Compra Saudável – Dicas, Como Fazer



  

Dicas de como realizar compras saudáveis no mercado.

Comprar alimentos saudáveis no mercadoestá cada vez mais difícil, pois os produtos industrializados tomaram conta das prateleiras e as embalagens são muito atrativas. Outro problema para a maioria das pessoas é a praticidade dos alimentos industrializados, pois são fáceis de serem preparados, enquanto os alimentos saudáveis dão mais trabalho.

Mas será que toda esta praticidade compensa? Para saber a resposta, é só levarmos em conta nossa saúde, lembrando que produto industrializado traz um prejuízo enorme para o nosso corpo. A quantidade de produtos químicos é enorme, associado à baixa presença de nutrientes que realmente são necessários ao nosso organismo.

Mas com estas dicas abaixo você verá que fazer compras saudáveis no mercado pode ser fácil e até divertido de certa forma, lembrando que depois, você sentirá os efeitos, contando com uma saúde muito melhor.

Calma: nunca vá ao supermercado correndo, pois a pressa é inimiga dos produtos saudáveis. Se o tempo for pouco, claro que a tendência é ir nos produtos mais fáceis, aqueles que ficam na entrada, os industrializados. As frutas, verduras e legumes, quase sempre ficam mais no fundo e é preciso tempo para escolher os melhores itens. E quando compramos algo que vem em uma caixa, lata ou outra embalagem qualquer, precisamos ler atentamente as informações para ver se realmente compensa, pois dependendo do que é informado, devemos optar por um outro produto. Tudo isso demanda tempo, mas lembre-se que é só no início. Depois de algum tempo você pega a prática e já saberá exatamente o que deve comprar e em que parte do mercado está, então sua compra será bem mais rápida.

Nada de fome: fazer compra com fome é a pior coisa que alguém pode fazer. O cérebro irá perceber que o organismo precisa se alimentar urgente, então você sentirá aquela vontade de ir nos alimentos calóricos, doces, vai querer passar na padaria do mercado para comprar algumas guloseimas, ou seja, será aquele desastre. Se fizer uma refeição leve antes de ir às compras, ou ao menos comer uma fruta, verá como as coisas ficarão mais fáceis e você conseguirá resistir aos salgadinhos e outros alimentos nada saudáveis.





Comprar com frequência: alimentos saudáveis não podem ser guardados por muito tempo, o ideal é consumi-los fresquinhos, então acostume-se a ir ao mercado com mais frequência. Nada de compras mensais e nem semanais, o ideal é dar uma passadinha por lá, ao menos umas duas vezes por semana. Você fará compras pequenas, não perderá tempo e conseguirá manter os alimentos saudáveis em casa.

Só o necessário: perca o costume de ficar estocando comida em casa, isso é um péssimo hábito para quem deseja ter uma alimentação saudável. Tenha na geladeira as frutas e verduras que irá consumir no máximo em 3 dias e quando tiver acabando, compre mais. Deixar biscoito, salgadinho e refrigerante no armário e geladeira vai te induzir a comer estes alimentos durante o dia e até a noite, então evite comprá-los. De vez em quando, compre uma quantidade pequena de doce, ou algo que goste, mas nada de exagero.

Faça um cardápio: e por fim, uma ótima forma de garantir compras saudáveis no mercado é montar um cardápio, definindo o que você irá comer nos próximos dias. Anote o que pretende fazer no almoço, na janta, o que vai prepar no café da manhã, algo para o lanche da tarde e assim, quando chegar ao mercado irá direto ao que precisa, sem se deixar seduzir pelos alimentos calóricos, que são tão saborosos, mas fazem tão mal à nossa saúde.

São dicas simples e por isto mesmo são fáceis de se colocar em prática, basta ter determinação e lembrar que em primeiro lugar, você deve pensar sempre em sua saúde.

Por Russel

Compra saudável



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *