Dieta com proporção maior de proteína ajuda a perder peso



  

Segundo estudos, uma alimentação com peso maior de proteína pode contribuir para a perda de peso.

Atividade física e alimentação equilibrada são aliados para quem deseja entrar em forma e definir o corpo. Normalmente, as dietas incluem 55% a 60% de carboidrato, 30% de gordura inferior, além de 15% de proteína. Mas, sabia que alguns estudos indicam que uma alimentação que tenha um peso maior de proteína no cardápio pode contribuir para a dieta? Desta forma, a nova dieta passaria a diminuir a quantidade de carboidrato para 40% a 50% e aumentar a quantidade de proteína para 22% a 45%.

Desta forma, a dieta proporcionaria ao indivíduo maior saciedade, uma vez que a proteína tem a digestão mais demorada. Como consequência, a pessoa iria comer em proporções menores. Além disso, o aumento da quantidade de proteína produz o efeito térmico do alimento (eta), que é a elevação do gasto energético após a ingestão de uma refeição.

Entre outros benefícios, destacam-se o aumento do estímulo à degradação da gordura corporal, além da preservação da massa muscular durante o processo de emagrecimento. Quanto mais elevado o conteúdo da massa muscular no organismo, o metabolismo energético tende a acelerar também.





Desta forma, as pesquisas indicam que o aumento deve ser associado a carboidratos durante as refeições intermediárias ao longo dia como, por exemplo, lanche da tarde, ceia, desjejum, entre outras. Assim, o aumento não é indicado para refeições mais pesadas como almoço e jantar. O aumento deve ser feito de forma equilibrada.

Por exemplo, o café da manhã é uma das principais refeições do dia, e ele auxilia no controle glicêmico, peso e diminui o risco de várias doenças. Mas, se essa refeição for associada a uma quantidade maior de proteínas, pode trazer outros benefícios para a saúde. Porém, antes de iniciar qualquer dieta é necessário procurar um nutricionista. Cada organismo é único e possui o seu próprio metabolismo, além disso, cada pessoa tem a sua própria necessidade de nutrientes diários. 

Por Babi

Dieta da proteína



1 comentário em “Dieta com proporção maior de proteína ajuda a perder peso

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *