Cansaço mental no trabalho – Cuidados que devem ser tomados



  

Nos dias de hoje não é incomum encontrarmos parte da população que toma remédios para ansiedade e estresse. Esses fatores precisam ser tratados e caso você não cuide de sua saúde, poderá chegar a um nível de esgotamento mental, o que é um problema sério.

Entretanto, muitas pessoas dizem que isso é frescura, mas não é. Ele precisa de tratamento assim como qualquer outro problema. Em muitos casos o cansaço mental vem seguido de dores no corpo, dores de cabeça e até mesmo problemas gastrointestinais como gastrites e úlceras. Se não for tratado, pode ser agravado.

Um dos fatores que tem dado causa a esse esgotamento é o fato de as pessoas não se preocuparem muito com um período diário de descanso. Andam de lá para cá o dia inteiro, trabalham, fazem compras, vão a academia, entre inúmeras outras tarefas, com isso o corpo vai cansando. O cérebro também precisa de um tempo para relaxar. Ignorar essa necessidade pode acarretar uma série de problemas como vimos anteriormente.





Hodiernamente, uma grande parte da população trabalha em frente ao computador, o que faz com que o cérebro tenha um pensamento rápido, criatividade e empreendedorismo. Com isso, fica muito fácil o indivíduo alcançar o cansaço mental. Um dos responsáveis por preparar o organismo para os enfrentamentos dos desafios do dia a dia e das situações de perigo é o cortisol, um neurotransmissor e a noradrenalina, um responsável pela sensação de motivação e de atenção.

Estudos comprovam que a queda dessas substâncias durante esses longos períodos de trabalho pode gerar a estafa e por consequência, trazer a falta de atenção, dificuldade de memória, perda de concentração, pensamento mais lento, desânimo, alterações no sono e o principal, cansaço – excessivo e crônico. Portanto, se você está com alguns dos sintomas falados anteriormente, é hora de ficar em alerta e não os ignorar para não virar uma bola de neve. 

Por Luciana Viturino



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *