Dieta da Zona Metabólica ou do Equilíbrio Hormonal



  

Dieta busca equilibrar a ingestão de alimentos e é indicada para quem quer perder peso de forma rápida e saudável.

A Dieta da Zona Metabólica ou do Equilíbrio Hormonal foi desenvolvida pelo cientista norte-americano Barry Sears e visa promover o equilíbrio hormonal, além da perda de peso saudável. O programa nutricional busca equilibrar as porções de alimentos, os quais devem ser separados por zonas, que servirão para o controle de calorias e ingestão de gramas. Procura-se também, com essa dieta, um equilíbrio entre carboidratos, gorduras e proteínas.

Diferente das várias dietas que existem, a da Zona Metabólica não pressupõe privações de certas comidas, como também não é necessário que a pessoa “passe fome”. De acordo com o programa da mesma, deverão ser feitas 5 refeições por dia e cada uma ou as principais deverão conter: 40% de carboidratos (pães, massas, etc), 30% de proteínas (carne branca ou vermelha, ovos, leite, etc) e 30% de gorduras (azeite, manteiga, etc).

Dessa forma, pode-se observar que, de fato, não há proibições, inclusive de gorduras. A palavra de ordem é: equilíbrio. A pessoa tem liberdade para criar seu próprio cardápio e receitas, respeitando as instruções do programa e o intervalo entre cada refeição deve ser de quatro a cinco horas. É preciso estar atento aos horários e observar as calorias ingeridas durante o dia, sendo 1.200 para as mulheres e 1.500 para os homens. Seguindo corretamente tais regras, é possível perder 2 quilos por semana.





Estudos comprovam a eficiência da Dieta da Zona, a qual torna possível a perda de peso com saúde, junto a sensação de bem-estar. Barry Sears defende a ideia de que não é necessário eliminar por completo a gordura do cardápio e que o segredo para uma perda de peso saudável é alcançar o equilíbrio hormonal adequado e manter estáveis os níveis de açúcar no sangue. Segundo ele, altos níveis de insulina e outros hormônios atrapalham o emagrecimento. 

Conhecida também como Dieta Hollywoodiana, a Dieta da Zona possui vários adeptos famosos, como por exemplo, Jennifer Aniston, Brad Pitty e Cindy Crawford, os quais conseguiram perder vários quilos. Ela é ideal para aqueles que procuram perder quilos indesejáveis de forma rápida e saudável.

Por Helem Franco



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *