Benefícios da atividade física para crianças



  

A prática de exercícios físicos garante uma vida saudável e disposição para qualquer idade. No caso das crianças, isso não é diferente, tanto que a partir dos seis meses de idade já é possível praticar natação, por exemplo. Veja os diversos benefícios que a prática regular de atividades físicas pode proporcionar ao seu pequeno:

  • Quanto mais cedo o esporte for incentivado, maior será a coordenação motora e o desenvolvimento psicológico da criança. Especialistas recomendam a natação a partir dos seis meses até os quatro anos de idade, por ser uma modalidade que realiza um trabalho em toda a musculatura do corpo e no sistema cardiovascular;
  • Após os quatro anos, são indicados esportes como o jiu-jitsu por beneficiar a criança em diversos fatores, como a força, resistência, flexibilidade e coordenação motora, além de proporcionar auto-confiança e disciplina para o jovem praticante;
  • Antes de escolher a atividade física para o seu filho, fique atento para que o esporte seja um momento de diversão junto aos coleguinhas. Pois, além de ser importante para a saúde e melhoria das habilidades psicomotoras, a prática de qualquer modalidade esportiva ajuda no desenvolvimento intelectual infantil, melhorando seu desempenho escolar e o convívio social. Especialistas também indicam a prática esportiva em casos de crianças hiperativas.




Por Selma Isis

Fonte: João Gabriel Sobrinho, fisioterapeuta, faixa-preta em jiu-jitsu e proprietário de academia em Belo Horizonte (MG).



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *