Azeite – Benefícios para a saúde



  

O azeite é um dos alimentos mais antigos e mais importantes no cardápio do homem e ele é rico em ácidos monoinsaturados, vitamina E e os famosos antioxidantes, prevenindo o corpo de ter vários tipos de doenças como problemas cardiovasculares, envelhecimento precoce, além de lubrificar o intestino e ainda poderá combater o câncer.

O azeite pode ajudar a manter o peso ideal, visto que ele evita a formação de gordura, principalmente na região da barriga, sendo que é necessário ingerir uma porção mínima do alimento, mas sem exagero, pois ele é muito calórico. Preferencialmente, usa-se para esse fim o azeite comum, pois os compostos são ricos em gorduras saturadas devido à presença de outros óleos em sua composição. O azeite não refinado ou virgem também é melhor do que os outros tipos, tendo mais componentes antioxidantes do que os de outras qualidades.

O azeite deve ser consumido sem ser aquecido, pois numa temperatura acima de 175ºC ele perde suas propriedades e torna-se uma substância tóxica ao organismo, mas é melhor consumi-lo do que o óleo de soja comum porque tem grande quantidade de gordura monoinssaturada. Até mesmo o óleo de dendê não é tão benéfico ao organismo quanto o azeite que deve ter pouca idade, sendo o contrário do vinho e também deve ser guardado longe do calor e em recipiente fosco para não ter contato com a luz e calor.





Além de ser um ótimo alimento, com sabor inigualável ele estimula o cérebro, devido aos seus componentes antioxidantes, e regula o colesterol também devido a estes componentes, sendo até mesmo um ótimo anti-inflamatório.

Você tem bons motivos para ter o azeite sempre presente no seu dia a dia.

Por Russel



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *