Benefícios do Azeite de Oliva



  

Confira aqui quais são os principais benefícios do Azeite de Oliva.

Os espanhóis são conhecidos por sua pele macia, sedosa e de aspecto saudável. Muitos atribuem esse fato ao consumo rotineiro de azeite. Conhecido popularmente como “ouro líquido”, o azeite é um alimento que oferece dezenas de benefícios para nossa saúde.

Especialistas em nutrição recomendam o consumo do azeite em jejum, esse tipo de atitude facilita o esvaziamento da vesícula biliar e dificulta a formação de cálculos.

Dentre suas extensas variações, o mais recomendado é o extra virgem, a justificativa se dá pelo fato de que ele é obtido a partir da primeira prensagem. Desta maneira, não há necessidade de nenhum processo químico. Em outras palavras, o extra virgem é o tipo de azeite mais natural e fidedigno do fruto.

Todos sabem que o organismo precisa de gordura para funcionar bem, as mais indicadas são as poli-insaturadas e monoinsaturadas. Pois é, o mais interessante de tudo é que ambas são propriedades muito presentes no azeite.

Com ação antioxidante, o azeite de oliva protege a pele contra rugas e é indicado também para aqueles que sofrem com rachaduras nos lábios por conta de condições climáticas. Sua potência é tanta que seu óleo é recomendado como espécie de hidratante facial para aqueles que sofrem com pele seca e sensível.

O seu composto vitamínico ajuda no fortalecimento das unhas. A dica é válida para mulheres e homens, independente da idade, que possuem unhas quebradiças, manchadas e escamadas.





As placas responsáveis pelo entupimento dos vasos sanguíneos e artérias também podem apresentar redução através do consumo da substância. Sua riqueza em vitamina E previne o câncer, infarto e outras patologias cardíacas.

O Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa, na França, comprovou por meio de estudos e análises que o azeite é um ótimo aliado no combate aos derrames. Outro ponto bastante positivo é que além de regular os índices do mau colesterol e coagulação sanguínea, o consumo diário ajuda ainda na digestão de nossas refeições.

Não obstante, o azeite ainda contribui para o desenvolvimento e preservação dos ossos. Achou esquisito? Vamos por partes: Em meio a seus componentes, existe um que se chama “oleuropeína”, seus efeitos no organismo são os mesmo do cálcio. Com isso, é possível afirmar que além das vantagens para o coração, sangue, pele, unhas, cabelos, podemos também aproveitá-lo como forma de prevenção à osteoporose.

Bom, realmente vocês já devem ter percebido o quão vantajoso é o consumo do azeite extra virgem, não é mesmo? Embora as vantagens de consumo sejam imensas, é sempre bom destacar que ele é bastante calórico, portanto, recomendam-se porções diárias de 25 a 35 mililitros. Para ficar mais fácil, essa quantidade equivale a 04 colheres de sopa.

Por Beatriz



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *