Cortar Gordura não faz Perder Mais Peso que Outras Dietas



  

Pesquisa revela que baixo consumo de gordura não traz melhores resultados que outras dietas.

Segundo um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado na revista científica “The Lancet Diabetes & Endocrinology”, uma dieta baseada no baixo consumo de gordura não traz melhores resultado do que as demais dietas.

Tendo em vista que um grama de gordura possui duas vezes mais calorias do que uma grama proteína ou carboidrato, acreditava-se que consumindo menos gordura acarretaria na perda de peso.

Conforme os especialistas envolvidos na pesquisa e liderados por Deirdre Tobias (da Escola de Medicina de Harvard, localizada em Boston), não existem evidências que comprovem o resultado.

Deirdre Tobias e sua equipe analisaram 53 estudos envolvendo mais de 68 mil pessoas sobre os resultados de diferentes tipos de dietas com uma dieta baseada no baixo consumo de gordura e concluíram que não houve diferença no resultado médio de perda de peso entre elas.

O estudo ainda indica que o fato de não consumir gordura só traz melhores resultados se for comparado a uma dieta sem restrições.

Dietas baseadas em pequenas proporções tanto de gordura, carboidratos e proteínas não funcionam a longo prazo.





A dieta baseada na pequena ingestão de carboidratos trouxe um melhor resultado, mesmo que pequeno, do que a dieta baseada na pequena ingestão de gordura.

O grande desafio do estudo e das dietas em geral consiste em, além de conseguir perder peso, conseguir mantê-lo baixo em um longo prazo.

Deirdre Tobias acredita que para conseguir definir uma dieta eficaz será necessário pesquisar outros padrões de alimentação, como alimento integrais e a quantidade de alimento consumido em cada refeição.

Apenas o controle da quantidade de calorias oriundas dos carboidratos, proteínas e gorduras não garantem o controle de peso e que a alimentação esteja sendo realizada de modo saudável.

Ainda segundo Tobias, para o controle da obesidade será necessária a realização de outras pesquisas buscando identificar melhores métodos de controle do peso.

Jean Fretta Pereira



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *