Chocolate faz bem à saúde



  

Ultimamente estamos vivendo uma revira volta dos alimentos, pois estamos descobrindo o prazer de ter uma vida mais saudável e leve. E antes um dos inimigos para o processo de dietas era o chocolate, pois então agora estudos estão comprovando que o chocolate consumido em quantidade adequada sem muito excesso pode ser bom para a saúde.

As mulheres, em sua grande maioria, vivem uma história de amor pelo chocolate, mas cá para nós quem não gosta de um bom chocolate, seja ele meio amargo, com frutas, variando sempre com a criatividade do fabricante que faz misturas inusitadas com iorgute que o deixa irresistível? Outro fator relevante é que o cacau tem uma susbstância que dá uma sensação de bem estar, saciedade e disposição. Porém, não pode ser consumido de maneira desordeira, precisa ser controlada.

Componentes do cacau: serotonina (hormônio), responsável pela sensação de prazer, e feniletinamina, um antidepressivo natural, por isso que quando comemos um bombom, por exemplo, sentimos tanto prazer e satisfação. Agora como você pode associar esta guloseima à sua dieta, é muito simples seguir três dicas para não sair do peso e saciar a vontade de comer chocolate. Vamos a elas então:

1) Para quem não tem problemas com a balança pode comer em torno de 20 a 30 gramas de chocolate por dia, ou seja, uma barra pequena. Agora se você tem problemas com a balança então deve se conter um pouco mais, comer em torno de 15 gramas de chocolate por dia, e pode também incluir na sua dieta 500 calorias de guloseimas que equivale a uma barra de chocolate de 100 gramas, isso distribuído durante a semana.

2) Escolha o melhor horário para degustar o chocolate, que pode ser como sobremesa, sendo um pequeno pedaço da barra de chocolate, ou como lanche da tarde, acompanhado de uma mistura muito gostosa que pode ser com iorgurte ou frutas, como preferir, pois não pode comer o chocolate sozinho em uma hora de lanche que pode dar vontade de comer mais e mais (com isso a dieta vai para o espaço).  Agora fazendo esta mistura, balanciando entre o iorgurte e as frutas vai dar um sabor a mais e não vai dar vontade de comer mais chocolate. Outra dica: esqueça o chocolate depois das 18h, que pode pôr tudo a perder para sua dieta.

3) Em todas as pesquisas sempre apontam que o chocolate amargo é muito bom, pois concentra a grande parte de fenólicos antioxidades que reforçam a imunidade e protegem o coração e ainda ajudam no humor. A porção recomendada é 30 gramas diárias. 





Portanto, chocolate é muito bom, além de gostoso, porém deve ser consumido com consciência.

Confira as delícias dos espetinhos de fruta envoltos em chocolate da Casa do Zé!

Por Antônia Mendes

Espetinho de frutas com chocolate

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *