Dicas para ter uma mente saudável e equilibrada



  

Assim como um corpo, uma mente equilibrada e estruturada também é sinônimo de saúde. Hoje em dia existem vários recursos para manter uma mente perfeitamente saudável, desde cursos, meditações, práticas orientais e técnicas cognitivas descobertas pela neurociência, que no caso beneficiam parte da população com algum tipo de deficiência, independente de sua complexidade.

Muitas empresas já estão considerando a hipótese de contratar funcionários que tenham uma mente saudável, e isso inclui aqueles com uma boa percepção, boa linguagem, bom relacionamento interpessoal e capacidade de concentração. Isso sim seriam atributos de uma pessoa que mantém uma mente saudável e equilibrada.

De um modo geral, siga as dicas a seguir:

1. Mantenha uma boa alimentação:

A ciência já comprovou que alguns alimentos têm o poder de melhorar a capacidade de concentração, evitar estresse e até melhorar a memória. Alguns deles são abacate, salmão, romã, chá fresco, brócolis, etc. O que depende mesmo é da quantidade diária.

2. Faça atividades estimulantes:





Algumas atividades podem estimular nossa capacidade de criatividade, argumentação e concentração. As principais e mais conhecidas são: jogo da memória, caça-palavras, palavras cruzadas, jogo do cubo, entre outras. O que importa mesmo não é a quantidade de atividades por dia, e sim a qualidade de cada uma delas. Com o tempo, o cérebro começa a assimilar as atividades com as ligações internas correspondentes com cada ação do corpo, e assim vêm os resultados.

3. Leitura:

A leitura também é uma excelente alternativa para aumentar nossa capacidade cerebral. O bom seria ler um pouco de cada assunto. Outra dica válida também é ler dois livros de uma vez, assim você estimula os dois hemisférios do cérebro.

Enfim, escolha hábitos de vida saudável que possa contribuir de alguma forma com sua produtividade em geral. Para isso, não precisa mudar sua rotina inteira, basta apenas acrescentar o que você acha mais importante para ter resultados em uma determinada tarefa, por exemplo, ainda mais se o seu trabalho for inteiramente intelectual.

Por Daniela Almeida da Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *