Benefícios da Abóbora



  

Abóbora ajuda a emagrecer e é uma grande aliada da saúde.

Com apenas 26 calorias a cada 100 gramas e rica em vitamina A, nutriente importantíssimo para visão, ossos e pele, a abóbora definitivamente deve fazer parte da alimentação de quem busca uma dieta equilibrada. É importante ressaltar que a parte mais nutritiva se encontra em sua semente, pois dela podemos extrair o aminoácido triptofano, que ao ser ingerido, nosso organismo o transforma em serotonina, substância que proporciona bem-estar geral.

Rica em magnésio, a abobóbora pode ser considerada um relaxante natural, além de ser benéfico para o coração. Devido seu alto índice de proteína, a semente do fruto contribui para estabilizar o açúcar do sangue. A indicação é de que seja consumida durante o dia. Lembrando que ao estabilizarmos a taxa glicêmica, conseguimos eliminar gordura, ou seja, a semente ajuda a perder peso.

Outro fator importante é o uso do óleo de semente de abóbora na preparação dos alimentos, já que este possui Omega 3, substância que reduz a incidência de hipertrofia prostática benigna, ou seja, problema na próstata, doença que provoca dificuldade de urinar nos homens.

Além disso, a abóbora é fonte de ferro, fito esterol e fibras. O ferro ajuda na construção do sangue e promove energia. Já o fito esterol possui efeito comparável a anti-inflamatórios, porém, sem efeitos colaterais indesejáveis do medicamento industrializado.

Ficou comprovado o efeito alcalino que as sementes provocam no organismo. Muitas doenças como o cancêr está associado ao consumo de alimentos ácidos, portanto, mais um ponto positivo à abobora.





Para aproveitar tudo que este alimento oferece, é importante que seu consumo seja regular e que ela esteja presente na dieta diária. A recomendação dos nutricionistas é consumir uma porção, no mínimo, três vezes durante a semana. Lembrando que 50 gramas equivalem a uma porção, ou seja, meia colher de sopa já é suficiente.

Uma dica excelente é torrar as sementes para obter do alimento o grande aproveitamento de zinco, fitoesteróis e ômega 3, substâncias que ajudam a reduzir o colesterol.

Como Comprar:

No supermercado, é importante encontrar o fruto em boas condições para que ele ofereça o máximo de benefícios descritos. A dica é observar se a casca está lisa, se possui firmeza e se está sem manchas. Sempre escolha que lhe pareça mais fresca.

Renata Bianco



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *