Dieta da Revista Superinteressante

29, abril, 2009

 


A Revista Superinteressante deste mês publicou uma reportagem bem importante. Divisora de águas, talvez. Trata-se das conclusões de um estudo realizado por uma equipe da Faculdade de Saúde Pública de Harvard, publicada no New England Journal of Medicine, comparando grupos de pessoas expostos a dietas diferentes, algumas focando carboidratos, outras proteínas, outras com frutas, outras comendo de 3 em 3 horas, etc.

A conclusão é que nenhuma delas fez muita diferença. Todos os grupos emagreceram, em média, apenas 4 quilos em 2 anos.

Resumindo, algumas conclusões do estudo:

  • algumas dietas funcionam melhor que outras para determinados tipos de pessoas
  • comer de 3 em 3 horas não acelera o metabolismo
  • fazer exercício físico não ajuda a emagrecer, mas ajuda a manter o peso
  • não importa que grupos de alimentos você esteja ingerindo. Para engordar ou emagrecer, a única coisa que conta é o número de calorias que se está consumindo
  • líquidos calóricos, como sucos e refrigerantes com açucar enganam o organismo, fazendo-o pensar que está consumindo menos calorias do que de fato está
  • alimentos com alta concentração calórica, como biscoito recheado e outros doces também enganam o organismo do mesmo modo acima
  • dietas com alimentos diferentes daqueles que a pessoa está acostumada a ingerir no dia-a-dia não funcionam

Mas claro, há de usarmos bom senso em relação às dicas acima. Não é só porque tanto faz ingerir qualquer grupo de alimento que você deve deixar de fazer uma dieta balanceada. Do mesmo modo, não se deve deixar de fazer exercícios físicos só porque não ajudam a emagrecer. Lembre-se, existem pessoas magras que não são saudáveis e o equilíbrio e saúde de nosso organismo dependem de muito mais fatores (proteínas, vitaminas, fibras e outros compostos alimentares) que o simples peso da pessoa.



Se quiser participar da dicussão no site da revista, clique aqui.

Quer receber dicas de dietas por e-mail? Clique aqui.


nutricionista Dicas, Dieta, Emagrecimento, Notícias, Obesidade

  1. LeX
    20, maio, 2009 em 14:12 | #1

    Esse tipo de materia, na minha opiniao é muito sensacionalista; causa espanto e muitas pessoas acabam achando que é verdade absoluta.

    Quanto aos exercicios fisicos, apropria reportagem se contradiz, segundo ela, vc precisa ingerir menos calorias do que consome. Com exercicios fisicos regulares e de intensidade media ou alta, vc aumenta a queima de calorias…
    Afinal de contas nao é exatamento oque a revista diz???? Entao como exercicios nao funcionam???
    Mas é preciso de tempo e dedicação…

    by: LeX

  1. Nenhum trackback ainda.