Benefícios da Chia para a Saúde



  

A saúde é algo de grande importância para todos os seres humanos, por isso, se manter saudável é sinônimo de felicidade. Se manter saudável requer alguns sacrifícios como, por exemplo, na sua alimentação, isso mesmo, para evitar ficar acima do peso e ter uma série de problemas que podem levar até mesmo ao falecimento, é necessário manter uma boa alimentação.

Você pode se manter saudável de uma forma bem simples, existem vários tipos de alimentos que podem o ajudar a perder peso, manter as energias para o seu cotidiano, entre outros benefícios sem exigir um grande esforço por parte da pessoa. A chia é um ótimo exemplo de alimento saudável e que pode mudar os seus costumes alimentares para melhor.

Caso você ainda não conheça a chia, saiba que ela é uma semente que tem como origem o México. A mesma foi bastante consumida por civilizações antigas para que as pessoas obtivessem força e resistência física. Hoje, sabemos que a chia oferece vários benefícios que você poderá conferir na continuação deste artigo. Antes disso é bom saber que a chia possui alto teor de ômega 3, contém fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.

Ação anti-inflamatória: com a grande quantidade de ômega 3, a chia é capaz de combater a inflamação do organismo. Estudos comprovam que a chia em forma de grão ou óleo é capaz de aumentar os níveis plasmáticos de ácidos graxos ômega 3.

Ação antioxidante: a chia dispõe de compostos bioativos que oferecem uma forte ação antioxidante, dessa forma, ela ajuda a combater os radicais livres que causam o envelhecimento precoce e doenças.

Diabetes: esse alimento pode ajudar no controle à diabetes. A chia possui alto teor de fibras, que por sua vez ajuda a melhorar a sensibilidade ao hormônio insulina, assim tornando mais lenta a absorção de açúcares pelo intestino, que consequentemente pode manter o açúcar no sangue controlado.





Emagrecimento: a chia pode lhe ajudar a emagrecer com saúde e ainda sim manter o peso ideal, isso devido à fonte de fibras do alimento, que formam uma espécie de composto gelatinoso no estomago que consequentemente irá tornar a digestão mais lenta e dar uma sensação de saciedade a mais.

Ajuda contra doenças cardiovasculares: uma pesquisa constatou que a chia se consumida de forma correta e inserida na alimentação pode melhorar a sensibilidade à insulina e ajudar na redução da gordura visceral.

Outros benefícios: o grão ainda pode combater a constipação mantendo a saúde intestinal, mantém o controle da pressão arterial, oferece benefícios a saúde cerebral, melhora a resistência física e ajudar na recuperação muscular.

A chia pode ser inserida na alimentação diária por meio de grãos, óleo ou até mesmo através de sua farinha, que também é muito procurada.

Por Bruno Henrique



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *