Dieta da Zona Metabólica – Emagrecimento saudável



  

A nova dieta visa um emagrecimento saudável e reeducação alimentar. Ela consiste em uma diminuição dos níveis de açúcar no sangue, promovendo uma melhora significativa desempenho físico e mental e ainda auxilia no retardamento do envelhecimento.

Verão batendo na porta. Férias chegando e o desejo de perder aqueles indesejáveis quilos toma conta das pessoas que pretendem pegar uma praia nas férias.

Uma dieta que tem se difundido bastante entre os nutricionistas diz respeito à Dieta da Zona Metabólica ou do Equilíbrio Hormonal. É um método de emagrecimento saudável e de reeducação alimentar.

Esta dieta foi desenvolvida pelo Dr. Barry Sears. Ela consiste numa diminuição dos níveis de açúcar no sangue, promovendo uma melhora significativa desempenho físico e mental e ainda auxilia no retardamento do envelhecimento. A dieta consiste no arranjo de cada refeição.

Indica-se uma diminuição dos carboidratos simples, trocando por carboidratos complexos e com baixo índice glicêmico (40%). Ingerir proteínas magras, grãos, sementes e cereais (30%). Sugere-se também a ingestão de gorduras boas, tais como, azeite de oliva e alimentos ricos em ômega 3 – peixes, linhaça e nozes (30%), evite ao máximo ingerir carnes pesadas e gordurosas. Esse arranjo ajudará numa diminuição do índice de gordura corporal. Para um melhor aproveitamento da perda de peso, é importante unir a dieta com a prática de atividades físicas. Além de auxiliar num melhoramento dos níveis de colesterol total, aumentando o nível de HDL (colesterol bom).

É recomendado também de cinco a seis refeições ao dia, que podem ser divididas da seguinte forma: 3 refeições principais – café da manhã, almoço e jantar; 2 lanches – um entre o café da manhã e o almoço; 1 fruta ou iogurte (sem açúcar) depois do jantar, antes de dormir.





É importante não ficar mais do que 4 horas sem comer. Esta dinâmica de comer a cada 3 horas mantém o metabolismo em equilíbrio e evita o aumento da insulina no sangue.

Seguindo estas regrinhas em interconexão com a prática de atividades físicas, em poucas semanas você já notará uma mudança visível, tanto a nível estético quanto na saúde mental. 

Por Felipe Pancheri Colpani

Dieta

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *