Benefícios do Grão de Bico



  

Confira aqui quais são os principais benefícios do Grão de Bico.

De origem asiática, o grão-de-bico é uma leguminosa que se adapta em regiões mais frias. Na região Sul do Brasil esta planta herbácea abastece o mercado nacional, que carece da importação de países como o Chile e a Argentina principalmente.

O grão-de-bico possui um ciclo anual de produção e é muito nutritivo. Vitaminas A, B e B2 fazem parte da sua composição, bem como ferro, fósforo, cálcio e proteínas.

Fazendo uma pesquisa em diversos sites na internet, os benefícios do consumo deste grão são grandes.

Começando com o alto teor de proteínas e fibras, uma digestão mais lenta sacia a fome mais rapidamente e com isso a perda de peso é notável quando consumido regularmente.

A massa muscular é beneficiada com o amido de ferro, uma proteína fundamental para o desenvolvimento muscular.

Controlar a glicemia é outra função deste grão, ele regula a quantidade de glicose no sangue. Estudos mostram que o consumo diário melhora a taxa de glicose e diminui a chance de ter Diabetes do tipo 2.

O sistema cardiovascular é beneficiado por este alimento, onde o nível de colesterol ruim é reduzido. O nível do aminoácido homocisteína é reduzido pela alta taxa de ácido fólico e as propriedades antioxidantes evitam danos oxidativos.





Contra o câncer, este grão também mostra um resultado positivo, com o ácido fólico, vitaminas C e E e alguns fitonutrientes presentes em sua composição.

Além de facilitar a digestão, o grão-de-bico ajuda no processo digestivo pela alta concentração de fibras. Prevenção de prisão de ventre e uma melhoria geral no sistema digestivo também são notadas.

A estrutura óssea recebe minerais, cálcio e ferro, além da vitamina K, que uma deficiência na ingestão desta, causa uma maior frequência de fraturas.

Nas mulheres, além de diminuir em 40% as chances de ter diabetes do tipo 2, elas se beneficiam com a redução de casos com câncer de mama. Para as grávidas, a prevenção da má formação do tubo neural no fetos.

O grão-de-bico pode ser encontrado na forma desidratado e também pronta para o consumo e a sua utilização pode ser feita em saladas frias, com bacalhau (particularmente um prato lusitano), em sopas, aperitivos e até doces. Bom apetite!

Por Fernando Dias



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *