Carne vermelha pode provocar doenças cardíacas e câncer: Consuma com moderação!

21, julho, 2009
 



Uma pesquisa recente publicada pela revista Archives of Internal Medicine revelou que o consumo excessivo de carne vermelha está relacionado à uma maior prevalência de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer e, consequentemente a uma maior mortalidade.

Nesta pesquisa foram avaliados 332.263 homens e 223.390 mulheres. O número de mortalidade por câncer ou doenças cardiovasculares foi maior nas pessoas que tinham uma maior ingestão de carne vermelha.

O aumento do risco de desenvolvimento destas doenças pode estar relacionado a composição da carne que possui alto teor de gordura saturada, pela formação de compostos químicos durante o aquecimento e pelo uso de conservantes (nitritos) para sua conservação.

Para prevenir das complicações decorrentes do consumo excessivo de carne vermelha o ideal é cozinhar a carne em água e evitar churrascos e grelhados. O ideal é consumir o mínimo possível de carne, até 20 gramas por dia é o ideal.

Muitas pessoas costumam relacionar a falta da carne na alimentação com a ausência de alguns nutrientes como proteína e ferro. Uma dieta diversificada com alimentos vegetais em quantidaade e qualidade adequadas podem fornecer um equilíbrio nutricional adequado ao nosso organismo, além de melhar na disposição e na digestão.

Receba novidades deste site e concorra a muitos prêmios:

  




Alimentação Saudável, Câncer, Carne vermelha, Colesterol, Doenças

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. Nenhum trackback ainda.