Dieta sem glúten pode ajudar a emagrecer



  

O Glúten é uma proteína especial, constituída principalmente de gliadina e glutenina organizadas em longas cadeias, encontrada em diversos alimentos muito utilizados na alimentação humana, como o trigo, a aveia, a cevada e o centeio. O organismo de muitas pessoas recebem o glúten como uma substância estranha, e por isso o consumo de alimentos que contém essa proteína pode causar moléstias como anemia, fadiga, enxaqueca e inflamações diversas. Nos casos de total intolerância ao glúten ocorre a chamada Doença Celíaca.

Alguns estudos recentes têm mostrado que dietas restritivas ao glúten podem ajudar no emagrecimento, além de outros benefícios como: redução do ganho de gordura visceral e menor liberação de insulina, que é o hormônio responsável pelo acúmulo de reservas corporais em forma de gordura nas células adiposas.

Apesar dos possíveis benefícios de uma dieta livre de glúten, a adoção dela deve ser feita com o acompanhamento por um profissional da área de nutrição, pois são necessárias diversas substituições de alimentos, que devem ser feitas de forma criteriosa para assegurar uma dieta bem balanceada. Alimentos integrais, ricos em fibras, frutas e legumes são muito importantes para quem quer perder peso, pois o consumo de alimentos feitos à base de farinhas sem glúten deve ser controlado, afinal, mesmo livre do glúten esse alimentos são altamente energéticos, ou seja, muito ricos em calorias.





Foto: Divulgação

Portanto, uma dieta restritiva ao glúten pode ser uma boa opção para quem quer perder peso. É interessante notar que uma dieta sem glúten pode indiretamente causar uma redução no consumo de alimentos industrializados, uma vez que grande parte desses alimentos apresenta essa proteína.

Essa dieta pode ser um primeiro passo para quem deseja adotar o consumo de uma alimentação mais saudável aliada a um estilo de vida mais ativo, que pode levar a perda te peso, melhora da saúde e da qualidade de vida. 

Por Rodolfo Fialho



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *