Benefícios que a caminhada diária traz à saúde



  

Caminhar alguns momentos todos os dias traz enormes benefícios à saúde física e mental.

Todos sabemos que exercícios físicos são essenciais para o bem-estar do organismo não é mesmo? Mas por vezes, fatores como a falta de tempo ou dinheiro podem ser um empecilho para algumas pessoas. A boa notícia é que com apenas alguns momentos de caminhada diária, o seu corpo pode ter benefícios incríveis. Confira abaixo alguns:

Combate doenças: depressão, diabetes, osteoporose e outras podem ser combatidas e controladas com a prática de apenas alguns minutos de caminhada diária. Além destas também há a prevenção de doenças como infarto ou derrames, pois a caminhada ajuda o coração a bombear o sangue corretamente.

Gasto de calorias: está adquirindo aquela barriguinha indesejável? A caminhada pode ajudar a controlá-la. Os especialistas afirmam que é uma das atividades com maior gasto calórico, pois a tendência é que haja uma variação constante da intensidade do caminhar, fazendo com que o organismo reaja de forma positiva, queimando calorias.

Aumenta a disposição: anda desanimado? Sem vontade de executar suas tarefas diárias? Experimente caminhar por meia hora antes de seu expediente. Os resultados são incríveis.

Melhora a circulação sanguínea: como o coração bombeia sangue com uma frequência maior, há uma melhora da circulação sanguínea. Além disso, os músculos em movimento ajudam na circulação do sangue pelos vasos.

Melhora a saúde do cérebro: como há melhor circulação do sangue pelo corpo, e melhor oxigenação, o cérebro também é beneficiado.

Melhora a capacidade respiratória: falta de ar e cansaço ficarão para trás se a prática da caminhada fizer parte de seu dia a dia. Isso porque andar melhora a capacidade pulmonar. O resultado é ainda melhor se a caminhada for feita ao ar livre, num parque, por exemplo.





Combate a depressão: durante a caminhada, doses de endorfina são liberadas no seu organismo. E esse hormônio é um dos responsáveis pela sensação de bem-estar e também ajuda no combate à depressão.

Combate a osteoporose: uma caminhada sob o sol da manhã faz com que as produções de vitaminas responsáveis pela saúde dos ossos sejam produzidas. E nada melhor para cuidar dos ossos do que usá-los corretamente.

O maior dos benefícios da prática da caminhada é que não é necessária experiência ou supervisão de um profissional para a prática. Qualquer pessoa pode caminhar moderadamente todos os dias, sem prejuízos para a saúde. O tempo e a intensidade da caminhada vão depender da disposição e do estado de saúde de cada um.

Além de ser excelente para a saúde, caminhar ao ar livre, pode ser ótimo para a mente, pois deixa o corpo em um estado de relaxamento ideal.

Está esperando o que? Coloque já as pernas para mexer e desfrute dos benefícios da caminhada!

Por Patrícia Generoso

Caminhada diária



1 comentário em “Benefícios que a caminhada diária traz à saúde

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *