum processo químico. Em outras palavras, o extra virgem é o tipo de azeite mais natural e fidedigno do fruto.

Todos sabem que o organismo precisa de gordura para funcionar bem, as mais indicadas são as poli-insaturadas e monoinsaturadas. Pois é, o mais interessante de tudo é que ambas são propriedades muito presentes no azeite.

Com ação antioxidante, o azeite de oliva protege a pele contra rugas e é indicado também para aqueles que sofrem com rachaduras nos lábios por conta de condições climáticas. Sua potência é tanta que seu óleo é recomendado como espécie de hidratante facial para aqueles que sofrem com pele seca e sensível.

O seu composto vitamínico ajuda no fortalecimento das unhas. A dica é válida para mulheres e homens, independente da idade, que possuem unhas quebradiças, manchadas e escamadas.

As placas responsáveis pelo entupimento dos vasos sanguíneos e artérias também podem apresentar redução através do consumo da substância. Sua riqueza em vitamina E previne o câncer, infarto e outras patologias cardíacas.

O Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa, na França, comprovou por meio de estudos e análises que o azeite é um ótimo aliado no combate aos derrames. Outro ponto bastante positivo é que além de regular os índices do mau colesterol e coagulação sanguínea, o consumo diário ajuda ainda na digestão de nossas refeições.

Não obstante, o azeite ainda contribui para o desenvolvimento e preservação dos ossos. Achou esquisito? Vamos por partes: Em meio a seus componentes, existe um que se chama “oleuropeína”, seus efeitos no organismo são os mesmo do cálcio. Com isso, é possível afirmar que além das vantagens para o coração, sangue, pele, unhas, cabelos, podemos também aproveitá-lo como forma de prevenção à osteoporose.

Bom, realmente vocês já devem ter percebido o quão vantajoso é o consumo do azeite extra virgem, não é mesmo? Embora as vantagens de consumo sejam imensas, é sempre bom destacar que ele é bastante calórico, portanto, recomendam-se porções diárias de 25 a 35 mililitros. Para ficar mais fácil, essa quantidade equivale a 04 colheres de sopa.

Por Beatriz


Caminhar alguns momentos todos os dias traz enormes benefícios à saúde física e mental.

Todos sabemos que exercícios físicos são essenciais para o bem-estar do organismo não é mesmo? Mas por vezes, fatores como a falta de tempo ou dinheiro podem ser um empecilho para algumas pessoas. A boa notícia é que com apenas alguns momentos de caminhada diária, o seu corpo pode ter benefícios incríveis. Confira abaixo alguns:

Combate doenças: depressão, diabetes, osteoporose e outras podem ser combatidas e controladas com a prática de apenas alguns minutos de caminhada diária. Além destas também há a prevenção de doenças como infarto ou derrames, pois a caminhada ajuda o coração a bombear o sangue corretamente.

Gasto de calorias: está adquirindo aquela barriguinha indesejável? A caminhada pode ajudar a controlá-la. Os especialistas afirmam que é uma das atividades com maior gasto calórico, pois a tendência é que haja uma variação constante da intensidade do caminhar, fazendo com que o organismo reaja de forma positiva, queimando calorias.

Aumenta a disposição: anda desanimado? Sem vontade de executar suas tarefas diárias? Experimente caminhar por meia hora antes de seu expediente. Os resultados são incríveis.

Melhora a circulação sanguínea: como o coração bombeia sangue com uma frequência maior, há uma melhora da circulação sanguínea. Além disso, os músculos em movimento ajudam na circulação do sangue pelos vasos.

Melhora a saúde do cérebro: como há melhor circulação do sangue pelo corpo, e melhor oxigenação, o cérebro também é beneficiado.

Melhora a capacidade respiratória: falta de ar e cansaço ficarão para trás se a prática da caminhada fizer parte de seu dia a dia. Isso porque andar melhora a capacidade pulmonar. O resultado é ainda melhor se a caminhada for feita ao ar livre, num parque, por exemplo.

Combate a depressão: durante a caminhada, doses de endorfina são liberadas no seu organismo. E esse hormônio é um dos responsáveis pela sensação de bem-estar e também ajuda no combate à depressão.

Combate a osteoporose: uma caminhada sob o sol da manhã faz com que as produções de vitaminas responsáveis pela saúde dos ossos sejam produzidas. E nada melhor para cuidar dos ossos do que usá-los corretamente.

O maior dos benefícios da prática da caminhada é que não é necessária experiência ou supervisão de um profissional para a prática. Qualquer pessoa pode caminhar moderadamente todos os dias, sem prejuízos para a saúde. O tempo e a intensidade da caminhada vão depender da disposição e do estado de saúde de cada um.

Além de ser excelente para a saúde, caminhar ao ar livre, pode ser ótimo para a mente, pois deixa o corpo em um estado de relaxamento ideal.

Está esperando o que? Coloque já as pernas para mexer e desfrute dos benefícios da caminhada!

Por Patrícia Generoso

Caminhada diária


A saúde é algo de grande importância para todos os seres humanos, por isso, se manter saudável é sinônimo de felicidade. Se manter saudável requer alguns sacrifícios como, por exemplo, na sua alimentação, isso mesmo, para evitar ficar acima do peso e ter uma série de problemas que podem levar até mesmo ao falecimento, é necessário manter uma boa alimentação.

Você pode se manter saudável de uma forma bem simples, existem vários tipos de alimentos que podem o ajudar a perder peso, manter as energias para o seu cotidiano, entre outros benefícios sem exigir um grande esforço por parte da pessoa. A chia é um ótimo exemplo de alimento saudável e que pode mudar os seus costumes alimentares para melhor.

Caso você ainda não conheça a chia, saiba que ela é uma semente que tem como origem o México. A mesma foi bastante consumida por civilizações antigas para que as pessoas obtivessem força e resistência física. Hoje, sabemos que a chia oferece vários benefícios que você poderá conferir na continuação deste artigo. Antes disso é bom saber que a chia possui alto teor de ômega 3, contém fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.

Ação anti-inflamatória: com a grande quantidade de ômega 3, a chia é capaz de combater a inflamação do organismo. Estudos comprovam que a chia em forma de grão ou óleo é capaz de aumentar os níveis plasmáticos de ácidos graxos ômega 3.

Ação antioxidante: a chia dispõe de compostos bioativos que oferecem uma forte ação antioxidante, dessa forma, ela ajuda a combater os radicais livres que causam o envelhecimento precoce e doenças.

Diabetes: esse alimento pode ajudar no controle à diabetes. A chia possui alto teor de fibras, que por sua vez ajuda a melhorar a sensibilidade ao hormônio insulina, assim tornando mais lenta a absorção de açúcares pelo intestino, que consequentemente pode manter o açúcar no sangue controlado.

Emagrecimento: a chia pode lhe ajudar a emagrecer com saúde e ainda sim manter o peso ideal, isso devido à fonte de fibras do alimento, que formam uma espécie de composto gelatinoso no estomago que consequentemente irá tornar a digestão mais lenta e dar uma sensação de saciedade a mais.

Ajuda contra doenças cardiovasculares: uma pesquisa constatou que a chia se consumida de forma correta e inserida na alimentação pode melhorar a sensibilidade à insulina e ajudar na redução da gordura visceral.

Outros benefícios: o grão ainda pode combater a constipação mantendo a saúde intestinal, mantém o controle da pressão arterial, oferece benefícios a saúde cerebral, melhora a resistência física e ajudar na recuperação muscular.

A chia pode ser inserida na alimentação diária por meio de grãos, óleo ou até mesmo através de sua farinha, que também é muito procurada.

Por Bruno Henrique


Quando falamos em gordura, logo vem à mente os prejuízos que ela oferece à saúde e à boa forma. Entretanto, é importante conhecer os diversos tipos de gordura e saber que nem todas são ruins para o nosso organismo, pois são excelentes fontes de energia e contribuem na absorção de nutrientes.

Saturadas, poli-insaturadas, monoinsaturadas, Ômega 3 e Ômega 6. Todas elas, se consumidas adequadamente, oferecem algum tipo de benefício ao organismo. Por exemplo, as gorduras monoinsaturadas aumentam a quantidade do colesterol bom. O Ômega 3 protege contra problemas cardíacos. As gorduras poli-insaturadas podem reduzir os riscos de diabetes tipo 2 e problemas do coração. Uma porção de Ômega 6 em conjunto com uma porção de Ômega 3 podem reduzir os riscos de doenças coronarianas. Portanto, com a devida moderação, as gorduras podem fazer parte de nosso cardápio.  

Entretanto, há gorduras que devem ser terminantemente evitadas, que são as famosas gorduras trans, estas sim, verdadeiras vilãs, elevam as taxas de LDL – o colesterol ruim, e abaixam as taxas do HDL – colesterol bom. As gorduras trans são modificadas quimicamente por meio de hidrogenação, que é um processo que funciona como um conservante de alimentos, são encontradas em biscoitos recheados, por exemplo.

Por Leni do Vale


O azeite é um dos alimentos mais antigos e mais importantes no cardápio do homem e ele é rico em ácidos monoinsaturados, vitamina E e os famosos antioxidantes, prevenindo o corpo de ter vários tipos de doenças como problemas cardiovasculares, envelhecimento precoce, além de lubrificar o intestino e ainda poderá combater o câncer.

O azeite pode ajudar a manter o peso ideal, visto que ele evita a formação de gordura, principalmente na região da barriga, sendo que é necessário ingerir uma porção mínima do alimento, mas sem exagero, pois ele é muito calórico. Preferencialmente, usa-se para esse fim o azeite comum, pois os compostos são ricos em gorduras saturadas devido à presença de outros óleos em sua composição. O azeite não refinado ou virgem também é melhor do que os outros tipos, tendo mais componentes antioxidantes do que os de outras qualidades.

O azeite deve ser consumido sem ser aquecido, pois numa temperatura acima de 175ºC ele perde suas propriedades e torna-se uma substância tóxica ao organismo, mas é melhor consumi-lo do que o óleo de soja comum porque tem grande quantidade de gordura monoinssaturada. Até mesmo o óleo de dendê não é tão benéfico ao organismo quanto o azeite que deve ter pouca idade, sendo o contrário do vinho e também deve ser guardado longe do calor e em recipiente fosco para não ter contato com a luz e calor.

Além de ser um ótimo alimento, com sabor inigualável ele estimula o cérebro, devido aos seus componentes antioxidantes, e regula o colesterol também devido a estes componentes, sendo até mesmo um ótimo anti-inflamatório.

Você tem bons motivos para ter o azeite sempre presente no seu dia a dia.

Por Russel


Vegetais, frutas e verduras são indispensáveis para qualquer alimentação saudável e a cenoura é uma das mais importantes.

Adorada por coelhos, e muitas vezes rejeitada pelas crianças, a cenoura de cor tipicamente laranja, traz enormes benefícios para a saúde humana. Rica em diversos nutrientes e vitaminas, ela é fundamental para adolescentes em crescimento e para adultos que desejam ter uma vida mais longa

A cenoura é importante fonte de vitaminas. Riquíssima em Vitamina C (que ajuda o organismo no combate contra vírus e bactérias) e Vitamina A, a cenoura ainda possui diversos minerais fundamentais para garantir uma boa circulação sanguínea e saúde dos músculos e ossos de nosso corpo.

Deve se evitar deixar a cenoura em contato com o sol, pois ele causa a perda da tão importante vitamina A. Lembre-se de que não é bom fazer suco da cenoura através do liquidificador, sempre prefira a centrífuga e evite cozê-la.

Por Rodolpho Medeiros


Muitos não possuem tempo suficiente em suas agendas para a prática de exercícios físicos. Tais pessoas sedentárias podem ter sérios problemas de saúde anos mais tarde.

Existe um tipo de ginástica ideal para este tipo de pessoa. A ginástica laboral consiste em uma série de exercícios físicos e alongamentos corpóreos no próprio local de trabalho. Criado no Japão, para ajudar no rendimento e qualidade de vida dos funcionários, a ginástica laboral é fundamental para se garantir uma boa saúde no próprio serviço.

São inúmeros os benefícios que a ginástica laboral nos proporciona. Fisiologicamente, ela melhora a flexibilidade e mobilidade dos músculos, melhora a postura do corpo, ajuda na circulação sanguínea e previne o surgimento de doenças como a LER. Já psicologicamente, ela proporciona uma melhor autoestima no trabalho e ajuda a aumentar o índice de concentração no serviço.

A ginástica laboral é importante para aqueles que não possuem tempo para a prática de exercícios físicos, além de garantir uma melhor saúde durante o tempo de trabalho. 

Por Rodolpho Medeiros


Algumas verduras são importantes para a saúde humana. Deixar o prato um pouco mais verde poderá nos render alguns anos a mais de vida.

Um vegetal muito importante é o brócolis. Parecido com uma pequenina árvore, apresentando um sabor suave, este vegetal é muitas vezes posto de lado por nós durante a refeição, entretanto suas substâncias e nutrientes podem ajudar a combater até doenças mais graves como o câncer.

Rico em vitamina A, e também em vitamina C, poderoso antioxidante, o brócolis também contém substâncias que ajudam no combate às células cancerígenas. Sulforafano é uma substância química que inibe as células responsáveis pelo câncer, logo na fase inicial da doença, além de conter ácido fólico, que também auxilia contra a moléstia.

O sulforafano, do mesmo modo, auxilia no controle da diabetes. Ele protege os vasos sanguíneos dos efeitos maléficos causados pelo o excesso de açúcar em nosso organismo, além de auxiliar a ação da insulina.

Comer verduras, e principalmente brócolis é sinônimo de uma boa saúde.

Por Rodolpho Medeiros


Existem exercícios físicos que juntam o prazer ao bom condicionamento do corpo. Fazer a famosa caminhada, além de nos proporcionar ótimos momentos, ainda mantém o nosso organismo saudável.

Fazer caminhada com frequência auxilia para a manutenção da saúde de nosso corpo. Ela proporciona diversos benefícios ao organismo, como emagrecimento, controle do colesterol e da diabetes, além de produzir um certo tipo de hormônio, conhecido por Endorfina, o qual ao ser libertado na corrente sanguínea pela hipófise, gera em nosso corpo uma sensação de prazer, sendo também importante para melhoria do condicionamento físico do organismo.

Uma boa dica para quem pretende reduzir níveis de mau colesterol no organismo é a prática constante da caminhada. Os exercícios físicos ajudam o nosso corpo na produção de bom colesterol, conhecido por HDL, que ao cair na corrente sanguínea, carrega o mau colesterol, retirando-o dos grandes acúmulos nos vasos.

Caminhar faz bem a saúde e ainda nos proporciona bons momentos de prazer. 

Por Rodolpho Medeiros


Todos adoram a batata. Com ela fazemos deliciosas massas, crocantes fritas, adoráveis bolinhos e agradáveis doces, porém a batata inglesa pode ser substituída em nossa dieta por outro tipo, a batata doce.

A batata doce é uma espécie de raiz, rica em nutrientes. Cultivada em nosso país, a batata doce contém índice glicêmico bem menor do que inglesa, ou seja, libera uma quantidade menor de açúcar no sangue, por isso não gera tanto acúmulo de gordura quanto a outra.

Rica em diversos nutrientes, principalmente ferro e cálcio, importantes para a composição de nossos ossos e para o sangue, ela também é excelente fonte de betacaroteno, um antioxidante, fundamental para a produção de vitamina A e seus derivados. A batata doce deve ser consumida preferencialmente com a casca, pois ela é uma ótima fonte de fibras para o nosso organismo.

Quem deseja ter uma dieta mais saudável, deve acrescer a batata doce ao cardápio, pois além de nos fornecer nutrientes, não engorda tanto quanto a batata inglesa. 

Por Rodolpho Medeiros


Existem alguns tipos de alimentos que são fundamentais para uma boa saúde. Verduras, frutas e legumes devem sempre fazer parte de uma boa dieta.

Um tipo de fruto, muito apreciado na culinária por causa de seu sabor levemente adocicado é a abóbora. Muitos chefes de cozinha adoram utilizar este fruto para fazer suflês, caldos, doces e massas, sua consistência e doce sabor rende maravilhosos pratos, além de ser importante fonte de nutrientes e vitaminas.

Apesar do açúcar presente no fruto, este não é liberado em grandes quantidades no organismo, podendo fazer parte das refeições de quem está de dieta.

A moranga é rica em betacaroteno, também presente em laranjas, importante antioxidante, que também ajuda no combate contra vírus e bactérias. Ela também é importante fonte de vitamina A, fundamental para uma boa visão, sendo também rica em fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino.

A abóbora deve fazer parte de nossa dieta, pois além de apresentar um adorável sabor, possui nutrientes e vitaminas fundamentais para o corpo humano. 

Por Rodolpho Medeiros


Fazer exercício físico é essencial para quem deseja ter uma vida longa e saudável. Corridas diárias, caminhadas, malhação, peladas de futebol e outros tipos de atividades físicas são sempre bem-vindas, mas nenhuma delas é tão eficiente quanto a natação.

A Natação é considerada um exercício físico completo. Desde a antiguidade, na era grega, o ato de nadar era considerado fundamental para qualquer bom guerreiro, em dias atuais, natação é considerada o esporte mais completo. Nadar não prejudica a função motora do corpo, nem nenhum ligamento, e ainda traz diversos benefícios.

Alguns dos benefícios proporcionados pela natação são: melhora na capacidade de respiração e oxigenação do corpo, aumento da resistência muscular, ajuda na queda do colesterol ruim presente no organismo, auxilia no controle da pressão arterial, melhora a qualidade do sono e alivia o estresse.

Praticar o nado é importante para todas as faixas etárias, ela auxilia no desenvolvimento corporal da criança e é o melhor tipo de exercícios para os idosos.

Por Rodolpho Medeiros


A laranja é uma fruta adorada em todo o mundo. Não há ninguém que não goste de uma boa laranjada gelada em épocas de calor. Seu inconfundível sabor e agradável aroma podem ser encontrados em balas, doces, bolos, refrigerantes e medicamentos.

Esta fruta tem grande valor nutricional. Além de ser uma importante fonte de vitamina C, essencial para as reações metabólicas e poderoso antioxidante, a laranja possui potássio, componente importante para a composição do sangue e da musculatura. Ela também é rica em betacaroteno, composto importante que ajuda na prevenção do câncer e infarto do coração.    

Outra parte da laranja, geralmente dispensada depois de utilizada, é o bagaço. Fonte importante de fibras que auxiliam o organismo na absorção de líquidos e que ajudam a ter o intestino em bom funcionamento, além de ajudar no combate contra o colesterol.

A ingestão da laranja faz bem ao organismo e é parte essencial de uma dieta balanceada. 

Por Rodolpho Medeiros


Foi-se o tempo em que comer banana era coisa de “pobre”. Foi-se o tempo também em que, se algum produto custasse barato, seu valor seria qualificado como “preço de banana”. Tanto o mercado quanto os consumidores já sentem a diferença no preço da fruta, que anda mais caro. Além disso, cada vez mais a ciência tem nos conscientizado sobre os benefícios que ela proporciona para a saúde.

O fato é que, hoje em dia, comer a fruta mais conhecida do Brasil é sinônimo de ter reduzido em torno de 21% as chances de sofrer de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente chamado de “derrame cerebral”. Essa redução é eficaz se ingerirmos diariamente 1.6 miligramas de potássio, de acordo com o jornal Britâncio Daily Mail, a partir de uma pesquisa realizada por cientistas da Inglaterra e da Itália.

Os pesquisadores salientam ainda que a hipertensão também é um fator de risco para o AVC e que o potássio pode ajudar a diminuir a pressão arterial. Porém, quando em baixas quantidades, pode provocar algumas complicações.

Para o Journal of American College of Cardiology, a ingestão de fontes de potássio e a diminuição do sal diminuirão em mais de um milhão as mortes por ano no mundo, devido ao AVC.

Boa notícia para os brasileiros. Afinal, somos um dos países que mais consome a fruta!

Por Alberto Vicente


Quem já não ouviu a expressão: “toma um chá que passa!”. Realmente alguns chás fazem efeitos milagrosos para o nosso organismo.

O chá (como apresenta em sua base água e erva) hidrata, acaba com o inchaço e alguns tipos tiram até a fome.

Segue uma relação de chás que podem ajudar em algumas dietas: carqueja, erva-doce, jurubeba, cavalinha, bugre, abacateiro, boldo, cáscara-sagrada, hortelã, menta, chá branco e o verde.

O chá branco é muito bom para eliminar gordura, pois desintoxica, desincha e acelera o metabolismo.

Segundo uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a grande maioria da população usa chás para tratar de doenças, porém o uso em excesso pode acabar prejudicando a saúde. Dessa forma nunca substitua a ingestão de água, nem alguma refeição, por chás.

As gestantes devem sempre procurar um médico antes de tomar qualquer tipo de chá, como por exemplo, o boldo não é adequado para as grávidas.

Por Viviane Lima


A importância de se ingerir determinados alimentos é mais importante do que se pode imaginar, tanto a falta quanto o excesso de algumas substâncias podem alterar o funcionamento de nosso organismo.

O iodo é uma dessas substancias, é considerado um micromineral nutriente de grande importância para nosso corpo. É encontrado em maior concentração na glândula tireoide, pois é responsável pela aceleração das reações celulares em todo o organismo.

Recomenda-se que a concentração do iodo no organismo seja de 15 a 23 mg para uma pessoa adulta.

Sua ausência pode causar o bócio, hipotireoidismo, em gestantes o perigo é maior, pode causar aborto, aumenta as chances de anomalias congênitas. Além disso, alguns especialistas apontam que o sobrepeso pode ser um indicativo de problemas da tireóide que comumente é provocado pela deficiência de iodo.

Já as pessoas que se submetem as altas doses de iodo costumam apresentar quadro de supressão da atividade da tireoide

Procure um médico e comece uma dieta alimentar mais equilibrada para evitar problemas.

Por Milena Evelyn


Um adulto deve beber 2 litros de água por dia, em média. Acha muito ou no corre-corre do dia a dia não sobra tempo para isso? Pense melhor então, e procure intercalar alguns bons goles de água durante o dia, para que seu organismo mantenha-se sempre equilibrado e consiga combater melhor as doenças. Além de evitar problemas nos rins, uma boa hidratação mantém a pele saudável e com bom aspecto.

As frutas e sucos também são uma ótima alternativa para complementar a ingestão necessária desse líquido tão precioso. A água auxilia também na diminuição do apetite, o que acarreta comer menos, e assim,  perder mais massa de gordura.

Dentre as diversas vantagens ao organismo de uma ingestão adequada de água, estão:  diminuição de sódio e, consequentemente, da celulite e um controle melhor da pressão alta, eliminação das toxinas e um melhor trânsito intestinal.

Então, aprecie bons e generosos goles de água sem moderação, e viva melhor!

Por Gilvani de Oliveira

Fonte: Minha Vida


O levedo de cerveja ou levedura é um produto natural comumente usado na fermentação da cerveja. Além disso, ele possui uma série de propriedades que ajudam nosso organismo, é considerado um protetor natural.

Seus benefícios são vários, ele contribui para o sistema imunológico, auxilia o fígado, ajuda na desintoxicação do organismo, combate o cansaço excessivo e a fadiga, através do complexo B e dos sais minerais presentes em sua composição.

Geralmente as pessoas consomem o levedo de cerveja em forma de pó, em cápsulas, que devem ser tomadas diariamente. Lembrando que antes de ingerir qualquer substância um médico deve ser consultado.

Sua utilização é feita há vários anos, muitas pesquisas recomendam o uso desse composto para controlar problemas de saúde como diabetes, e outros mais comuns como as infecções, resfriados até mesmo a deficiência de vitaminas.

Por Milena Evelyn


É provável que a maioria das pessoas já tenha experimentado o sorvete de pistache, mas pouquíssimas delas sabem qual a sua origem e algumas nunca chegaram a ver o fruto.

O pistache é originário do sudoeste asiático, mas atualmente o seu cultivo se espalhou pelo mundo todo. Além disso, esse pequeno fruto é notável quanto aos seus nutrientes e benefícios.

As sementes de pistache são ricas em fibras, que auxiliam o funcionamento do intestino, contém muito potássio que controla o sódio presente no organismo, são ricas em proteínas, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, magnésio e cobre.

De acordo com pesquisas, o pistache possui em sua composição gordura monoinsaturada, que dilata os vasos sanguíneos aumentando o nível do bom colesterol. O fruto ainda possui antioxidantes que combatem diretamente os radicais livres.

O pistache pode facilmente ser incluído na alimentação diária de qualquer pessoa, como nos doces, conservas, pudins, saladas, misturado ao queijo cottage e a demais alimentos.

Por Milena Evelyn


A nossa alimentação é parte fundamental para o desenvolvimento e bom funcionamento do nosso organismo. Procurar uma dieta adequada ao nosso tipo físico e associá-la a prática de atividades físicas, formam a combinação ideal para nossa saúde.

Alguns alimentos além de muito saborosos também são altamente nutritivos, entre eles podemos citar a beterraba.

A beterraba é uma hortaliça considerada a mais rica em ferro e sacarose (açúcar), além da presença da vitamina A, complexo C, sais minerais, etc. Sua principal utilização é nas saladas e nos sucos.

Sua coloração avermelhada chama a atenção assim como o seu sabor adocicado, conquistam facilmente o paladar das crianças.

Esse alimento pode ser facilmente introduzido na alimentação das crianças, misturada com outros sucos, na salada e dando cor quando misturada ao arroz, macarrão, etc.

Por Milena Evelyn


O champignon é considerado um cogumelo comestível, pertence ao grupo de fungos e vem de origem Europeia e Oriental. No Brasil cerca de 30 anos atrás ele já aparecia no preparo de diversos pratos.

Os cogumelos comestíveis podem ser encontrados em diversos pratos da culinária mundial, assim como a sua variedade que pode chegar a mais de cinco mil tipos. Vale lembrar que nem todas as espécies podem ser consumidas, já que existem alguns venenosos.

Recentemente sua importância tem se refletido nos hábitos alimentares das pessoas, já que podem ser facilmente combinado com saladas, massas, carnes e aves. Além disso, o champignon é rico em ácido fólico, complexo B, fibras solúveis, auxilia também no combate a anemia e ao colesterol.

Ele pode ser acrescentado na alimentação como um alimento fresco ou desidratado, lembrando que é necessário hidratá-lo em água quente sem ferver para que suas propriedades sejam aproveitadas da melhor forma possível.

Por Milena Evelyn


O guaraná em pó já é um velho conhecido de frequentadores de lojas de produtos naturais e atletas, pois seus benefícios são mais que mundialmente comentados. O jargão mais conhecido é que o guaraná é estimulante, e é pura verdade. A fruta que dá origem também ao refrigerante é um estimulante cinco vezes maior que o café.

O pó extraído da fruta age no corpo humano após a ingestão estimulando a liberação de dopamina e adrenalina, por isso a súbita energia formada no corpo dos que a consomem antes de exercícios físicos. Sendo assim, o composto geralmente tomado com outros produtos em uma vitamina (a forma como será ingerido não importa) é bastante usado para combater o cansaço físico e ajudar a estimular o corpo na prática de esportes, bem como repor as energias após o mesmo.

Mas uma recomendação: mesmo sendo natural, abusar pode causar danos a saúde. Uma vez que ele estimula a produção e liberação de adrelina, tal hormônio em excesso no corpo causa espasmos, nervosismo e até gastrite.

O consumo ideal é uma colher de chá de sopa por dia, seja dissolvida em água ou sozinha associada a uma fruta.

Por Lidianne Andrade


Diferente daquilo que diz a crendice popular, um estudo israelense diz que café faz bem à saúde. Segundo pesquisadores do Sheba Medical Center, três xícaras de café por dia protegem o sistema circulatório e previne o infarto.

Médicos do Instituto do Coração de Sheba liderados pelo professor Michael Shechter realizaram o estudo com 40 adultos saudáveis e outros 40 cardíacos. Todos ingeriram uma pílula de cafeína equivalente as três xícaras de café e, exames feitos após o teste mostraram que houve melhora no funcionamento do endotélio, redução da proteína C-reativa, fator que dá a possibilidade de acontecer ataques cardíacos e acidente vascular cerebral (AVC) e aumento da adiponectina, proteína que previne tais problemas.

A cafeína fez bem aos dois tipos de pacientes. Mesmo sem ter ao certo quais são as consequências do consumo da cafeína em longo prazo, o efeito por um pequeno período é positivo. Estudos para uso em longos períodos já estão nos planos dos pesquisadores.

Por Danielle Vieira


Depois de adultos há a tendência de aposentar certas práticas infantis em prol do amadurecimento como brincar de se esconder, elástico, entre outras. Mas se muitos adultos bem soubessem, migrariam a prática de pular corda para os tempos atuais.

A corda é um excelente exercício físico, ela é usada há muitos anos como preparatório de aquecimento em esportes como boxe e karatê, mas é um ótimo exercício para ser praticado como atração principal para a perda de calorias.

A atividade é de baixo custo, pode-se comprar uma corda específica para exercício de adultos em loja de esportes com preços variando de R$ 20 a R$ 80 com durabilidade de mais de cinco anos em perfeito estado, se conservada, claro. Para comprar, dê preferência a materiais mais pesados na parte da corda para que ela exija mais movimento do braço para fazer o giro de 360º.

Pela quantidade de músculos movidas no corpo simultaneamente, pular a corda pode ser uma das melhores atividades para perda de calorias.

Entre os benefícios do exercício estão: melhora no equilíbrio, coordenação motora, estímulo à atividade cardíaca e age na tonificação dos músculos das pernas.

Mas cuidado: sempre use tênis com amortecimento, pois é um exercício de impacto e o joelho pode sofrer com isso. Além disso, sempre faça alongamento antes de uma atividade física, para ajudar o corpo a se preparar para o impacto e evitar danos maiores.

Por Lidianne Andrade


A chegada da Páscoa é aguardada imensamente por crianças e adultos em virtude da troca de ovos e bombons de chocolate. Algumas pessoas, diferentemente, preferem utilizar a data para meditar um pouco mais sobre a figura de Jesus Cristo.

O comércio varejista deve apresentar volume de vendas mais elevado neste ano em relação aos dados apurados em 2011. Algumas redes esperam crescimento de 10% e sem saber, podem contribuir diretamente com a saúde das mulheres. Isto porque o cacau, base do chocolate, possui açúcar, que incita o organismo a produzir serotonina, neurotransmissor responsável por conferir bem-estar, prazer, suavizar tensão e melhorar o humor, ideal para os períodos mais temidos pela ala feminina: Tensão Pré-Menstrual, ou TPM.

O tipo de chocolate mais indicado é o preto ou amargo por estes trazerem, em bons índices, o cobre, substância conhecida por combater doenças cardiovasculares. Apesar dos benefícios transcritos anteriormente e alguns outros, o consumo do quitute deve ser tênue por ele apresentar grande quantidade de gordura. A recomendação é de 50 gramas por dia.

Portanto, aproveite essas dicas e as espalhe. Mulher, homem, criança e adulto devem aproveitar os bens trazidos pelo cacau de maneira consciente, não apenas na Páscoa, mas também nos demais dias do ano.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Assessoria de Imprensa


Muito se ouve falar em pilates ou se vê essa modalidade de exercício nas academias. Ele muito se assemelha a yoga, mas foi criado Joseph H. Pilates com base em vários conceitos, inclusive da própria yoga.

Esse tipo de exercício físico tem o objetivo de manter os músculos fortes, alongar os músculos que estão encurtados e aumentar a mobilidade das articulações. Com isso os benefícios para a saúde são muitos, como por exemplo, o aumento da resistência física e mental, a correção postural, a melhora da coordenação motora, o ganho de flexibilidade e tônus muscular, o trabalho com a respiração, a promoção do relaxamento, entre muitos outros.

As aulas de pilates podem ser feitas com aparelhos específicos para essa modalidade ou no solo com acessórios. Os exercícios são suaves, quase não há repetição de movimentos e não há desgaste físico.

Para quem busca uma atividade física de pouco impacto, mas que trate da saúde dos músculos e da coluna essa é uma boa opção.

Por: Karin Foldes


Para viver bem é preciso comer bem e principalmente praticar exercícios.

Cada um deve praticar a quantidade que seu corpo aguentar, logicamente é preciso ter um preparo físico muito bom, com acompanhamento médico. Mas uma coisa é garantida, para toda pessoa há um tipo de atividade física, ou seja, cada um tem a opção de se identificar com algum esporte ou atividade.

O que importa é estar sempre em dia com suas atividades. Médicos recomendam, por exemplo, uma caminhada por dia, ou uma corrida leve.

Atividade física deve ser uma rotina para todas as pessoas, desde crianças até idosos.

Além dos exercícios não podemos esquecer da alimentação, que deve ser bem regulada com muito líquido, proteínas, vitaminas, carboidratos, fibras, etc.

Cuidando da nossa alimentação e do nosso físico, teremos uma vida longa e saudável garantida, sem preocupações. Só é preciso viver e aproveitar cada segundo do nosso dia da maneira mais saudável possível.

Por Anna Rosa Solak


O cardápio de uma criança deve ser sempre bem acompanhado de alimentos nutritivos. Porém, esse cuidado é ainda mais primordial nos seus primeiros meses de vida, pois é neste momento que o organismo começa a formação de vários órgãos, tecidos e o desenvolvimento de mecanismos de defesas do corpo contra diversos tipos de doenças.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, as cidades da região Nordeste são as que apresentam maiores índices de crianças com insuficiência de vitamina A no organismo.

A falta dessa importante substância pode causar diarreias e até infecções respiratórias. Outra grave consequência é a xeroftalina, doença que pode causar cegueira.

A vitamina A é capaz de proteger a nossa córnea. Ela também é capaz de conservar as mucosas internas e proteger lugares como o nariz, a garganta, a boca e o estômago.

As mulheres quando estão grávidas podem abusar da vitamina A, pois ela também ajuda no processo de crescimento do feto.  

Podemos encontrar a substância tanto no leite materno, como nas carnes, no fígado, na gema do ovo, na cenoura, no pêssego, na abóbora e no espinafre.

Por Thais Cortez


Um dos itens básicos da alimentação chinesa, a soja é uma fonte rica em nutrientes para o bom funcionamento do organismo. A leguminosa possui proteínas, fibras, vitaminas B e E, minerais, cálcio, potássio, ácido fólico, isoflavonas e fitoesteróides. O melhor ainda está por vir: não contém nenhum tipo de colesterol.

Pesquisas recentes da Universidade de Harvard (EUA) contam que a soja é excelente na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer como útero e mama. Mas por quê? O grão apresenta combinações de nutrientes que ajudam o corpo a renovar mais rápido as células e criarem anticorpos, prevenindo-nos contra formações de deformações genéticas, uma vez que a o corpo está saudável e protegido.

Uma das formas de inserir a soja na alimentação é através da farinha de soja. Ela pode ser usada para pães, bolos e tortas, sem alterar o sabor.

Outro interessante derivado da soja é a lecitina. Quando comprada na forma de pasta ela pode ser usada como substituto do ovo em receitas.

Por Lidianne Andrade


Há quem diga que o chocolate, mesmo contendo inúmeras calorias, é o melhor amigo de todas as horas. Além de ser rico em açúcares e lipídios, o chocolate contém substâncias importantes para o nosso corpo. Pois é uma fonte de minerais cheia de ferro, cálcio, fósforo, fibras e potássio.  

O doce pode ser um ótimo remédio também para levantar o humor, pois possui uma certa quantidade de serotonina, sendo capaz de estimular o nosso sistema nervoso central e o coração.

A sua cafeína possui um efeito excitante, já a fenilelatilamina e tiramina são responsáveis por aquela sensação de bem estar.

Para aqueles que preferem o chocolate amargo, ai vai uma ótima notícia: estudos científicos recentes mostraram que ele pode ter um efeito positivo para aqueles que sofrem de hipertensão.

Por Thais Cortez


Uma fruta típica de regiões praieiras, a água de coco têm diversos benefícios ocultos além de saciar a sede. A fruta das terras tropicais é uma grande fonte de sais minerais, potássio e diversos outros nutrientes que são perdidos no decorrer do dia e em grande quantidade em atividades físicas.

O líquido tem semelhante composição ao soro fisiológico que tomamos no hospital, por isso possui praticamente os mesmos efeitos: reidrata em caso de diarreia e falta de alimentação por viroses e motivos diversos. Além de proteger contra cãibras, pois possui potássio.

Há um beneficio que muitas mulheres vão gostar: ao ser ingerida entre as refeições, aumenta a sensação de saciedade e diminui a fome. Vale lembrar que a água de coco deve ser utilizada como um complemento nutricional, não no lugar da água, porque contém calorias.

Por Lidianne Andrade


Parece uma verdura, tem gosto esquisito, mas a romã traz muitos benefícios para a pele além de dar sorte na virada do ano.

Estudos revelam que a fruta é um excelente antioxidante. Segundo estudos da Universidade coreana de Hallym, pessoas que ingerem as sementes diariamente possuem mais proteção na pele contra as ações dos raios solares em excesso.

Em publicações recentes e artigos da revista Veja foi citado que a fruta é um ótimo ajudante na eliminação de taxas de colesterol. Foi feito um estudo em um grupo de 20 voluntários que a ingeriam como suco e houve uma redução significante de colesterol LDL, responsável pelo entupimento dos vasos sanguíneos.

Para consumir a fruta, use a criatividade. A casca é excelente em chás e as sementes podem ser batidas em sucos ou ainda servida em saladas, deixando o sabor mais forte e autêntico.

Por Lidianne Andrade


Um dos alimentos recomendados para uma alimentação saudável é o gergelim. Além de incrementar o gosto e o visual de algumas receitas, este alimento também é rico em nutrientes, sendo utilizado inclusive em alguns países, como integrante de uma bebida para aumentar a produção de leite materno.

De acordo com estudos realizados, o gergelim atua no fortalecimento dos ossos, bem como ativador dos reflexos cerebrais, agindo positivamente no sistema nervoso.

A sementinha é rica em manganês, zinco, ferro, fibras, proteínas, vitamina E, entre outros.

O gergelim também atua na dissolução de lipídios como o colesterol, evitando o depósito de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos.

A semente possui ainda uma grande quantidade de fibras, que ajudam na prevenção da prisão de ventre, do câncer de cólon e das hemorroidas.

Por Elizabeth Preático


O verão este ano está sendo marcado pelo calor fortíssimo e, uma das coisas que acabam sendo prejudicadas nessas horas é a alimentação, principalmente para quem trabalha e precisa enfrentar um sol muito forte para ir e voltar da hora do almoço.

Para estas pessoas, e para todos que se preocupam com uma boa alimentação, uma ótima alternativa é adotar a gelatina como sobremesa que, além de refrescante, proporciona grandes benefícios à saúde.

Rica em colágeno, a gelatina é responsável pela manutenção dos ossos, regeneração das articulações e hidratação da pele e intestino. Ela também fortalece as unhas, os cabelos e desacelera o processo de flacidez natural, sendo responsável pelo rejuvenescimento da pele.

A gelatina é leve e, por sua hidratação, repara e prepara o organismo para mais uma jornada de trabalho e ajuda a enfrentar o calor do dia-a-dia.

Se preferir explorar esta delícia em casa, confira aqui algumas receitas deliciosas.

Por Mariana S. Gomes


Respiração Alongamento e Força ou RAF considerado um trabalho postural em grupo, ele trabalha a respiração, o reequilíbrio corporal, estimula o alongamento dos músculos que por sua vez, favorece o bom funcionamento do organismo.

Esse trabalho é realizado por um profissional, diversas academias do país já contam com essa técnica, assim como vários  instrutores de ginástica laboral também adotaram a prática.

O objetivo da prática do RAF é proporcionar as pessoas bem estar através de exercícios simples que somados trazem benefícios aos praticantes. Já que a rotina do dia a dia contribui para o aumento de doenças e problemas de coluna.

A má postura, os exercícios repetitivos e a fraqueza muscular derivada de uma vida sedentária só fazem aumentar os índices de problemas de saúde, seja atendo e cuide-se.

Procure um profissional e comece a praticar RAF, é estimulante e revigorante.

Por Milena Evelyn


Muitas pessoas não gostam de praticar exercícios físicos, mesmo sabendo da sua importância para a saúde do organismo.

Uma excelente opção para quem precisa despertar esse hábito saudável é pedalar. Esse exercício é completo, além de barato e divertido.

Pedalar fortalece os músculos dos membros inferiores, como coxas e glúteos, ativa a circulação e ainda contribui na respiração.

Tire meia hora do seu dia para pedalar ao ar livre, beba bastante água antes e após a atividade, o percurso pode ser feito até mesmo em locais perto de casa. O importante é a regularidade do exercício, estipule um tempo e a quantidade de vezes durante a semana.

Os melhores horários para essa prática é pela manhã ou ao final da tarde, quando a temperatura está mais amena. Além de se exercitar você também tem a oportunidade de relaxar, esquecer um pouco do estresse e da rotina diária.

Inclua na sua vida esse hábito e sinta a diferença.

Por Milena Evelyn


Alimentos como as verduras de folhas devem e podem ser incluídos nas dietas alimentares de todas as pessoas.

O agrião é um bom exemplo, considerado uma das principais fontes de vitamina A, ele é um vegetal com baixíssimo teor calórico e pode ser consumido por todos. Entre as substâncias importantes presente no agrião podemos ainda citar a vitamina C, minerais como fósforo, ferro, iodo e ainda o complexo B.

As folhas do agrião após serem bem lavadas podem integrar uma salada com outras verduras e legumes, deixando-a mais rica e colorida.

O agrião é altamente digestivo, ajuda no combate ao acido úrico, é um diurético natural e importante para o bom funcionamento da glândula tireoide.

Além disso, as folhas do agrião misturadas com mel formam um excelente remédio natural para pessoas com bronquite, ele atua como um estimulante devido a sua propriedade tônica.

Por Milena Evelyn


Manter o corpo em dia é sagrado para milhares de pessoas que frequentam as academias pelo país. Com isso a variedade de modalidades esportivas e aeróbicas que surgem para atender ainda melhor o público aumenta significativamente.

Umas das técnicas mais procuradas é o Spinning, ele consiste numa aula toda realizada na bicicleta ergométrica, simulando diversos percursos, como subidas de montanhas, descidas de ladeiras e pistas retas de competição.

Criada em 1995, o Spinning é sucesso em todas as academias. Tonificação da musculatura dos glúteos e coxas e excelente para perder peso, essa técnica só contribui para seus praticantes.

Geralmente o ritmo das aulas que duram em média 60 minutos é muito puxado, sendo assim antes de iniciar essa atividade procure fazer uma avaliação física antes, para saber se o seu organismo está preparado para a atividade.

Por Milena Evelyn


Todos nós sabemos da importância da água para nosso organismo, necessitamos dela para viver. Mas poucos sabem que para a água mineral também existe classificação que varia de acordo com os minerais presentes em sua composição. Muitos desses minerais contribuem no tratamento de doenças e distúrbios.

Toda embalagem de água mineral possui em seu rótulo as propriedades da água e da fonte de onde ela foi extraída.

As fluoretadas são as mais consumidas no Brasil e indicadas para a saúde dos dentes e ossos; as radioativas são indicadas para portadores de cálculos renais e biliares, auxiliam na digestão e são calmantes; as carbogasosas são diuréticas digestivas, aconselhadas para quem sofre de hipertensão arterial; as bicarbonatadas sódicas são indicadas no combate de doenças estomacais (gastrites e úlceras), hepatite e diabetes; as oligominerais auxiliam na diurese, no ácido úrico elevado e intoxicações hepáticas; as alcalino-terrosas ou magnesianas são consideradas um digestivo natural.

Para saber mais a respeito acesse o site da Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais.

Por Milena Evelyn


Boa parte do nosso organismo é composta por água, todos nós sabemos da importância que seus benefícios trazem a nossa saúde, mas algumas pessoas acreditam que ela é fundamental apenas na hidratação, porém a sua importância é muito maior.

A água facilita o processo de digestão, ela auxilia na formação das enzimas, da saliva e suco gástrico, pois são substâncias fundamentais na digestão. Auxilia no combate ao inchaço, pele hidratada gera uma melhor irrigação de forma que o organismo não consiga reter muito sódio, substancia responsável pelo inchaço. Reduz os riscos de infecções, ajuda no transporte de minerais, regula a temperatura corporal através da transpiração. Água ajuda a desintoxicar, expulsando as toxinas através do suor e da produção de urina.

Com tantos benefícios fica ainda melhor beber água. Hidrate-se no calor e mantenha a ingestão de água no inverno também. Cuide-se.

Por Milena Evelyn


Todos nós sabemos da importância dos exercícios físicos para o nosso organismo, mas nem sempre as pessoas seguem uma rotina saudável como deveriam.

De acordo com pesquisas realizadas grande parte da população pode ser considerada sedentária.

A prática de atividades físicas regulares traz benefícios para a saúde e para mente também.

Os exercícios de alongamentos, por exemplo, não tem contra indicações, podem ser realizados por qualquer pessoa em qualquer fase da vida.

Mesmo que a pessoa não pratique nenhum esporte regularmente, a prática dos exercícios de alongamento podem proporcionar diversos benefícios como: o relaxamento, melhora da postura e na respiração, aumento da circulação sanguínea e diminuição do stress.

Procure praticar pelo menos 3 vezes por semana e se preciso procure também o acompanhamento de um profissional.

Por Milena Evelyn


Pacientes com HIV respondem bem aos tratamentos em que o selênio está presente. Em quantidades mínimas (até 55 microgramas diariamente), este mineral é importante para o nosso sistema imunológico, no controle da  tireóide (e, portanto, do peso), ajudando na prevenção de outras doenças.

O selênio também diminui a incidência de cânceres de mama, próstata e tumores malignos na bexiga.

Para quem não se expõe muito ao sol, ajuda a prevenir o câncer de pele, além de proteger as células contra a ação dos radicais livres e, consequentemente, envelhecimento precoce.

O selênio pode ser encontrado em brócolis, castanha do Pará, alho, peixes, cogumelos, cereais integrais, frango, semente de girassol, cebola, couve e grãos.

Por Amanda Pieranti


Uma das frutas mais gostosas é a melancia. Ela é muito indicada para o bem da nossa saúde; frequente naqueles almoços de final de semana ou naquele churrasco maravilhoso pois ajuda na digestão. Mas não é só para isso, ela contribui contra o envelhecimento precoce.

A caloria é baixa, não chega a 35 por pedaço, possui vitaminas A, B e C que ajudam na prevenção de doenças como o câncer de próstata, e auxilia na pigmentação da pele e no sistema imunológico. Não é remédio, mas realmente vale a pena ter sempre uma na mesa.

A fruta é uma das mais completas, aproximadamente 92% de água e privilegiada com 8% de açúcar, e nela tudo pode ser aproveitado. É uma das mais finas e tradicionais em todo o mundo, sua primeira aparição foi no Egito e hoje os maiores consumidores são os norte americanos.

Estamos vivendo dias com quase 35°C e se você tiver a oportunidade de escolher entre um refrigerante e um suco industrializado, não pense duas vezes; peça um copo de suco natural de melancia, que trará mais saúde para você.

Por Gutenberg Feitosa


A prática de exercícios físicos garante uma vida saudável e disposição para qualquer idade. No caso das crianças, isso não é diferente, tanto que a partir dos seis meses de idade já é possível praticar natação, por exemplo. Veja os diversos benefícios que a prática regular de atividades físicas pode proporcionar ao seu pequeno:

  • Quanto mais cedo o esporte for incentivado, maior será a coordenação motora e o desenvolvimento psicológico da criança. Especialistas recomendam a natação a partir dos seis meses até os quatro anos de idade, por ser uma modalidade que realiza um trabalho em toda a musculatura do corpo e no sistema cardiovascular;
  • Após os quatro anos, são indicados esportes como o jiu-jitsu por beneficiar a criança em diversos fatores, como a força, resistência, flexibilidade e coordenação motora, além de proporcionar auto-confiança e disciplina para o jovem praticante;
  • Antes de escolher a atividade física para o seu filho, fique atento para que o esporte seja um momento de diversão junto aos coleguinhas. Pois, além de ser importante para a saúde e melhoria das habilidades psicomotoras, a prática de qualquer modalidade esportiva ajuda no desenvolvimento intelectual infantil, melhorando seu desempenho escolar e o convívio social. Especialistas também indicam a prática esportiva em casos de crianças hiperativas.

Por Selma Isis

Fonte: João Gabriel Sobrinho, fisioterapeuta, faixa-preta em jiu-jitsu e proprietário de academia em Belo Horizonte (MG).


Muitas pessoas já devem ter ouvido falar de ginkgo biloba, uma tradicional semente comumente utilizada na medicina chinesa há milhares de anos. Essas sementes são usadas em restaurantes e até mesmo na cozinha de casa como parte do cardápio.

Elas também possuem propriedades medicinais, algumas pesquisas recentes afirmam que o extrato da folha de ginkgo boloba quando usado no tratamento de asma, bronquite e até mesmo fadiga, mostra excelentes resultados para os pacientes.

Outra poderosa indicação dessas sementes é no tratamento ou na própria prevenção da doença de Alzheimer e esclerose múltipla.

Antes de ingerir as sementes de ginkgo biloba ou qualquer derivado dela, é necessário um acompanhamento e recomendação de um profissional, pois essa semente possui uma substancia química chamada ginkgotoxina que pode causar fortes reações, como desmaios e a sua ingestão por tempo prolongado também pode causar danos à saúde. Não arrisque, certifique-se antes de iniciar qualquer produto ou medicamento.

Por Milena Evelyn


Há muitos anos a medicina utiliza de ervas e outros compostos naturais em seus medicamentos para prevenir e curar as mais variadas doenças. O ginseng asiático é um dos vários tipos existentes, é originário da China.

O uso do ginseng para melhorar a imunidade é comprovado por muitos pesquisadores no mundo inteiro. Além disso, ele pode ser utilizado para aumentar a energia do organismo, melhorar a qualidade física e psicológica, tratar disfunções eréteis, combater sintomas da menopausa, regular a pressão sanguínea e reduzir os níveis de glicose no sangue.

Mesmo sendo considerado um medicamento natural o seu uso deve ser ministrado corretamente de acordo com a prescrição do profissional, pois assim como qualquer substância ele pode desencadear efeitos colaterais no indivíduo como: dores de cabeça, reações alérgicas, problemas gastrointestinais e o cuidado maior deve ser com as pessoas portadoras de diabetes, fique atento.

Por Milena Evelyn


De origem pré-histórica em cor azul púrpura, os mirtilos apresentam alta concentração de antioxidantes que atuam  na neutralização dos chamados radicais livres auxiliando na manutenção da saúde  do sistema imunológico, além de contribuir na prevenção das doenças degenerativas.

Recentes  estudos  confirmam que o mirtilo auxilia na redução  do colesterol e auxilia na prevenção  de infecções do trato urinário, além de auxiliar na melhoria da visão devido ao alto índice de anticianina.

O mirtilo atua na proteção do coração e estudos laboratoriais indicam que o consumo regular da fruta melhora as funções da memória, assim como atua na melhoria  da coordenação motora.

Com baixo teor calórico  o mirtilo é  uma fruta rica em Vitamina C e do Complexo B, possui ainda alto teor de Ferro, Fósforo, Fibras, Magnéssio, Fósforo e Proteínas.

A fruta pode ser consumida in natura, no preparo de salada, em sucos, geleias, bem como em sorvetes, sobremesas e  molhos complementares nas mais diversas combinações gastronômicas.

Por Silvane Romero


O chocolate em todas as suas deliciosas variedades por si só é fascinante e porque não dizer viciante. E não raramente está no centro do dilema do prazer de seu consumo e a manutenção de uma dieta menos calórica. Mas para todos que gostam de chocolate surgiu mais um bom motivo, ou quem sabe um bom pretexto para consumi-lo.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Linkoping, na Suécia, vem se juntar a outras que afirmam que o consumo de chocolate amargo faz bem ao organismo, de acordo com matéria do site Saúde Terra.

O estudo descobriu que o chocolate escuro e amargo, aquele que contém alto teor de cacau inibe uma enzima chamada ECA (Enzima Conversora da Angiotensiva) que regula a pressão arterial. Dezesseis voluntários não fumantes e de boa saúde ficaram dois dias sem ingerir chocolate ou qualquer alimento incluindo frutas, que possuíssem compostos similares. Os exames de sangue, antes e após o consumo de 75 g de chocolate amargo demonstraram que a enzima foi reduzida em 18% após três horas do consumo do chocolate. Resultado comparável, segundo os pesquisadores, aos dos remédios usados para tratamento da pressão arterial elevada que também inibem a enzima.

Sem dúvida nenhuma não deixa de ser uma doce notícia que o chocolate amargo pode ajudar a controlar a pressão arterial. No entanto é bom prestar atenção, pois ele continua sendo, além de muito gostoso, bastante calórico.

Por Mauro Câmara


Muitas pessoas evitam beber água de coco pois lhes foi incutido a idéia de que a água e muito gordurosa. Na verdade a fruta (polpa), sim, possui gorduras insaturadas, mas o suco da fruta não.

A água de coco é perfeita para temperaturas mais elevadas pois hidrata e revigora. Por ser rico em potássio e fósforo repõe a água perdida pelo corpo no verão. Além disso faz bem a pele, deixando-a mais lisa, tonificada e macia. Até mesmo regular o intestino e afastar cãibras podem ser considerados atributos da àgua de coco. 

Por isso deixe de lado a falsa idéia de que engorda e beba sem restrição.

Dica: misture com outras frutas como maracujá, morango ou acerola, e também com gengibre.

Por Teresa Almeida


Ração Humana é um nome uma quanto que engraçado, meio que feio ou meio que estranho, vamos admitir.

Ainda assim é um dos alimentos mais saudáveis dos últimos tempos. Virou sensação a pouco tempo, mas não parece e nem será uma moda passageira. O farelo proveniente da mistura de aveia, trigo, levedo, quinoa, linhaça, gergelim, colágeno, leite de soja, amêndoas e castanhas é rico em fibras, em vitaminas e em sais minerais.

Não emagrece, de fato. Isso é lenda, mas complementa uma dieta baseada no objetivo de uma alimentação saudável. Se o seu intuito é único e exclusivamente emagrecer é melhor repensar. Não possui um gosto ruim, mas ingerido por um paladar desacostumado pode ser meio intragável. 

Dica: misture com iogurtes, sucos, vitaminas ou salada de frutas.

Por Teresa Almeida


Camellia sinensis, planta da qual se extrai o chá verde e o chá preto, também é a responsável pelo chá branco, em que não há fermentação, sendo mais eficiente e concentrado. Conheça os benefícios do chá branco:

Com alta concentração de polifenóis e catequinas, o chá branco é antioxidantes, sendo excelente auxiliar no combate ao envelhecimento e prevenção de doenças.

Como o chá branco é colhido apenas durante 3 dias do ano, ele é considerado raro e por isso muito caro.

Seu maior benefício é o poder de desintoxicação rápida, acelerando o metabolismo, o que causa emagrecimento.

O Chá branco controla a pressão arterial e fortalece os vasos sangüíneos, além de reduzir o  colesterol ruim.

O consumo do chá branco deve ser realizado sem fervura, uma vez que ao ser fervido, ele perde grandes quantidades de seus nutrientes como ácido fólico, potássio, manganês e vitaminas K, C, B1 e B. 

Por Lisa


O amendoim que por muito tempo não era visto como exemplo de alimento saudável é defendido por cientistas em um estudo realizado na University of Florida, mudando em definitivo o olhar para essa versátil leguminosa.

O amendoim é rico em proteína e em vitaminas do complexo B, que auxiliam como regularizadoras dos sistemas do organismo. Contém alto teor de Ácido Fólico que tem como uma das principais funções a atuação como reguladora nas funções sanguíneas, e Fósforo que auxilia nas funções de memória, além de possuir grande concentração de Zinco Potássio.

O amendoim ainda apresenta concentração de Omega-3 que auxilia nos processos de redução dos níveis de triglicérides no sangue e da pressão arterial, e Magnésio que é bastante importante para o fortalecimento muscular, cicatrização e excelente para o sistema nervoso.

Apesar de todos os benefícios do amendoim não há comprovação científica de seu caráter afrodisíaco, no entanto a fama dessa característica prevalece.

Por Silvane Romero


Vegetal rico em benefícios para o organismo e sempre presente em dietas que visem o bem estar e equilíbrio do corpo, a Beterraba parece ter ainda mais uma vantagem muito importante para ajudar a manter uma boa saúde. De acordo com pesquisa da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos, conforme matéria do site Saúde Terra, além de todas as outras vantagens do vegetal como diminuir o risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral o suco de Beterraba ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro o que é especialmente importante para ajudar a prevenir quadros de demência e doenças cognitivas.

A pesquisa publicada na versão eletrônica do Daily Mail e também no Jornal Nitric Oxide Society teve como base 14 adultos com mais de setenta anos de idade. Os voluntários foram divididos em dois grupos, um com uma dieta rica em nitrato, que aparece em altas concentrações na Beterraba, e outro com uma dieta baixa em nitrato, nos dois primeiros dias. Após o almoço os voluntários passaram por ressonâncias magnéticas para monitorar o fluxo de sangue no cérebro. Entre o terceiro e quarto dias as dietas foram substituídas e repetidas às ressonâncias. Os exames mostraram que após ingerir uma dieta rica em nitrato os voluntários tiveram aumento do fluxo de sangue para a substância branca dos lobos frontais, áreas do cérebro associadas à degeneração que leva a demência.

Embora este seja o primeiro estudo que pesquisa especificamente o efeito dos nitratos encontrados na Beterraba para o aumento do fluxo de sangue no cérebro, a pesquisa vem confirmar, que de qualquer forma, consumir o vegetal só faz bem para a saúde.

Por Mauro Câmara


O inhame é um dos tubérculos preferidos dos adeptos da alimentação natural. Rico em proteínas, potássio, fósforo e agindo como depurativo do sangue, os naturalistas recomendam seu consumo regular para desintoxicar o organismo e manter a aparência saudável.

Mineral essencial para o organismo, o fósforo é importante tanto no desenvolvimento quanto na manutenção da estrutura óssea. O potássio, por sua vez, influi diretamente no crescimento e na musculatura. O inhame pode substituir a batata em muitos pratos saborosos.

Existem receitas para todos os gostos, que vão desde purês a doces para sobremesas. Na medicina oriental, o inhame é altamente recomendado pelos médicos para fortalecer o sistema imunológico. No Brasil, o consumo do inhame aumentou muito e já virou, inclusive, petisco para beliscar no lugar das batatas fritas.

Com tantos benefícios para a saúde vale a pena pesquisar formas variadas de preparação do inhame e incluí-lo logo nas listas de compras.

Por Rosane Tesch


A pimenta vermelha é um tempero muito conhecido de todos nós. Presente em vários pratos culinários, ela marca presença devido a sua principal característica, o seu gosto picante, que poucos sabem é responsável pelas suas propriedades funcionais. E mesmo sendo muito popular algumas pessoas ainda a evitam.

Além de tempero, a pimenta vermelha possui uma série de propriedades desconhecidas pelas pessoas. Dentre elas podemos citar sua função descongestionante, expectorante, anti-bacteriana, antioxidante e na dissolução de coágulos sanguíneos.

Algumas pesquisas afirmam que além desses benefícios, a ingestão da pimenta vermelha nas refeições proporciona uma ação direta no sistema nervoso simpático, que age na diminuição da absorção de calorias e gorduras, e na redução do apetite.

Pessoas com problemas digestivos ou úlceras, por exemplo, devem evitar pimenta.

Por Milena Evelyn


Com a correria do dia a dia esquecemos muitas vezes de cuidar de nós mesmos. Por isso que muito além de se sentir bem no biquíni, a prática e os benefícios dos exercícios físicos influenciam e trazem vantagem que duram bem mais que uma estação do ano.  

Existem várias razões para malhar o ano inteiro, porém separamos algumas que certamente irá te motivar a pular da cama com disposição:

  • Bem-estar – Liberação da endorfina, hormônio que gera a sensação de bem-estar.
  • Melhora o sono – Quem gasta mais energia caí no sono mais rápido.
  • Fortalece os ossos – Práticas constantes de exercícios fazem bem para o esqueleto.
  • Apimenta o sexo – Exercícios aeróbicos tem efeito afrodisíaco.
  • Ajuda a largar o cigarro – Após malhar as pessoas tendem a esquecer  e não prestar atenção nas propagandas de cigarro.
  • Comer guloseimas sem culpa – As calorias ingeridas são liberadas durante aos exercícios físicos.

Comer bastante proteína pode controlar a glicose e o peso. A proteína tem pouco ou nenhum efeito sobre a glicose e também ajuda a controlar a fome entre as refeições.

E, para quem deseja perder peso, consumir mais proteína também evita a queima do tecido muscular para obter calorias, fazendo o peso diminuir mais facilmente.

A boa notícia pode animar as pessoas que gostam de fazer um churrasco no final de semana, mas é importante optar pelas proteínas mais saudáveis, como: peixes e mariscos; aves sem pele; nozes; sementes; queijo branco; leite desnatado ou semidesnatado; ovos; lentilhas, ervilhas; iogurte e feijão (exceto o fradinho).

Por Cláudia Brito


Pães integrais, farinha de aveia, frutas e hortaliças são alguns dos alimentos que uma pessoa pode consumir com frequência para ter uma vida saudável. Entre os alimentos que devem ser evitados, estão: frituras, refrigerantes e pão branco. 

Uma dieta inadequada aumenta o risco de desenvolver síndrome metabólica, diabetes, doenças cardíacas e câncer.

Está provado que consumir mais grãos integrais diminui em 25% o risco de doenças cardíacas nas mulheres e em 18% nos homens, além de reduzir em 35% o risco de diabetes em ambos os sexos. Segundo estudos, apenas seis semanas de uma dieta de grãos integrais podem melhorar a resistência à insulina. O grão integral, que contém o germe e o farelo, é rico em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais. 

Por Cláudia Brito


Você costuma consumir apenas a clara do ovo? Se tiver essa mania, está na hora de mudar. A gordura encontrada nos ovos, principalmente na gema, pode prevenir uma série de problemas no organismo.

Os nutrientes encontrados no ovo, luteína e zeaxantina, são essenciais para a saúde dos olhos e podem facilitar o tratamento de complicações nesses órgãos. Encontra-se também no ovo a colina, nutriente que protege de ataques cardíacos, coágulos sanguíneos e derrame.

Mas todos esses benefícios podem ser perdidos se o ovo não for preparado da maneira adequada. Evite fritá-lo, pois a gordura usada no processo pode causar o aumento do colesterol. A melhor forma é cozinhá-lo ou então fazer uma gemada.

Na hora de comprar, também vale prestar atenção em uma dica. Prefira gastar um pouco mais e comprar ovos orgânicos ou de galinhas criadas soltas. Esses têm maior qualidade e são mais confiáveis.

Por André Gonçalves


A Terapia Ortomolecular tem como finalidade o equilíbrio do funcionamento do nosso organismo. Para isso ela se utiliza dos oligoelementos, que são minerais como o zinco e o selênio, entre outros combinados com aminoácidos e vitaminas.

Essa combinação visa combater os radicais livres que são responsáveis pelo processo de envelhecimento, câncer, diabetes, etc. As doses dos chamados polivitaminicos, devem ser indicadas por um profissional, pois se ministradas em excesso podem ser tóxicas para os rins e fígado.

Durante a terapia ortomolecular o paciente deve manter uma dieta especifica recomendada pelo profissional com alimentos de acordo com a necessidade de seu organismo.

Os benefícios logo podem ser notados, como a melhora do humor, maior disposição no dia a dia, o sistema imunológico irá funcionar mais harmonicamente e o metabolismo também.

Por Milena Evelyn


Em meio aos inúmeros tipos de tratamentos estéticos a argiloterapia tem ganhado destaque nas clinicas de estética pelo pais. É um produto natural, sendo assim, não possui contra indicação.

Sua aplicação pode ser utilizada no tratamento estético ou terapêutico. Os tratamentos mais comuns são para combater a flacidez, suavização das estrias, retarda o envelhecimento, usada como máscara facial no combate a acne, contribui para a elasticidade da pele, na esfoliação corporal e no combate da gordura localizada. Geralmente essas técnicas somadas a outras como a drenagem linfática manual e um acompanhamento de um nutricionista, trarão resultados bem positivos.

Todos esses tratamentos que incluem argila devem ser indicados por um profissional, pois somente ele saberá recomendar o processo adequado ao seu tipo de pelo ou organismo.

Por Milena Evelyn


Rica em vitaminas A, B1, B2, B6, C, sódio, potássio e magnésio, a maçã tem entre suas propriedades o poder de auxiliar na cicatrização, reforçar o sistema imunológico e combater o envelhecimento. Ela ainda possui uma fibra solúvel chamada pectina que é muito eficaz no combate ao colesterol, estudos indicam que o consumo de duas maças por dia podem reduzir em até 10% do colesterol.

A maçã é um alimento leve e muito indicado para pessoa em dieta, para diabéticos ou que se recuperam de alguma doença.

Seus benefícios são altamente eficazes para a saúde. Desintoxicante, antioxidante, atuante nas células do organismo mantendo-as mais jovens e saudáveis.

Inclua a maçã entre as refeições e receba seus benefícios.

Por Milena Evelyn


Uma alimentação saudável deve ser um hábito a ser seguido por todos. Quanto mais variedade de legumes e verduras nas refeições maiores serão os benefícios.

Os pigmentos presentes nos alimentos, além de dar cor, desempenham papeis muito importantes.

Os alimentos de cor branca como, leite, banana, queijo e batata são fontes riquíssimas de cálcio e potássio, contribuindo para a formação dos ossos e auxilia o sistema nervoso.

Os alimentos que possuem a cor avermelhada possuem licopeno que é o responsável pela coloração. O tomate, morango, goiaba e a melancia são ricos dessa substância que é antioxidante e estimulante da circulação sanguínea.

Os vegetais de cor verde e os folhosos possuem vitamina A e clorofila, que ajudam a desintoxicar as células e inibem os radicais livres.

Amarelos ou alaranjados são os alimentos ricos em acido clorogêncico, beta carroteno e vitamina B3, substancias responsáveis pela manutenção do sistema nervoso, antioxidante e ajudam a prevenir o câncer de mama.

Lembre-se que uma refeição colorida é sempre mais saudável.

Por Milena Evelyn


Se você costuma encarar uma alimentação pesada, carregada de gorduras e açúcar, e está querendo mudar o cardápio, uma boa opção, de acordo com especialistas, é comer mais saladas. E quanto mais colorida, melhor.

Optando pela salada, bem balanceada com legumes e verduras, você vai consumir um pouco de tudo que o organismo necessita para uma vida mais saudável, que são fibras, vitaminas e minerais. Ao final da refeição, vai se sentir satisfeito e sem culpa. E tem mais. Dependendo da combinação que você fizer, a salada pode valer o mesmo que uma refeição tradicional.

Para temperar, o melhor é evitar sal. Use azeite (duas colheres de sopa no máximo) e limão. O limão, além de ajudar na absorção de ferro, pode ajudar a perder uns quilinhos.

A dica está aí. Monte a sua salada e bom apetite!

Por André Gonçalves


Depois da soja preta, agora vem outro ingrediente para ajudar muito a nossa saúde. O arroz preto, em comparação aos outros tipos de arroz, é o que traz mais benefícios a saúde.

O arroz preto possui uma substancia chamada de antocianina. A antocianina é um pigmento antioxidante responsável pela cor preta do arroz e que, de acordo com estudos, pode proteger as artérias e impedir danos no DNA da pessoa. Outro benefício do arroz preto é o combate a doenças cardíacas e ao câncer.

Uma colher de farelo de arroz preto contém antocianina, pouco açúcar, fibras e antioxidantes da vitamina E.

Muitas pesquisas ainda serão feitas para confirmarem todos os reais benefícios do arroz preto, mas pelo o que tudo indica mais um alimento está chegando para ajudar na saúde do ser humano.

Fernanda T. Sodré


A couve flor é um vegetal muito conhecido dos chefes de cozinha do mundo todo. É uma rica fonte de vitamina C e B6, além das fibras, potássio e folato.

Para quem está fazendo dieta a couve flor é uma excelente opção já que possui baixo índice calórico, uma pequena porção poderá ter 25 calorias apenas.

A inclusão desse vegetal na sua alimentação irá garantir diversos benefícios como regularizar as funções intestinais, aumenta a capacidade do sistema imunológico e auxilia na prisão de ventre.

Alguns cuidados devem ser dados na hora da preparação, cozinha a vapor ou ferver por 5 minutos é o mais indicado para manter ativas as propriedades da couve flor. Caso o tempo de cozimento seja muito grande irá causar sabor amargo e cheiro desagradável, fique atento.

Por Milena Evelyn


Com o passar do tempo nosso organismo passa a produzir menos colágeno, o individuo aos 50 anos irá produzir apenas 35% da quantidade necessária para o organismo.

O colágeno atua na nossa pele e no tônus muscular, quando ele diminui atinge nossa pele, os ossos, unhas e cabelos. Gerando estrias, celulites, envelhecimento da pele e falta de elasticidade.

A gelatina é a responsável pelas proteínas que fornecem os aminoácidos necessários para a composição dos nossos ossos e tecidos.

A principal função do colágeno é reforçar os ligamentos e tendões que unem os músculos do nosso corpo, já a gelatina fica responsável pela nutrição dos tecidos que formam nossa pele, além de contribuir no tratamento de doenças como a osteoporose e a artrose.

Podemos encontrar a gelatina nas seguintes versões: em folhas, pó ou em cápsulas. Aquela que encontramos em supermercados também possuem o colágeno na sua constituição, porém em menor quantidade.

A forma mais indicada é em pó ou cápsulas onde o colágeno se apresentará de forma mais pura, sendo assim, mais benéfico.

Por Milena Evelyn





CONTINUE NAVEGANDO: