Benefícios do Milho para Saúde



  

Confira aqui os benefícios do milho para nossa saúde.

Um excelente cereal que possui nutrientes capazes de evitar o estresse, além de vários outros problemas de saúde: o milho!

O milho é um alimento que apresenta uma grande versatilidade à mesa. Ele é servido muitas vezes assado, na própria espiga (muito comum de se ver em praias do Brasil afora), pode aparecer também cozido com leite e canela, à canjica, ou como é falado no Nordeste, munguzá.

De forma extremamente prática o milho surge como pipoca, alimento que pede um bom filme, ou seria um bom filme que pede pipoca? Faz parte da tradicional polenta, adorada pelos descendentes de italianos, e já que estamos falando em países, ele também se apresenta na tortilla mexicana. Podemos dizer que o milho é uma festa!

Progresso do cereal

O milho teria sido bem diferente nos tempos idos, bem mais do que nosso milho de hoje. Teriam sido cruzamentos com uma diversidade de variedades que fizeram com que o grão ficasse com aspecto mais vistoso e inclusive mais nutritivo.

Milho e saúde

O milho possui amido, gerador de vigor, e niacina, que é uma vitamina do complexo B, ligada intimamente com o “bom humor”. Portanto, podemos dizer que esta junção serve para afastar o estresse.

A cor amarela do milho indica a presença de luteína e zeaxantina, que são substâncias de apoio à saúde ocular, pois protegem as células da retina, no fundo dos olhos e afastam a degeneração muscular, um mal que atinge principalmente os mais idosos, causando perda de visão.





O milho também é rico em fibras e por este motivo que a pipoca oferecerá até 5 vezes mais a quantidade do nutriente, se for comparado com folhas de alface, por exemplo. Neste caso o intestino será o beneficiado!

Interessante

Quando for preparar uma deliciosa pipoca procure não abusar muito do óleo, porque o milho quando muito encharcado tem a tendência de demorar mais a estourar. É interessante ir mexendo sempre a panela para que o calor atinja todos os grãos.

Procure não utilizar muito sal e manteiga, por razões óbvias, e para incrementar ainda mais o aspecto aromático coloque algumas ervas como orégano e alecrim, em pequena quantidade.

Bom apetite!

Por Silvano Andriotti



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *