Cuidados com o Excesso de Cafeína



  

Uma boa parte da população brasileira adora uma xícara de café, tomamos pela manhã, no lanche da tarde e até mesmo a noite.

É necessário muito cuidado com a ingestão em excesso de cafeína. Esta substância amarga pode causar diversos transtornos para nossa saúde, como vícios, problemas dentários, osteoporose ou até câncer. A cafeína é encontrada nos cafés, chás, refrigerantes, no cacau e também em medicamentos.

Os efeitos da cafeína são bastante conhecidos pela população. Ao ingerir algum produto que contenha a substância, a cafeína é absorvida pelo intestino delgado e cai na corrente sanguínea. A partir daí, a substância provoca o aumento do batimento cardíaco e da pressão do sangue. Esta sequência gera no organismo uma sensação de revigoramento, pois estimula o cérebro e diminui a fadiga.

Um dos maiores perigos que a cafeína pode causar no nosso organismo, principalmente em mulheres, é a osteoporose, ou perda de massa óssea. A cafeína se liga ao cálcio presente no sangue e não permite que este íon preencha seu devido lugar em nossos ossos.

Outro problema relevante é a dependência que a cafeína pode causar em seus usuários, gerando transtornos como insônia, ansiedade e tremores.





O consumo de cafeína deve ser com bom senso, ou seja, moderado, evitando assim danos fisiológicos ao nosso organismo. 

Por Rodolpho Medeiros



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *